sábado, 21 de novembro de 2009

Morre em São Paulo o ex-prefeito Celso Pitta

SÃO PAULO - O ex-prefeito de São Paulo, Celso Pitta, morreu na noite desta sexta-feira no hospital Sírio Libanês, na capital paulista. Pitta vinha lutando contra um câncer no intestino. O velório ocorre a partir das 12 horas, na Assembleia Legislativa.

Futura Press

 

O ex-prefeito Celso Pitta

De acordo com nota divulgada pelo hospital, o ex-prefeito será enterrado neste sábado, às 17 horas, no cemitério Getsêmani, no Morumbi, na zona sul de São Paulo. Pitta estava internado desde 3 de novembro sob os cuidados das equipes dos médicos Raul Cutait e Paulo Hoff.

"Estão todos abalados. A atual convivente está muito abalada, descansando para ir ao velório depois. A mãe dele também está muito abalada. As pessoas com quem tive contato estão muito tristes e já estavam assim com o andamento da doença", afirmou nesta manhã o advogado do ex-prefeito, Remo Bataglia, em entrevista em frente ao hospital em São Paulo.

O estado de saúde de Pitta se agravou muito nos últimos dias e o quadro já estava irreversível. No dia 24 de janeiro, o ex-prefeito passou por uma cirurgia no mesmo hospital para retirada de um tumor no intestino.

A vida de Pitta

Formado pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Pitta era mestre em economia pela Universidade de Leeds, na Inglaterra, com curso de Administração Avançada em Harvard, nos Estados Unidos. Foi executivo de várias empresa, entre elas, a Eucatex, da família Maluf, onde trabalhou por mais de 10 anos.

Na vida política, Pitta foi secretário municipal das Finanças da gestão de Paulo Maluf (PPB) na prefeitura de São Paulo. Em 1996, Maluf lançou seu secretário como candidato a prefeito de São Paulo. “Se Celso Pitta não for um grande prefeito, nunca mais votem em mim”, repetia Maluf na campanha na televisão. Eleito com 57,37% do votos em 15 de novembro de 1996, Pitta assumiu o cargo de prefeito da maior cidade do País.

Celso Pitta esteve à frente da Prefeitura de São Paulo de janeiro de 1997 e dezembro de 2000. O mandato foi marcado por suspeitas de corrupção, com denúncias surgindo em março de 2000, principalmente por parte de sua ex-esposa Nicéia Camargo. As denúncias envolviam vereadores, subsecretários e secretários - entre as denúncias, está o escândalo dos precatórios. Ele foi afastado do cargo por 19 dias em 2000, acusado de usar a Prefeitura em beneficio próprio, mas foi reconduzido pela Justiça. 

No ano passado, Pitta teve seu nome envolvido nas investigações da operação Satiagraha, coordenada pela Polícia Federal. O ex-prefeito chegou a ser preso, mas foi libertado graças a um habeas-corpus concedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

* Com Agência Estado

Retirado de: http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/11/21/morre+em+sao+paulo+o+ex+prefeito+celso+pitta+9141911.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário