quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Guarda Municipal de Corumbá comemora 20 anos nesta semana

Foi aberta na manhã desta segunda-feira (14) a Semana da Guarda Municipal de Corumbá que, completa 20 anos de criação no próximo dia 18. A data será lembrada com uma série de atividades envolvendo a guarnição, composta por 248 pessoas, sendo 203 homens e 45 mulheres. A programação começou hoje, com um ato no auditório da Prefeitura Municipal, e a campanha de doação de sangue no Hemonúcleo de Corumbá, que será repetida amanhã (15).

Criada em 18 de dezembro de 1989, a Guarda Municipal de Corumbá é uma organização civil que tem como missão legal a proteção dos bens, serviços e instalações municipais. É uma das mais antigas do Brasil e desenvolve regularmente no município serviços de segurança do patrimônio público, como centros de saúde, escolas, praças, feiras livres, além de oferecer apoio aos diversos serviços, incluindo fiscalização e rondas motorizadas.

Em Corumbá, a instituição foi bastante valorizada pela atual administração. Conta com estatuto próprio, um instrumento legal que permite cumprir com eficiência e presteza as ações vinculadas à missão constitucional, além de oferecer aos integrantes da corporação oportunidades de crescimento pessoal e profissional. O dia da instituição foi instituído pela lei 1.952/2007, aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT).

Outro avanço apontando pelos integrantes da própria instituição foi a inauguração da sede própria, em 2008, localizada no parque Marina Gattass. Para o comandante da guarnição, capitão bombeiro Fábio Santos Coelho Catarineli, o avanço foi enorme nos últimos anos. Na opinião dele, os guardas “ocupam posição de destaque dentro da Administração municipal, desenvolvendo funções em todos os setores”.

O capital prevê crescimento ainda maior em 2010, quando será iniciado um trabalho de capacitação constante. “Já estamos elaborando uma programação e os cursos serão fundamentais para o crescimento dos integrantes dentro da instituição", observou, lembrando que haverá também maior incentivo para a prática de atividades esportivas e de lazer, importantes para “a saúde de toda a categoria, além de permitir uma maior união entre os componentes”.

Catarineli lembrou, ainda, que a segurança municipal está atualmente bem equipada, além de totalmente informatiza. Conta, conforme ele, com veículos (carros e motos) responsáveis pelas rondas e apoio aos trabalhos, além de equipamentos de apoio, como sistema de rádio, detectores de metais, decibelímetros, coletes a prova de balas.

Programação

A programação divulgada pelo comandante da guarda prevê, além de doação de sangue hoje e amanhã, um city tour com os filhos dos guardas no dia 16, das 14h às 16 horas; torneios de futebol e voleibol feminino de hoje até quarta-feira (16), no Centro Popular “Nação Guató” e no campo da Esplanada. Também foi aberto hoje, seguindo até o dia 17, um concurso de desenhos os alunos das escolas municipais, creches e dependentes de integrantes da Guarda Municipal.

O encerramento das atividades ocorre a partir das 8 horas da sexta-feira (18), também no Centro Popular, com formação da guarda e premiação aos vencedores do concurso de desenho que tem como tema “Guarda Municipal de Corumbá, há 20 anos protegendo o patrimônio pantaneiro”.

Retirado de:

http://correiodecorumba.com.br/jornal/index.php/ver_materia/guarda_municipal_de_corumba_comemora_20_anos_nesta_semana/

Nenhum comentário:

Postar um comentário