terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Violência policial em ato na Sala São Paulo

25/01/2010

Três estudantes estão detidos no 3º DP

Um protesto em frente à Sala São Paulo foi dispersado com uso de bombas de efeito moral e de gás lacrimogênio, por volta das 18h. Três estudantes foram detidos e encaminhados ao 3º DP.

A manifestação, que ocorria durante a posse do novo reitor da USP, João Grandino Rodas, era contra os aumentos nos ônibus municipais e o aumento anunciado para breve no Metrô, CPTM e EMTU (aproveitando a presença do governador José Serra no evento), e por maior democracia na universidade. Foi organizado em conjunto pela Rede Contra o Aumento da Tarifa e por estudantes da USP.

O ato contou com a presença de cerca de 100 manifestantes. Pela manhã, outros 80 realizaram um protesto em frente à Prefeitura, com a presença de moradores do Jd. Pantanal e de militantes do movimento de moradores de rua, durante entrega de medalha comemorativa do aniversário de São Paulo, onde estavam presentes Gilberto Kassab e José Serra.

Em novembro de 2009, o 2º turno da eleição para reitor, no qual Rodas foi definido como 2º da lista tríplice, foi realizada fora do campus da universidade e sob forte aparato policial. Em junho, policiais militares dispersaram com violência uma manifestação de estudantes e funcionários dentro da USP , após dias de ocupação policial do campus. Hoje, novamente, estudantes voltam a ser reprimidos com violência, na posse de um reitor que tem como principal bandeira de campanha o “diálogo”.

Um dos estudantes foi detido ao tentar informar-se com o comandante da operação sobre o destino de outro estudante previamente detido, numa clara demonstração de abuso do poder policial.

Retirado de: http://barraroaumento.wordpress.com/2010/01/25/violencia-policial-em-ato-na-sala-sao-paulo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário