quarta-feira, 14 de outubro de 2009

GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA D’OESTE MANTÉM PATRULHAMENTO NO ROMANO

Após o sucesso no Conjunto Habitacional Romano, a Guarda Civil irá manter a ação proativa e estendê-la a diversos pontos da cidade como Nova Conquista e 31 de Março. Os patrulheiros permanecem mais esta semana no Romano desta vez fazendo visitas nas casas e apartamentos. O trabalho faz parte do projeto "Patrulheiro: Protetor e Amigo" desenvolvido com o objetivo de estreitar laços e manter um diálogo aberto com a população.

Segundo o secretário municipal de Segurança, Paulo Jodas, a população será orientada a criar um conselho comunitário de segurança urbana. "Vamos conversar com eles para saber quais são as necessidades e incentivar a criação de um conselho comunitário no bairro para haja um diálogo direto com a Guarda".

Para Jodas a criação de um conselho comunitário voltado para a questão da segurança tem fundamental importância no combate à criminalidade naquela região. "Para que a criminalidade seja contida é preciso que a população se mobilize, se organize e não permita ser intimidade porque é a maioria. Nós não vamos permitir que Santa Bárbara conviva com uma cracolândia, mas precisamos da colaboração do pessoal".

Devido aos altos índices de crimes motivados pelo tráfico de drogas, a Guarda Municipal viu a necessidade de a operação começar pelo bairro em questão. Inicialmente o patrulhamento ostensivo seria realizado por apenas um dia, mas foi estendido ao longo da semana devido a uma pedrada contra uma das viaturas da patrulha. Alécio Gomes Morais, 20 anos, foi identificado como autor do vandalismo e foi indiciado por danos ao patrimônio público na última sexta-feira, com pena prevista para até 3 anos.

O resultado positivo conquistado com a operação, bem como a tranqüilidade dada à população e a ocorrência 'zero' de crimes no Romano, incentivou a Guarda Municipal a estender o período das ações previstas em outros bairros da cidade. "A nossa presença surtiu o efeito esperado. Claro que não podemos deixar de olhar outras regiões da cidade e estamos bolando uma série de feitos que serão colocados em prática em breve", frisa Jodas que preferiu manter sigilo sobre o cronograma de atividades do órgão.

As operações no Conjunto Habitacional Romano serão mantidas. O bairro ainda irá receber duas urnas encaminhadas pelo Conseg (Conselho Municipal de Segurança) para que a população possa participar com opiniões, sugestões e críticas. As caixas serão distribuídas nos demais bairros barbarenses em momento oportuno, pelo conselho.

--
Postado por GCM Guilherme no Guarda Civil de Santa Bárbara d'Oeste em 10/13/2009 03:11:00 PM

Nenhum comentário:

Postar um comentário