quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Guarda Municipal de Arraial do Cabo terá curso sobre uso de armas não-letais

Pela primeira vez na Região dos Lagos, a Secretaria de Ordem Pública de Arraial do Cabo irá realizar no próximo sábado (12), um curso sobre o “Uso de armas Não-Letais” (gás lacrimogêneo, projéteis de borracha, bastões, canhões de água, gás/spray “pimenta” e pistolas elétricas).
O curso tem como objetivo, incentivar 40 servidores da Guarda Municipal e Fiscalização de Postura a aprenderem o uso desse tipo de arma, uma vez que ela já é utilizada nas grandes cidades, como Rio de Janeiro e São Paulo. A aula teórica acontecerá no cinema local, das 9h ao 12h e das 13h às 18h haverá aula pratica.
De acordo com o secretário de Ordem Pública, José Renato, embora os Órgãos de Segurança da cidade, não pretendam implantar o uso de tais equipamentos no momento, é de extrema importância para os Agentes da Guarda Municipal e da Fiscalização de Postura conhecer as circunstâncias e a forma adequada de uso, além das conseqüências do emprego de cada uma delas.
– As armas não letais têm ampla aplicação na área da segurança pública, especialmente no controle de distúrbios de toda ordem, inclusive no caso de rebeliões no sistema carcerário, em operações especiais, no policiamento ostensivo e no caso de graves calamidades públicas – disse o secretário.
A arma não-letal é um instrumento desenvolvido com o fim de provocar situações extremas às pessoas atingidas, fazendo com que “sofram” a ponto de interromperem um comportamento violento, mas de forma que tal interrupção não provoque riscos à vida desta pessoa em condições normais de utilização.
Fonte: http://www.euamoarraial.com.br/?p=1049
--
Postado por GCM Guilherme no Blog do GCM Guilherme em 12/10/2009 08:10:00 AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário