terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Balanço do Comando Gilson Menezes por entidade de classe.

Hoje podemos falar sem medo de represarias sobre a personalidade do Senhor Gilson Menezes, o qual foi comandante da GCM de 2013 a 2016.

Temos que agradecer o seu empenho em algumas conquistas as quais julgamos serem as mais importantes e marcantes para a GCM que são:
  1. O alinhamento na busca da Aposentadoria Especial;
  2. Viabilização do ingresso da GCM como agencia fiscalizadora do transito;
  3.  A efetivação do porte de arma particular;
  4. A efetivação e viabilização da DEAC na GCM.

Tivemos a frente da GCM uma pessoa com larga experiência, letrado, com diversas graduações e cursos de pós-graduação, que somados garantiram a ele o primeiro lugar no processo de Promoção para o cargo de Inspetor de Agrupamento, o que é elogioso de fato.

Foi Comandante da GCM de Osasco e Presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais.

Quanto aos aspectos negativos temos também que apontar, pois todos nós seres humanos somos suscetíveis de erros.

Dentre as ações negativas podemos observar como principal a forma de gerir centralizadora e ditatorial.

O Comandante Gilson Menezes deu exemplo de que adota a cartilha de Maquiavel, pois sempre deixou claro que não é aberto a criticas.

Criou um canal através do e-mail fale com o comandante, mas puniu um servidor com suspensão por ter simplesmente afirmado que a GCM não funcionava, isso no que se refere a informação equivocada dada pelos canais de GCM, sobre plano de habitação da COHAB para o GCM.

Transferiu muitas pessoas de longe de suas residências, por elas procurarem vereadores para pedirem colocação em unidades de melhor rendimento financeiro.

Da mesma forma puniu, transferiu e processou os Guardas que ousaram criticar sua gestão nas redes sociais.

Não bastasse afastou a maioria dos Inspetores Regionais efetivos, escondendo-os nas Juntas Militares, ou em outros postos de menor importância, desmerecendo os que ocupavam os maiores cargos da carreira da GCM.

Portanto o assédio como forma de calar a liberdade de expressão dos integrantes a GCM, foi uma de suas marcas negativas, a qual infelizmente maculou todas as grandes conquistas que se deram em sua gestão.

Outro fator negativo foi a ausência de empenho político do Comandante da GCM em buscar melhor condição salarial para o Guarda.

O próprio Senhor Gilson Menezes alardeava em suas reuniões que quase diariamente falava com o Prefeito de São Paulo.

E justamente por sua proximidade com o Maior Gestor, podemos afirmar que deixou a desejar em sua primeira responsabilidade, que é com o bem estar e com a sobrevivência do seu comandado o profissional da GCM.

Infelizmente o Senhor Gilson não olhou de forma adequada para os pais de família da GCM, os quais de fato não tiveram seus salários recompostos da enorme perda salarial que beira a 80%.

Fato ainda intrigante foi o seu silenciar em ocorrência recente de disparo de arma na zonal leste que infelizmente veio a resultar na morte de uma criança de 11 anos.

A omissão da voz do Comandante da GCM foi um dos fatores que colaboraram para que a imprensa jogasse lama na imagem da instituição.


Concluímos que temos sim o que comemorar no aspecto positivo de suas ações, mas infelizmente sua forma ditadora de gestão, punindo, transferindo e perseguindo os que ousaram criticar sua pessoa, bem como sua falta de empenho para com a Base da GCM na busca de um salário digno para um servidor policial e por fim o silenciar de sua voz nos meios de comunicação nos momentos críticos, foram marcas que macularam de forma grave seu histórico como Comandante da Maior Guarda Civil do Hemisfério sul do Planeta.

Por fim para ele cabe bem a seguinte expressão do latim:

Boni pastoris est tondere pecus, non deglubere.

