sexta-feira, 23 de outubro de 2009

AfroReggae: Cabral exonera relações-públicas da Polícia que falou em desvio de conduta dos PMs que liberam assassinos

RIO - O governador Sérgio Cabral exonerou, nesta sexta-feira, o relações-públicas da Polícia Militar, major Oderlei Santos. Na manhã desta quinta-feira, Oderlei havia dito, em entrevista à GloboNews TV, que os policiais que liberaram os assassinos do coordenador do AfroReggae , Evandro João da Silva, não podiam ser considerados criminosos e que estavam sendo investigados apenas por desvio de conduta. O governador disse, num evento pela manhã no Flamengo, que a ordem de demissão foi dada porque ele se portou como advogado dos dois policiais. Segundo Cabral, o major não se portou como porta-voz da instituição, o que é inadimissível e um desrespeito à população.

Confira as imagens dos PMs liberando os assassinos do coordenador do AfroReggae

O governador afirmou que há registros contundentes que mostram o desvio de conduta dos PMs. Para ele, os heróis são os policiais que estão enfrentando o crime com coragem, sem dormir e sem se alimentar. Cabral defendeu a expulsão dos dois PMs da instituição e que respondam criminalmente, pois omissão de socorrro é tão grave quanto homicídio. O governador disse ainda que um policial que comete um ato ilícito é duplamente criminoso. Ele finalizou dizendo que os agentes não merecem a farda que vestem, e que o bom PM não merece ter um colega como este.

Tom diferente do comandante

Na entrevista, o relações-públicas usou um tom totalmente diferente do usado pelo comandante-geral da PM, coronel Mário Sérgio Duarte, horas depois. O major Oderlei Santos afirmou que "os dois policiais ainda não podem ser chamados de criminosos".

- Estamos envergonhados. É imperativo pedir desculpas. A PM errou. Estamos entristecidos e nos revoltamos com os nossos erros assim como a sociedade. Ainda mais quando o erro envolve a dor de pessoas inocentes. A culpa é de quem realiza na ponta e a responsabilidade é do comando. A polícia não vai se eximir de sua indignação e de dizer que todas as medidas possíveis serão tomadas - disse Mário Sérgio.

Pela manhã, o major Oderlei dissera que a corporação estava investigando "desvio de conduta" e que "a PM está sendo rigorosa, mas não pode haver abuso".

- Temos imagens de provável desvio de conduta. Se for comprovada a responsabilidade deles, os PMs serão ensejados num conselho que poderá acarretar na expulsão - completou.

O coronel Mário Sérgio Duarte disse que tomou providências para identificar os policiais envolvidos assim que tomou conhecimento do caso. O comandante afirmou que foi dele a decisão de determinar a prisão administrativa dos policiais por 72 horas:

- Temos de ter a coragem para suportar os momentos mais difíceis. É preciso ter a coragem moral de admitir quando a instituição comete erros. Não estamos aqui para nos aconselhar com receios, nem nos esconder atrás de desculpas. Cortamos na nossa carne quando esse tipo de coisa acontece. O direito de defesa desses policiais está garantido, mas não podemos esconder o nosso sentimento de indignação.

Retirado de: http://oglobo.globo.com/rio/mat/2009/10/23/afroreggae-cabral-exonera-relacoes-publicas-da-policia-que-falou-em-desvio-de-conduta-dos-pms-que-liberam-assassinos-792636879.asp

Um comentário:

  1. OS antigos da PM, os Coronéis, são um mal que deve ser extinto das forças policiais.
    Sangue Suga

    ResponderExcluir