segunda-feira, 12 de outubro de 2009

NOTÍCIAS DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PRETO

Bom dia

Amigo(a)

Hoje, 10 de outubro, é um dia muito especial - "DIA DO GUARDA CIVIL MUNICIPAL". Profissional que encontra-se presente nos mais diversos pontos da cidade. Os GCM´s atuam nas Unidades de Saúde, nas escolas, nos prédios públicos, nas ruas da cidade, nas praças, parques, eventos, ações de Defesa Civil, reintegrações de posse etc. Enfim, desempenham a nobre missão de proteger os bens municipais e, acima de tudo, salvaguardar o maior patrimônio do município "sua população".

PARABÉNS GCM´S!!!


André Luiz Tavares
Superintendente

Guarda Civil Municipal-RP
Acesse: http://justicaepolitica.blogspot.com/
http://twitter.com/GCMAndreTavares



NOTÍCIAS DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PRETO
Sábado, 10 de Outubro de 2009

RESUMO ESTATÍSTICO

DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PRETO
PERÍODO: janeiro à agosto de 2009

Patrulhamento em Escolas: _________________________________ 12.724
Proteção à Entrada de Escolares: _____________________________ 2.529
Proteção à Saída de Escolares: _______________________________ 1.773
Travessia de Escolares: ____________________________________ 4.293
Patrulhamentos em UBS: ___________________________________ 8.689
Patrulhamentos em Praças: _________________________________ 14.588
Patrulhamentos Diversos: __________________________________ 30.997
Ocorrências Atendidas: ____________________________________ 1.626
Flagrantes: _____________________________________________ 15 (OBS: nos meses de set e out foram feitos + 3 flagrantes)
FONTE:http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/guarda/i23principal1.php?pagina=/guarda/i23estatistica2009.htm
Postado por André Luiz Tavares às Sábado, Outubro 10, 2009 0 comentários


GCM ROMU APREENDE
40 PEDRAS DE CRACK NA REGIÃO DA BAIXADA
No dia 08/10/09, em patrulhamento pela região da baixada, por volta das 22:45 h, a VTR GCM ROMU 155 (GCM´s Adilson, André Luis e Guedes), se deparou com 3 (três) pessoas aparentemente usando entorpecente e os surpreenderam constatando que portavam 40 (quarenta) trouxinhas confeccionadas em plásticos, cor azul, contendo em seu interior substância em forma de pedra com aparência de crack. Diante dos fatos, detiveram essas três pessoas e os conduziram ao Plantão Policial, onde a Autoridade Policial, após laudo pericial das substâncias, deu voz de prisão aos indiciados e os encaminharam ao Centro de Detenção Provisória (CDP).

Parabéns aos GCM´s, que têm tido atenção especial à região da Baixada de Ribeirão Preto, com o intuito de contribuir para maior segurança do local.
Postado por André Luiz Tavares às Sábado, Outubro 10, 2009 0 comentários

Quarta-feira, 7 de Outubro de 2009

MISSA EM AÇÃO DE GRAÇA
À GUARDA CIVIL MUNICIPAL





No dia 07/10/09, às 18:30 h, na Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto (RP), foi realizada a missa em ação de graça à Guarda Civil Municipal. A cerimônia faz parte do calendário de eventos em comemoração ao Dia do GCM e ao aniversário de 16 anos da Instituição.
Durante a celebração o Padre Chico presenteou a GCM com a imagem de São Sebastião e abençoou a corporação, ressaltando a importância dos GCM´s e conclamando aos fiéis para que todos façam sua parte em contribuição à manutenção da paz social.
"A busca pela paz espiritual e a orientação religiosa, independente de credo, é essencial para que possamos trilhar o caminho do bem e prestar serviços que realmente atendam aos anseios da comunidade. Confesso que após a missa retomei a paz de espírito e sinto-me revigorado para continuar trabalhando em prol de nossa população"
Postado por André Luiz Tavares às Quarta-feira, Outubro 07, 2009 0 comentários

