domingo, 4 de outubro de 2009

Polícia Civil defende Força Municipal de Segurança em Balneário Camboriú

brazao_camboriu Preocupada com os índices de criminalidade que assolam Balneário Camboriú e região, a Polícia Civil da cidade esteve reunida com o prefeito Edson Renato Dias essa semana, quando demonstrou total apoio à Guarda Municipal e também sobre a possibilidade de realizar um trabalho integrado com esta. O encontro aconteceu no gabinete do prefeito, a pedidos dos próprios policiais.
Na ocasião foram destacadas as 19 mil ocorrências registradas até o momento e que de acordo com estimativas da própria Polícia Civil, deverá fechar o ano em 28 mil ocorrências registradas. Logo no início do encontro, o prefeito lembrou que todos ali eram agentes públicos com a intenção de fazer o melhor para o município.
O delegado regional, Ademir Serafim, conduziu a maior parte da conversa, e manifestou a opinião do grupo de que eram favoráveis à Guarda Municipal e que a Polícia Civil se colocava à disposição para juntos realizarem o melhor trabalho para atingir esse objetivo. "O prefeito está no caminho certo. Balneário Camboriú é referência positiva em muitas coisas e pode ser também em segurança", destacou o delegado.
O delegado Alonso Moro Torres explanou alguns projetos realizados pela Polícia Civil referentes à GM e implantados nas cidades de São José e Florianópolis ao prefeito. "A Guarda Municipal possui uma ideologia que se aproxima da Polícia Civil, no que tange à aproximação com o cidadão", enfatizou Torres, ao lembrar ao prefeito sobre a escolha da ideologia que deve ser adotada à Guarda de Balneário.
"Nós preparamos um projeto para a Academia (de Polícia Civil-Acadepol) para a Guarda Municipal retirado da PC. Ele foi aprovado e aproveitado para a Guarda de Florianópolis", explicou Torres ao prefeito. "A Guarda Municipal tem a pessoa como cidadão e não como um inimigo a ser combatido", destacou. Torres também enfatizou a importância do treinamento para se "construir" esse novo agente de segurança para o município e as diferenças entre os cursos de formação e os de formação continuada. "Um é para formar o agente, o outro é para aperfeiçoá-lo", lembrou. "Um policial treinado de forma equivocada não se corrige mais", concluiu o delegado, que informou que a duração do curso de formação é de três meses.
Gestão integrada
Edson Dias destacou ainda no encontro que está muito feliz com o que a Polícia Civil tem lhe ofertado e que desde 2004 defende a implantação de uma Guarda Municipal. "Aumentou a população e conseqüentemente as ocorrências, mas diminuíram as estruturas de segurança do município", observou. "Quero uma gestão integrada para formar aqui na cidade uma Força Municipal de Segurança". O prefeito considera que uma gestão integrada seja mais fácil para a assimilação da sociedade. O delegado Ademir Serafim lembrou que "a Guarda Municipal não é para prender, mas para evitar que o crime aconteça".
Edson frisou ainda que deseja o melhor para a cidade e não está preocupado em fazer política. "O que almejava eu já consegui, que era chegar à Prefeitura. Agora quero ser lembrado pelo trabalho que deixarei e será o meu melhor".
Na próxima terça-feira (6), o prefeito acompanhará os policiais em uma visita à Academia de Policia Civil do Estado de Santa Catarina - Acadepol, ao lado do secretário de Segurança, Nílson Probst. Ao fim do encontro o prefeito agradeceu ao grupo de policiais e disse que ficou muito feliz com a reunião e com a forma carinhosa das observações e considerações feitas pelos delegados. "Hoje aprendi muito e estou muito contente com o que ouvi aqui. Reforço os votos do delegado Ademir Serafim para que esse encontro fique registrado", concluiu.
Participaram do encontro com o prefeito Edson Renato Dias, os delegados Ademir Serafim, Magali Ignácio, Alonso Moro Torres, Artur Nitz, Fábio Osório (Camboriú), Carlos Schlosser e o gerente de informática e tecnologia da Polícia Civil, Luiz Rosa.

 

Retirado de: http://www.jornaltribuna.com.br/cotidiano.php?id_materia=34511

Nenhum comentário:

Postar um comentário