quinta-feira, 22 de outubro de 2009

NOTÍCIAS DA GUARDA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PRETO

Ribeirão Preto, 21 de Outubro de 2009

Projeto “Anjos da Guarda” chega a Emei Santa Maria Goretti

(foto: Carlos Natal)

Atividades teóricas e práticas envolveram 384 crianças de 4 a 6 anos. Projeto visa a orientação geral sobre segurança no trânsito
Projeto “Anjos da Guarda” faz crianças prestarem mais atenção na travessia de ruas, nas regras de trânsito e nas placas de sinalizações
A terça feira, dia 20 de outubro, foi marcada pela realização do Projeto “Anjos da Guarda” na Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Santa Maria Goretti, localizada na Rua Rangel Pestana, 311, na Vila Virgínia. O projeto, idealizado pela Guarda Civil Municipal, traz orientações gerais sobre a segurança no trânsito e desta vez, atendeu 384 alunos de 4 a 6 anos. A última escola que recebeu o “Anjos da Guarda” foi a Emei Carmem Aparecida de Carvalho Ramos, no bairro Jardim Paiva, atendendo 370 crianças. Quinzenalmente este projeto percorre as escolas municipais oferecendo informações importantes sobre as formas corretas e seguras ao andar nas ruas.
Segundo André Luiz Tavares, superintendente da Guarda Civil Municipal, esta ação visa conscientizar as crianças para diminuir o número de acidentes de trânsito, principalmente nas proximidades de escolas. “Atuamos de forma a alertar as crianças que, com as orientações recebidas no projeto, passam a prestar mais atenção na travessia de ruas, nas regras de trânsito e nas placas de sinalizações”, conta Tavares.
Coordenado pelos monitores/guardas municipais, Domingos Fortuna e Ricardo Mendes Castilho, do projeto constam palestras bem como atividades práticas, o que permite a boa assimilação do aprendizado. Realizado desde o início do ano, a ação já percorreu 15 escolas, o que totalizou atendimento a 4.127 crianças.
Para receber o Projeto “Anjos da Guarda” as escolas interessadas devem fazer agendamento na Guarda Municipal, pelo telefone 3632 4747, falar com a diretora Operacional Lidiana.

Fonte: http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/ccs/snoticias/i33principal.php?id=12608

 

Ribeirão Preto, 21 de Outubro de 2009

Palestra de Prevenção ao uso de Drogas orienta 120 alunos do Núcleo Estação do Alto

(FOTO: Tiago Morgan)

Cento e vinte alunos do Núcleo Estação do Alto, localizado na Rua João Delibo, s/nº, no Bairro Quintino II, receberam nesta quarta-feira, dia 21 de outubro, a ação educacional promovida pela Guarda Civil Municipal, que consiste em palestras preventivas sobre os malefícios do uso e envolvimento com drogas. Participaram crianças e adolescentes na faixa-etária de 8 a 14 anos, nos períodos da manhã e tarde. As palestras foram ministradas pelos guardas municipais Normando Celestino e Lino Fonseca da Silva Neto.
Considerando que, segundo a Organização Mundial de Saúde, a utilização de drogas é o maior problema de saúde pública no mundo, esta palestra traz em seu contexto orientações que visam conscientizar as crianças e adolescentes sobre os perigos dos entorpecentes, orientando sobre os riscos do seu consumo. A atividade focou ainda a relação destrutiva que se estabelece quando uma pessoa passa a utilizar uma determinada droga, levando em consideração o seu contexto social, econômico e cultural.
Segundo André Luiz Tavares, superintendente da Guarda Civil Municipal, o trabalho preventivo dessa ação vem mostrar a diferença que há entre o mundo lúcido e as drogas e, o quanto o usuário e principalmente sua família tem arcado com as conseqüências decorrentes desse tipo de busca de prazer temporário. A palestra mostrou ainda a importância da ajuda de outras pessoas, bem como da sociedade, para encontrar os caminhos que previnam este mal.