GCM Rufino é homenageado

GCM Rufino é homenageado no
IV Congresso Brasileiro de Guardas Civis Municipais
No dia 06 de outubro de 2009, o Superintendente GCM André Tavares. o Chefe de Divisão Operacional GCM Elias, o GCM 1ª Classe Celso Pacagnela e o GCM 1ª Classe Sidney Rufino participaram do IV Congresso Brasileiro de Guardas Civis Municipais, realizado na Cidade de Vinhedo, São Paulo.
Na oportunidade o GCM 1ª Classe Sidney Rufino recebeu das mãos do Presidente da Associação das Guardas Municipais do Estado de São Paulo (AGMESP) Sr Alexandre Braga a medalha de honra ao mérito, pelos excelentes serviços prestados à população de Ribeirão Preto, em especial, pelo fato de na madrugada do dia 16//09/09 ter aplicado corretamente a técnica de Reanimação Cardio Pulmonar (RCP), até a chegada da equipe do SAMU, em um municípe de 62 anos de idade que estava infartando, contribuindo desta forma para salvar uma vida.
"A atitude do GCM Rufino vem ao encontro da filosofia da Guarda Civil Municipal de Ribeirão, que é estar mais próxima da população e auxiliá-la sempre", afirma o superintendente André Tavares.
Postado por André Luiz Tavares às Quarta-feira, Outubro 07, 2009 0 comentários

Ribeirão Preto sedia Seminário Regional de Defesa Civil

Participei nesta quarta e quinta-feira, dias 7 e 8 de outubro, do Seminário Regional de Defesa Civil, na base do Comando de Policiamento do Interior-3, na Avenida Cavalheiro Paschoal Innechi, 1538, Jd. Independência. O seminário contou com a participação de representantes de cerca de 25 municípios da região e é resultado de um trabalho da Cedec (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil da Casa Militar), por meio da Fundap (Fundação do Desenvolvimento Administrativo), com apoio institucional da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública).
Este seminário, segmentado com palestras, tem como objetivo apoiar os municípios na criação e manutenção de sua estrutura para atendimento em situações emergenciais, como nos cuidados com o bem-estar da comunidade, voltadas principalmente, para voluntários e integrantes das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil – COMDEC. É importante ressaltar que o evento também visa desenvolver estudos voltados à atuação dos agentes que são o “braço” da Defesa Civil do Estado de São Paulo, difundindo seu objetivo maior que é a preservação da vida.
Entre autoridades civis e militares, o seminário contou com a as presenças do secretário-Chefe da Casa Militar e coordenador Estadual de Defesa Civil, Coronel PM Luiz Massao Kita; do vice-prefeito Marinho Sampaio; do Coronel João Alberto Sahd, coordenador da Defesa Civil; de André Luiz Tavares, superintendente da Guarda Civil Municipal, além de outros secretários municipais e demais autoridades.
Segundo o coronel João Alberto Sahd, coordenador da Defesa Civil, este evento direciona os municípios na elaboração do plano preventivo de defesa civil. “As ações conjuntas envolvendo diversos órgãos e segmentos resultarão na estratégia final do trabalho preventivo às situações emergenciais”, afirma Sahd.

Fonte: http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/ccs/snoticias/i33principal.php?id=12487

Postado por André Luiz Tavares às Quarta-feira, Outubro 07, 2009 0 comentários


1º Fórum de Debates
"Violência nas Escolas"
No dia 05/10/09, participei do 1º Fórum de Debates Violência nas Escolas, promovido pela Comissão Especial de Estudos (CEE) da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, que apura a violência e as drogas dentro das escolas.
Na oportunidade, destaca-se as participações do Juiz da Infância e Juventude Dr Paulo César Gentille e do Psicólogo da USP Dr Sérgio Kodato, que são especialistas no tema.
CMT GCMAndré Tavares

Veja abaixo notícia publicada no Jornal Gazeta de Ribeirão.
Falta mais assistência
Violência entre jovens

Segundo juiz, maioria dos adolescentes infratores precisaria de tratamento contra vício de drogas