(O bom pastor deve tosquiar, e não esfolar o seu rebanho)




28 comentários:

  1. A bola agora esta em outro pé, bola pra frente e boa sorte ao novo Comandante e que Deus esteja iluminando a sua mente e seu coração.

    ResponderExcluir
  2. Excelente, o mais triste e que a semente do mal (assédios ) que quase não se falava mais voltou a brotar, chegou se a pensar que estávamos vivendo a era de Kassab e seus coronéis .

    ResponderExcluir
  3. Nossos representantes(vocês)passaram a gestão inteira apoiando o comando, inclusive o plano de carreira,agora entendi.....era o medo de represália....legal heim,isso mostra muito comprometimento com os associados,pra q q serve a associação?sua diretoria não segue uma ideologia por medo de represálias....covardes!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo creio que a expressão covarde serve para aquele que se esconde atrás do anonimato, portanto o que ocorro com o Senhor é o fenômeno da projeção psicológica, pois vemos nos outros aquilo que somos e não aceitamos.
      https://amenteemaravilhosa.com.br/lei-espelho-ve-nos-outros-seu-reflexo/
      Nunca fomos apoiadores do Comandante e sim já sofremos também represarias veladas e o Comandante tinha a Abraguardas como rival política.
      Não vou entrar nos detalhes pois é uma questão privada a qual não cabe a exposição.
      Também não fomos favoráveis ao plano de carreira, pois não foi alcançado várias reivindicações que ficaram de fora.
      Atuamos como divulgadores de tudo o que estava ocorrendo na mesa de negociação e mantivemos a informação verdadeira de tudo o que ocorreu.
      Nunca houve nenhuma publicação de apoio ao Comando neste blog, somente colocamos uma matéria sobre o transito e sobre a aposentadoria o qual realmente ele apoiou.
      Quando falamos de medo de represálias é no aspecto geral, ou seja, todo o efetivo não precisa mais ter medo de represarias de se manifestar.
      Nunca tivemos medo de nos manifestarmos em nada, ocorre que a Abraguardas é um órgão técnico e apolítico, portanto não podemos nos manifestar somente com base em reclamações pelas redes sociais, a questão é jurídica e depende de provas, não somente de falas e reclamações.
      Para vc ter uma ideia a Abraguardas foi a única que conseguiu anular transferências ilegais no judiciário.
      Agora é muito fácil julgar e falar sem se ater a realidade dos fatos.
      Mas a vida é assim mesmo a ignorância do homem é o maior mal dos males e alimenta a discórdia e os conflitos.

      Excluir
  4. Ja estao com saudades kkkkk partiu zona de conforto hora de reivindicar nossos direitos bancada petista!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O senhor está errado não somos petistas. e nunca estivemos em zona de conforto.

      Excluir
  5. Conheço muito bem o Menezes, desde GCM, no começo até o o cargo de CE, era uma pessoa humilde e prestativa, depois se deixou envolver na "politicagem" e como foi dito, se transformou em maquiavélico, arrogante e prepotente, achando que pelo simples fato de ser Inspetor, era melhor que os outros, como Comandante da GCM, foi um lixo e adotou a política de punir com transferências para unidades longe da moradia de quem descordava com suas idéias, foi um fantoche nas mão do Hadad, e uma decepção para a Tropa, agora com certeza vai achar um cantinho para continuar á ganhar uma verdinha a mais, vai dar uma de humilde, mas, na verdade esse cara sempre foi LOBO EM PELE DE OVELHA, infelizmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com o amigo, foi um fantoche assim como todos que la estiveram.

      Excluir
  6. A verdade é que com a figurado do Secretário, o Comandante da Guarda se transformou em Rei da Inglaterra.

    ResponderExcluir
  7. A realidade é uma só, temos de ter união. Uma entidade, sindicato, etc não faz nada sozinho.Todos erramos, mas é melhor errar tentando acertar, do que ficar só criticando de braços cruzados. Parabéns Abraguardas!