FONTE: http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/index.html

 

Superintendente GCM André Tavares faz palestra a pais de alunos do Colégio Santa Úrsula

No dia 20 de outubro de 2009, às 19 h, participei da Semana Vida Segura do Colégio Santa Úrsula. Na oportunidade ministrei a palestra entitulada: "Drogas, Violência e Criminalidade. Como livrar seu filho deste mal"

Acredito que o grande mal da humanidade são as drogas, portanto sempre que possível procuro orientar jovens e pais para o perigo do uso de substâncias tóxicas. A melhor medida é a prevenção e para que ela seja possível é necessário que as pessoas recebam informações sobre o assunto.

Sou agente de prevenção credenciado pela ANPUAD (Associação Nacional de Prevenção ao Uso e Abuso de Drogas) e também participei de cursos sobre o tema, promovidos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Pais, dialoguem com seus filhos e os oriente, pois se você não fizer isso "outros" farão, mas encaminhando-os para o caminho errado. Pensem nisso!

 

 Dependentes químicos terão atendimento hospitalar em Ribeirão Preto

"Crianças e adolescentes que sofrem com a dependência química em Ribeirão Preto e que atualmente só dispõem de atendimento ambulatorial terão, se necessário, um tratamento complementar, incluindo internação. Um aviso de licitação publicado no Diário Oficial do município na semana passada muda o destino de muitos desses jovens, que passarão a ter atendimento hospitalar na cidade. A Prefeitura destinará recursos na ordem de R$ 264 mil por ano para atender até 20 dessas crianças e adolescentes por mês. Serão gastos R$ 1,1 mil mensais por jovem internado". http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/ccs/snoticias/i33principal.php?id=12552

Nós, Guardas Civis Municipais, sabemos o quanto a dependência química prejudica a vida de muitos jovens, que além de se destruírem causam grande sofrimento aos seus familiares e também passam a fazer parte das estatísticas de violência e criminalidade em nossa cidade. A maioria dos adolescentes apreendidos na Fundação Casa são dependentes químicos e cometeram crimes para sustentarem o vício.

A drogadição é questão de saúde pública e somente um governo sério e realmente comprometido com a solução do problema investe na recuperação desses jovens.

Parabéns Prefeita Dárcy Vera pela excelente iniciativa!!!

 

 Guarda Civil Municipal participou da Festa do Dia das Crianças promovida pelo Fundo Social

A Diretora Administrativa GCMF Leocádia, os GCM´s 1ª Classe Domingos Fortuna e Ricardo Mendes Castilho participaram ativamente da Festa do Dia Das Crianças, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Preto em parceria com diversas secretarias e autarquias municipais e iniciativa privada. A festa foi realizada na última segunda-feira, no período da manhã, no pavilhão do Parque Permanente de Exposições e reuniu cerca de 5 mil crianças, muitas delas acompanhadas por seus pais.
Cachorro-quente, sorvete, pipoca, algodão doce, suco e sorvete, distribuídos à vontade, além de diversos brinquedos infláveis, cama elástica, palhaços, teatro, dança, música, brincadeiras lúdicas monitoradas, que divertiram toda a criançada das 8h às 13h.

O evento contou ainda com a participação de representantes das secretarias municipais da Educação, Saúde, Cultura, Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp), Companhia de Desenvolvimento de Ribeirão Preto (Coderp) Guarda Civil Municipal, Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACI), Companhia de Bebidas Ipiranga, Companhia Paulista de Força e Luz, Banco de Alimentos, Clube dos Abutres e Polícia Militar.

Fonte: http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/ccs/snoticias/i33principal.php?id=12535
Parabéns a Presidente do Fundo Social Mara R. Canheo Pereira, pelo brilhante evento!

Enviado por: Comandante André

Nenhum comentário:

Postar um comentário