GABRIELA YAMADA
Gazeta de Ribeirão
gabriela.yamada@gazetaderibeirao.com.br
Dos cerca de 200 adolescentes encaminhados por mês à Vara da Infância e Juventude de Ribeirão Preto, 80% deles usam drogas e necessitam de tratamento. Destes, 99% estão fora da escola e o tráfico pode ser considerado entre os jovens da cidade uma epidemia social.
As informações foram dadas ontem pelo juiz da Infância e Juventude, Paulo César Gentile, a professores e diretores de escolas das redes municipal e estadual de Ribeirão durante o 1º Fórum de Debates Violência nas Escolas, promovido pela Comissão Especial de Estudos (CEE) da Câmara que apura a violência e as drogas dentro das escolas.
A intenção de tirar o adolescente do tráfico de drogas em Ribeirão, entretanto, esbarra na falta de uma comunidade terapêutica para o tratamento de adolescentes usuários de entorpecentes, o que foi criticado pelo juiz. “O Hospital das Clínicas acolhe o adolescente usuário somente com ordem judicial. O Hospital Santa Tereza não atende adolescentes com menos de 16 anos de idade. Ribeirão, uma das cidades mais ricas, não tem uma comunidade terapêutica e isso é um absurdo”, disse o juiz. A vereadora Gláucia Berenice (PSDB), que faz parte da CEE, afirmou que no começo do ano que vem Ribeirão deverá ter uma rede mais integrada de atenção ao adolescente, com a implantação de um Centro de Atenção Psicossocial voltado para o atendimento de crianças e adolescentes com transtornos mentais. Além disso, segundo ela, serão definidos atendimentos no HC e no Santa Tereza. No primeiro, a Enfermagem deverá atender usuários adolescentes e o segundo deverá abrir 12 leitos para atender adolescentes em crise emergencial.
LIBERDADE ASSISTIDA.
O juiz afirmou que existe um preconceito entre os diretores e professores das escolas contra os 400 adolescentes que cumprem a Liberdade Assistida (LA) como uma medida socioeducativa. “Sei que é difícil lidar com o adolescente infrator. Mas se há a pretensão de viver em sociedade não violenta, não podemos nos furtar de mais essa obrigação”, afirmou Gentile.Professores não têm estruturaDiretores e professores de escolas estaduais de Ribeirão Preto disseram ontem que não têm estrutura e nem profissionais gabaritados para atender as necessidades dos adolescentes que cumprem Liberdade Assistida (LA). Uma diretora de uma escola do bairro Salgado Filho 1, que não quis se identificar, afirmou que houve uma diminuição no número de alunos da Educação para Jovens e Adultos (EJA) porque os adolescentes que cumprem a medida socieducativa no local criaram conflitos com os adultos. Segundo Mauro da Silva Inácio, conselheiro do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), seria importante que as escolas tivessem psicólogos e assistentes sociais para auxiliar os professores e diretores que recebem os alunos em LA. (GY)
Postado por André Luiz Tavares às Quarta-feira, Outubro 07, 2009 0 comentários


ROMU GCM RECUPERA OBJETOS
FURTADOS EM IGREJA

No dia 02/10/09, por volta das 09:40 h, a VTR ROMU com os GCM´s Cleiton, Leandro e Margon, durante patrulhamento pelas ruas Alagoas e Paraíba em Ribeirão Preto, deparou-se com dois indivíduos que acabara de furtar 2 (dois) castiçais de bronze, suporte de cobre e pratos de bronze grande e pequeno de propriedade da Igreja Santo Antônio. De imediato deram voz de prisão aos infratores da lei e os conduziram ao 2º Distrito Policial, onde a Autoridade Competente lavrou o auto de prisão em flagrante e determinou a condução dos indiciados ao Centro de Detenção Provisória.
Parabéns aos GCM´s, que demonstraram atenção e profissionalismo, contribuindo para a manutenção da paz social e enaltecendo a instituição a que pertencem.
Postado por André Luiz Tavares às Quarta-feira, Outubro 07, 2009 0 comentários