    ResponderExcluir
  8. BOM DIA AMIGOS DA ASSOCIAÇÃO. .INSPETOR QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE A DEMISSAO.DO NOSSO COLEGA QUE POR CAUSA DE UM ERRO EM OCORRENCIA. NO QUAL NAO FOMOS TREINADOS PARA TAL OCORRENCIA. .E AINDA O GCM ESTA DE LICENÇA MEDICA..NA OCORRENCIA DE MORTE DO MENOR EM FUGA..FOI CORRETA A DEMISSAO? ??? DO GCM..NOS INFORME...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não podemos opinar sobre a demissão, pois não tivemos acesso ao processo.
      Qualquer opinião é mera especulação.
      Quanto a LM, não é impedimento para a demissão.
      O resultado do processo administrativo também depende muito da ação do Advogado de defesa.

      Excluir
  9. Na realidade precisamos de união, ninguém faz nada sozinho, incluindo entidades de classe. Melhor errar tentando acertar, do que só criticar de braços cruzados. Parabéns Abraguardas!

    ResponderExcluir
  10. OBRIGADO INSPETOR. MAIS O QUE DIZ A LEI SOBRE DEMISSAO.EM PROCESSO ADM..NO QUAL O SERVIDOR ESTA DE LM..NAO E NECESSÁRIO AQUARDAR O FIM DA LM PARA CONTINUAR OS EFEITOS DO PROCESSO E SUAS DECISÕES. .PODE NOS INFORMA????

    ResponderExcluir
  11. Caro amigo desconheço que esta descrito em lei este benefício.

    ResponderExcluir
  12. Peço sua ajuda para levantar qual é o texto legal que impede demissões em pa quando o servidor está de LM

    ResponderExcluir
  13. TJSP mantém sentença que anulou demissão de servidora pública
    A+ A-

    A 7ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou sentença que anulou procedimento administrativo instaurado contra servidora da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo quando estava em gozo de licença médica e que resultou em sua demissão.

    Na ação inicial, G.C.O.C. relatou que se afastou do trabalho em razão de tratamento psiquiátrico – segundo laudo médico oficial, é portadora de Transtorno Afetivo Bipolar – e que o processo disciplinar (PAD) foi interposto com violação dos princípios constitucionais da ampla defesa e do contraditório. A decisão de primeira instância acolheu os argumentos da autora, determinou a anulação do procedimento e condenou a prefeitura a conceder à funcionária pública aposentadoria por invalidez, desde a cessação da atividade funcional.

    Ambas as partes recorreram. A autora requereu que a verba destinada aos honorários advocatícios fosse elevada para 20% do valor da condenação – a sentença a havia fixado em R$ 1 mil. A Municipalidade apelou, argumentando que o procedimento foi legal e que a aplicação da pena independe de a servidora estar ou não em licença.

    O desembargador Luiz Sérgio Fernandes de Souza, relator das apelações, deu provimento ao recurso da servidora e negou ao da prefeitura. Para ele, “a licença médica é um direito do servidor e a sua fruição deve ser respeitada pela Administração, razão por que não se concebe, sobretudo diante de um quadro de grave perturbação mental, que se manifestou logo após a admissão ao serviço público, a instauração de um ‘Procedimento Especial de Exoneração em Estágio Probatório’”. Ele entendeu que a instauração de procedimento administrativo é incompatível com o ato de concessão de licença para tratamento médico, renovada várias vezes. Fernandes de Souza ainda elevou a verba honorária a 10% do valor da condenação.

    O julgamento, ocorrido no último dia 3, foi unânime e teve a participação também dos desembargadores Coimbra Schmidt, Guerrieri Rezende e Moacir Peres.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela colaboração não é um lei, mas é uma jurisprudência já é um começo.