Segunda-feira, 5 de Outubro de 2009


TORNEIO DE FUTEBOL DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PRETO




Nos dias 03 e 04 de outubro de 2009, na Sede da Assoacição dos GCM´s, aconteceu o Torneio de Futebol GCM 2009. O evento faz parte do Calendário de Festividades em Comemoração ao Dia do GCM e teve grande adesão da categoria. A alegria e espírito de integração entre os guardas prevaleceram e proporcionaram momentos de muita descontração e união do grupo.
Equipe Campeã: Nei, Adilson, Januário, André Tavares, Pinas, Perseguim.
Equipe Vice-campeã: Stélio, Ciro, Augusto, Matiello, Domingos, Máximo e Ronaldo.
3º Lugar: Elizeu, Durval, Cavalcante, André Luiz, Martinez, Hilário, Cleiton e Da Silva.
Postado por André Luiz Tavares às Segunda-feira, Outubro 05, 2009 0 comentários

Sábado, 3 de Outubro de 2009



"MISSA DE AÇÃO DE GRAÇAS EM HOMENAGEM A GUARDA CIVIL MUNICIPAL"
07/10/2009 (quarta):
Local: Catedral Metropolitana de RibeirãoPreto
Horário: às 18 horas
(GCM´s irem uniformizados)
Participem!!!
Postado por André Luiz Tavares às Sábado, Outubro 03, 2009 0 comentários

“SEMANA AZUL MARINHO”
Em comemoração ao Dia do GCM e ao Aniversário de 16 anos da Instituição preparamos um calendário de festividades:
- 03 e 04/10/2009 (sáb e dom): "TORNEIO DE FUTEBOL"
"Local: Associação dos Guardas Civis Municipais
Horário: à partir das 08 horas
- 07/10/2009 (quarta): "MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS"
Local: Catedral Metropolitana
Horário: às 18 horas (GCM´s irem uniformizados)
- 10/10/2009 (sábado): "BAILE GCM"
Local: Ipanema Clube (Salão Vip)
Horário: à partir das 23 horas
Participem !
Parabéns aos GCM´s!!

André Luiz Tavares
Superintendente
Guarda Civil Municipal-RP
Postado por André Luiz Tavares às Sábado, Outubro 03, 2009 0 comentários

Segunda-feira, 28 de Setembro de 2009



Postado por André Luiz Tavares às Segunda-feira, Setembro 28, 2009 0 comentários



GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PRETO
IMPLANTA A FILOSOFIA DE PATRULHAMENTO COMUNITÁRIO

A filosofia de patrulhamento comunitário tem por finalidade aproximar a Guarda Civil Municipal da população, através de um contato pessoal que estabeleça um vínculo de amizade entre o guarda e o munícipe. Desta forma, acredita-se no trabalho em parceria com a sociedade civil, buscando implementar ações preventivas de delitos.
Os mecanismos utilizados para isso é a maior presença de GCM´s nos logradouros públicos, implantação do patrulhamento ciclístico, intensificação do patrulhamento a pé e motorizado. Sobretudo, a realização de um trabalho de conscientização de todos os GCM´s, da importância da prestação de serviço de excelência e bom relacionamento com a população, o que certamente resultará na diminuição de ilícitos.

Postado por André Luiz Tavares às Segunda-feira, Setembro 28, 2009 0 comentários

Projeto Anjos da Guarda
A Guarda Civil Municipal realiza nesta terça-feira, dia 29 de setembro, o Projeto Anjos da Guarda na Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Carmem Aparecida de Carvalho Ramos, localizada na Rua Victor João Castania nº 2085, no bairro Jardim Paiva.
A atividade objetiva orientar as crianças sobre segurança no trânsito, focando o trabalho com ensinamentos teóricos e práticos utilizando como cenário as proximidades das escolas. As Crianças vivenciam, na prática, como devem andar nas ruas obedecendo as regras de trânsito.
O trabalho atenderá 370 crianças de 4 a 6 anos, oferecendo orientações sobre procedimentos seguros para diminuir o número de acidentes de trânsito, principalmente nas proximidades de escolas. As atividades se concentram na parte teórica (palestras) e prática (caminhadas com orientações pelas ruas próximas à escola).
Projeto Anjos da Guarda é uma idealização da Guarda Civil Municipal e já vem sendo realizado desde o início do ano, percorrendo várias escolas municipais .
Na Emei Carmem Aparecida de Carvalho Ramos contará com os monitores/guardas municipais Domingos Fortuna e Ricardo Mendes Castilho.
André Luiz Tavares, superintendente da Guarda Civil Municipal, afirma que o projeto foca suas orientações à travessia de ruas, principais regras de trânsito, placas de sinalizações, entre outras. “As crianças vivenciam, na prática, como devem andar corretamente nas ruas, obedecendo as regras de trânsito: sinalização, faixas de pedestres, etc”, afirma André.
A Guarda Civil Municipal informa que as escolas municipais interessadas em receber as orientações do projeto “Anjos da Guarda” devem fazer agendamento pelo telefone 3632 4747, falar com a diretora Operacional Lidiana.
Fonte: http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/index.html
Postado por André Luiz Tavares às Segunda-feira, Setembro 28, 2009 0 comentários


GCM SEMPRE AGINDO
EM DEFESA DA POPULAÇÃO
Em 28 de setembro de 2009, por volta das 17 horas, em patrulhamento pela rua Silveira Martins, altura do numeral 155, a VTR GCM ROMU com os GCM´s Cleiton, Leandro e Margon, componentes da VTR Romu, depararam-se com dois indivíduos, em atitude suspeita. Com a aproximação, perceberam que um deles tentava roubar a bicicleta de uma vítima, a qual temendo a ameaça entregou-a. De imediato, foi dada a voz de prisão aos transgressores da lei e após detidos foram encaminhados ao 2º Distrito Policial, onde a autoridade competente ratificou a voz de prisão, autuando em flagrante delito o indiciado e encaminhado-o ao Centro de Detenção Provisória (CDP), enquanto o adolescente foi custodiado no Núcleo de Atendimento Integrado (NAI). A bicicleta foi apreendida e restituída a vítima.
Parabéns aos GCM´s Cleiton, Leandro e Margon, que demonstraram tirocínio, atenção no desempenho de suas funções e honraram a nobre missão de salvaguardar os cidadãos de bem e colaborar para a manutenção da paz social.

Postado por André Luiz Tavares às Segunda-feira, Setembro 28, 2009 0 comentários

Sexta-feira, 25 de Setembro de 2009



GCM RIBEIRÃO PRETO
IMPEDE FURTO NA BAIXADA

Em 25/09/09, os GCM´s Costa e Tácio, durante patrulhamento na baixada de Ribeirão Preto, se depararam com o autor de furto qualificado de 2 celulares. O sujeito havia praticado o crime em estabelecimento comercial na Av Francisco Junqueira e estava em fuga, quando populares com a ajuda dos GCM´s o detiveram nas proximidades do mercado municipal e os GCM´s o conduziram à Delegacia de Polícia, onde foi lavrada a prisão em flagrante.
Parabéns aos GCM´s Tácio e Costa, que demonstraram preparo e atenção no exercício da nobre missão de proteger a população.

André Tavares
CMT GCM Ribeirão Preto
Postado por André Luiz Tavares às Sexta-feira, Setembro 25, 2009 0 comentários

Quinta-feira, 24 de Setembro de 2009



GCM RUFINO FOI FUNDAMENTAL PARA SALVAR A VIDA DE UM MUNÍCIPE

No dia 16/09/09, durante seu horário de folga, o GCM Rufino estava em casa quando ouviu gritos de socorro, de imediato saiu para ver o que ocorria quando se deparou com um senhor de 62 anos infartando. O GCM Rufino não teve dúvida e colocou em prática seus conhecimentos de 1º socorros, demonstrando ser um profissional extremamente preparado, iniciou o RCP (Reanimação Cardiorespiratória) e hoje o Sr Henrique está vivo para contar a história.

Parabéns Rufino, você é demonstração de que os guardas municipais são pessoas preparadas e essenciais à comunidade.

Vejam abaixo cópia do e-mail enviado a GCM, pela equipe do SAMU, ressaltando a atuação do GCM Rufino e agradecendo pelo apoio prestado.