      Excluir
  14. Caro Presidente parabenizo pela coragem de emitir a opinião da Abraguardas, que condiz com a realidade,esta pratica é comum desde da criação da GCM,quem comanda usa o poder para oprimir os comandados e nós por medo ou omissão nada fazemos para coibir esta pratica nefasta,com certeza o novo comando usará o mesmo método e ninguém fará nada, por medo ou por conveniência por está em um cargo que está rendendo uma verba a mais,a publicação é importante mais faltou atitude de faze-la durante a gestão do comandante Menezes que criou sua patota esquecendo seus "amigos"de quando tinha ideal,que se perdeu quando a politicagem e o poder financeiro passou a mandar,o comandante perdeu a oportunidade de ser tornar o melhor comandante que a GCM já teve,muitas vezes ouvir Gcms dizerem que estávamos pior de que quando eramos comandados por Coronéis,espero que o futuro comandante mude esta cultura de comandar através do medo usando o poder da caneta para calar quem não concorde com a sua gestão e principalmente as instituições que defendem os GCMS sejam mais atuantes combatendo o abuso de poder do comando,tendo uma convivência pacífica sem dizer amém as decisões como era no passado por haver um laço de amizade e interesse comum das partes,não houve questionamento sobre as ações do comando,mistério.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo caro amigo, nós fomos actuantes dentro do que podíamos, cabe observar que fomos a única entidade a ingressar com mandados de segurança para reverter transferências irregulares.
      Cabe observar que toda e qualquer ação temos que ter documentos ou provas, só a palavra do ofendido fica difícil conseguir exito em qualquer esfera.

      Excluir
  15. A GCM-SP destrói, corrompe, e humilha os seus integrantes; àqueles que tem um pouco de bom senso sabem disso; e todos são inexoravelmente responsáveis por isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou Eu, GCM Jonas Lima, quem escreveu o artigo acima; escrevi vários outros anônimos; e se acaso houver justiça, não sofrerei retaliação; mais do que já estou sendo, permanecendo 3 anos enclausurado dentro de um quarto.

      Excluir
  16. Lendo os comentários não me furtei de comentar sobre o agora ex-comandante Gilson Pereira de Menezes, DECEPCIONANTE sua gestão à frente da nossa GCM.
    Vejamos:
    1. usou o Sindicato como instrumento auxiliar e seu braço político no comando;
    2. beneficiou seus amigos em detrimento da meritocracia,
    3. a GCM ficou legada em segundo plano sem metas e alvos claros,
    4. utilizou-se do cargo para promoção pessoal... "medalhas, medalhas, e medalhas" publicadas no diário oficial,
    5. agiu sem critérios técnicos na nomeação de chefias,
    6. a instituição não teve um norte nas suas ações e ficou refém de políticos,
    7. embora com toda as suas graduações e pós graduações não criou um Planejamento Estratégico para a GCM,
    8. houve sobreposição de meios e mal gestão da "res pública" um exemplo é a criação da RDO, que tira o poder de fiscalização das unidades locais e corregedoria, com uma estrutura que vai do nada a lugar algum,
    9. o plano de carreira em partes é um fracasso institucional pois priorizou a antiguidade, promovendo muita gente sem capacidade para comandar (há exceções) e agora falta GCM´s para a atividade fim, o meio da pirâmide está inchado,
    10. e sem falar o que fez na Corregedoria, elevando o Subcomandante (Vanderlei) à condição de Corregedor Geral Interino, (algo questionável juridicamente), revendo processos transitados e arquivados para fins de punição pessoal de seus pares. LAMENTÁVEL.
    11. há ainda as Portarias editadas sobrepondo a hierarquia das leis e decretos, uma lástima,
    12. a pessoalidade e o assédio moral velado, que só quem passou sabe, o que estou falando foi uma marca indelével da sua gestão,
    13. dos comandantes de carreira que tivemos creio que foi o pior que já tivemos até agora, sem falar como chegou ao comando e como foi a saída do CS Bias,

    Por fim não podemos nos esquecer que o Comandante Geral tem o dever de fazer, e os poucos benefícios que trouxe à GCM/SP são sua obrigação.

    GCM Deley

    ResponderExcluir