GCM André Tavares
CMT GCM Ribeirão Preto


"O objetivo deste e-mail é repassar à Guarda Municipal a boa conduta do Sr Sidnei Rufino (Guarda Rufino).
Na madrugada do dia 16/09/2009, recebemos um chamado de uma pessoa inconsciente em parada cardiorespiratória (Sr Henrique Rocha, 62 anos). Quando chegamos na residência nos deparamos com o Sr Rufino realizando a reanimação cardiorespiratória com excelente desempenho de técnica, o que nos motivou a convida-lo a continuar o atendimento conosco nos auxiliando na massagem cardíaca e auxílio nos demais procedimentos. No local foram realizados todos os procedimentos como desfibrilação, medicações e entubação tendo a vítima retornado seus batimentos com sucesso.
A sensação foi de dever cumprido e a conclusão do sucesso do atendimento por parte da nossa equipe, foi a presença do Sr Rufino que precocemente iniciou a RCP.
Assim, em nome da equipe da Unidade de Suporte Avançado do SAMU, de plantão naquela noite (Dr Luciano Grecchi + Motorista Alexandre) gostaria de agradecer o auxílio à nossa equipe e a colaboração na saúde do paciente naquele momento".
Grata,
Karina Fonseca
Enfermeira da USA-SAMU Rib Preto
Postado por André Luiz Tavares às Quinta-feira, Setembro 24, 2009 0 comentários


GCM DE RIBEIRÃO PRETO IMPEDE FURTO
NOS CAMPOS ELÍSEOS
Em patrulhamentos de rotina pelo bairro Campos Elíseos, integrantes da ROMU/Ronda Motociclísticas, foram acionados por um munícipe que lhes informou que um indivíduo acabara de furtar sua correntinha de pescoço, iniciou-se então diligências pelas imediações dos fatos e com as características passadas pela vítima, lograram êxito em deter um indivíduo com as mesmas características passadas pela vítima. A detenção se deu na rua São Paulo X rua Tereza Cristina e em seu poder estava o objeto produto do furto que a vítima reconheceu como sendo de sua propriedade bem como o indivíduo sendo o autor do Delito. Diante das circunstâncias, foi dado voz de prisão em flagrante ao indivíduo e este conduzido ao 2º Distrito Policial onde após tomar ciência dos fatos a Autoridade Policial ratificou a voz de prisão em flagrante, e o adolescente foi encaminhado à FEBEM. Parabéns aos GCMs Henrique e Barbosa pela ocorrência, elevando assim o nome da instituição GCM e mais uma vez mostrando para a população que a GCM está atenta e sempre pronta para atender quem quer que necessite. (texto de autoria do CDO GCM Elias)Postado por André Luiz Tavares às Quinta-feira, Setembro 24, 2009 0 comentários

Sábado, 19 de Setembro de 2009



REALIZAÇÕES DA GCM - Ribeirão Preto/SP EM 2009
- COMANDO PRÓPRIO

Hoje não só temos um guarda de carreira no comando da GCM, como também temos guardas de carreira na Diretoria Operacional, Diretoria Administrativa, Chefia Operacional e Chefia de Treinamento e Habilitação.
A solicitação de comando próprio é muito antiga, vários governantes até prometeram durante a eleição, mas nunca cumpriam depois de eleitos. A Prefeita Dárcy Vera honrou sua promessa de campanha e realizou o sonho da categoria.
- QUALIFICAÇÃO DOS GCM´s
Por iniciativa pessoal da prefeita Dárcy Vera todo o efetivo da GCM está recebendo orientação de altíssimo nível. O curso realizado na Academia de Polícia Civil do Estado de São Paulo é reconhecido como um dos melhores do país e com uma peculiaridade, pela primeira vez os GCM´s estão tendo na instrução de armamento e tiro a oportunidade de efetuarem 120 (cento e vinte) disparos, quantidade esta superior até mesmo aos que foram efetuados nos cursos de formação.
A atual Administração se preocupa com o investimento no ser humano e por isso uma das primeiras providências foi investir na qualificação do profissional GCM, o que certamente resulta em melhores serviços à população.
- CONTRATAÇÃO DE GCM´s
Depois de mais de 7 (sete) anos de espera, finalmente a contratação de GCM´s acontecerá. Ontem, 18 de setembro de 2009, a Prefeita Dárcy Vera autorizou a chamada dos 39 candidatos aprovados para conclusão do concurso em andamento e efetuação das contratações.
Nos últimos anos a GCM perdeu cerca de 40 profissionais, por diversos motivos (aposentadoria, óbito etc) sem que ocorresse a devida substituição. Com isso o atendimento a população foi prejudicado, pois enquanto a cidade crescia o efetivo da GCM diminuía.
Não podemos esquecer que a última contratação em 2002 foi de apenas 21 GCM e a penúltima em 1997 de apenas 17 GCMF´s. Hoje, transcorridos somente 8 meses e dezoito dias da atual Administração a Prefeita Dárcy Vera autorizou a contratação de 39 (trinta e nove) GCM´s.
- GCM´S NA COMISSÃO DE LICITAÇÃO
Antes a Comissão de Licitação era restrita a poucos e não se comentava o assunto com os GCM´s. Hoje temos GCM´s do operacional participando e podendo colaborar e fiscalizar para a lisura dos procedimentos licitatórios.
- PATRULHAMENTO CICLÍSTICO
Em março de 2009 implantamos o patrulhamento ciclístico na área central, o que tem gerado excelentes retornos e muitos elogios dos comerciantes e população que realizam suas compras no centro da cidade. Este tipo de serviço consagra a filosofia do patrulhamento comunitário e aproxima a GCM da população.
- PATRULHAMENTO MOTOCICLÍSTICO
Neste 2º semestre providenciamos o conserto das motos, mudamos a plotagem para azul marinho e voltamos a ter o patrulhamento motociclístico. Este tipo de serviço significa que os GCM´s podem contar com um apoio mais rápido e também é o veículo ideal para combater os furtos cometidos por adolescentes em bicicletas, que tem atemorizado a região central e oeste da cidade.
- PROJETOS NAS ESCOLAS
No 1º semestre de 2009 os projetos da GCM ampliaram o nº de crianças atendidas:
Educando para a Vida: 950 crianças
Anjos da Guarda : + de 3.300 crianças
Amigos da Natureza: 816 crianças
Desta forma, a GCM tem contribuído para a formação de cidadãos de caráter e para o futuro de nossas crianças, orientando-as para o perigo das drogas, a importância dos estudos, o respeito aos mais idosos, a solução pacífica de conflitos, o respeito ao meio ambiente, a educação no trânsito etc.
- PRISÕES EM FLAGRANTE
A GCM aumentou o nº de prisões em flagrante em 2009. Para se ter uma idéia, em 2008, de janeiro a dezembro foram efetuadas 11 (onze) prisões em flagrante; em 2009, de janeiro a agosto a GCM efetuou 14 (quatorze) prisões em flagrantes. Em pouco mais da metade do tempo realizou-se 3 (três) prisões a mais em relação ao ano anterior. Estes resultados é fruto de um trabalho sério e da dedicação dos GCM´s.
- INFOSEG
Este é o Sistema de Informações mais moderno do país, que garante, entre outras coisas, o acesso às placas de veículos e fichas criminais. O convênio em parceria com o Ministério da Justiça já foi assinado pela Prefeita Municipal Dárcy Vera e estamos aguardando o envio dos equipamentos, que também são fornecidos pelo governo federal, sem qualquer ônus à Administração Municipal.
- ATENDIMENTO DE SOLICITAÇÕES
A Administração têm mantido dialogo permanente e atendido as solicitações da CIPA, Sindicato Servidores Municipais e Associação dos GCM´s, vejamos:
• Curso de Requalificação dos GCM´S, de qualidade comprovada;
• participação de GCM´s na Comissão de Licitação;
• Contratação de GCM´s (já autorizada e será colocada em prática nos próximos dias);
• aquisição de protetor solar;
• colocação de grade de proteção nas vtr´s Blazer e Parati;
• reforma do banheiro, que passou a ter dois vasos sanitários, um mictório e dois chuveiros; (antiga solicitação);
• aquisição de filtro de água;
• Escala de dois GCM´s com dois rádios de comunicação nas Distritais de Saúde;
• Campanha de Vacinação da Gripe;
• aquisição de garrafas térmicas para garantir aos GCM´s água gelada em treinamentos e eventos;
• aquisição de álcool em gel.
• aquisição de ventilador para a cabine do calçadão
Entre outras coisas.
- 1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA (CONSEG)
A GCM coordenou a etapa municipal de Ribeirão Preto da 1ª CONSEG, que foi sucesso absoluto tendo sido a maior do Estado de São Paulo com mais de mil participantes. Ribeirão Preto esteve presente em todas as etapas (municipal, regional, estadual e nacional) e por escolha da Prefeita Darcy Vera o Superintendente GCM André Tavares foi o representante do poder público municipal na etapa nacional em Brasília, oportunidade em que foram aprovados princípios e diretrizes de extrema importância para o desenvolvimento da instituição GCM, quais sejam:
Princípio 5 - Pautar-se pelo reconhecimento jurídico-legal da importância do município como co-gestor da área, fortalecendo sua atuação na prevenção social do crime e das violências. (258 VOTOS)Diretriz 8. 2.18 B - Regulamentar as Guardas Municipais como polícias municipais: definir suas atribuições constitucionais; regulamentar a categoria; garantir direitos estatutários, dentre eles jornada de trabalho, plano de carreira, aposentadoria, assistência física e mental, regime prisional diferenciado, programas habitacionais, seguro de vida, critérios do exame psicotécnico a cada quatro anos, concurso público, com exigência mínima de nível médio completo. (697 VOTOS) Princípio 5 - Pautar-se pelo reconhecimento jurídico-legal da importância do município como co-gestor da área, fortalecendo sua atuação na prevenção social do crime e das violências. (258 VOTOS).
- SERVIÇOS EVENTUAIS DA GCM

REINTEGRAÇÕES DE POSSE
Neste primeiro semestre a GCM participou de 5 (cinco) reintegrações de posse, com atuação brilhante dos guardas civis municipais, que garantiram o cumprimento da ordem judicial sem que ocorresse qualquer ato de violência.
1- Reintegração de área na Av. dos Andradas;
2- Reintegração de área na Av. Cásper Líbero;
3- Reintegração de área na Via Norte
4- Reintegração de área no Jd Aeroporto;
5- Reintegração de área na Barragem de santa Tereza.
DEFESA CIVIL
A GCM, representando a Defesa Civil do Município, em 2009 já atuou efetivamente em 4 casos de enchentes e 2 Vendavais (Portal dos Ipês e Bonfim Paulista), prestando auxílio a população.
MANIFESTAÇÕES NO PALÁCIO DO RIO BRANCO
A GCM atuou em manifestações em frente à Prefeitura e de maneira ordeira e sem violência garantiu a preservação do patrimônio público e contribui para a solução pacífica do conflito.
CONCLUSÃO

Embora tenha transcorrido apenas 8 meses e 18 dias deste governo, verifica-se que obtivemos avanços muito importantes para o crescimento da Instituição GCM e melhoria no atendimento à população. É sabido que ainda resta muito por fazer, mas devemos ter em mente que estamos apenas no início e que somente com a união de TODOS é que será possível a consagração de todos os nossos anseios.
Amigo(a) GCM(f), hoje temos uma Prefeita que acredita em nosso potencial e reconhece a importância da GCM para a sociedade e por isso ela tem investido na corporação. Diante disto, conclamo a todos os GCM´s para que os excelentes serviços prestados a população pela instituição sejam aperfeiçoados a cada dia, pois é do reconhecimento de nossa importância e qualidade de nossos serviços que alicerçaremos as solicitações essências para a categoria, tais como, plano de carreira, pagamento de gratificações, regulamentação da carga horária etc.
Por fim, agradeço o apoio que tenho recebido de todos os GCM(F)´s.
Aos Amigos GCM´s agradeço o empenho no exercício da nobre missão de proteger os bens, serviços e instalãções do município, bem como contribuir significativamente para a paz social e qualidade de vida de nossa querida população.

Muito Obrigado!

Sempre à disposição

GCM André Tavares
Superintendente GCM-RP

Nenhum comentário:

Postar um comentário