quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Guarda Municipal procura rastro do tornado na Serra do Japi

Meteorologista do Climatempo afirma que fenômeno pode voltar à região devido à oscilação de temperatura durante o verão

Robson Moura
Agência BOM DIA

Guardas municipais de Jundiaí procuram rastros deixados pelo tornado que passou pela região no início da noite de sábado.

Segundo o inspetor da GM Paulo Vicente Soares, o redemoinho não deve ter causado estragos. “Vamos tentar encontrar algo, mas foi menor do que o que passou em 2005”, disse. Na época o tornado que veio de Indaiatuba devastou um trecho da Serra do Japi.

Conforme o meteorologista do Climatempo André Madeira, outros tornados podem atingir a cidade devido à oscilação de temperatura durante o verão.

Após a divulgação exclusiva da imagem do tornado no BOM DIA, feita pelo médico Jamil Mourad, outras pessoas procuraram o jornal e enviaram depoimentos e vídeos que comprovam o fenômeno.

Na terça-feira, Jamil recebeu ligações de amigos. “Perguntaram se eu era um caçador de tornados”, brinca. Ele também teve o nome reconhecido por uma frentista.

As imagens e vídeos chegaram à internet e estão disponíveis no site Youtube e podem ser vistas aqui no portal BOM DIA.

“Quando fui à sacada do meu apartamento, vi o tornado se formando”, afirma um homem que não quis se identificar. Ele mora em local privilegiado de Jundiaí e do prédio é possível enxergar a região. “Vi exatamente o funil se alongando em direção ao solo.”

A professora de educação física Viviane Trevisan, 28 anos, seguia para um casamento em Várzea Paulista quando foi surpreendida pelo redemoinho. “Primeiro achei que fosse fumaça.”

Viviane fez a filmagem pelo aparelho celular. “Ele passou pela Serra do Mursa em Várzea”, disse a professora. “Achei que esse tipo de fenômeno acontecesse apenas na Europa e Estados Unidos.”

Redemoinho de 1991 deixa mortos
Segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas), o fenômeno raro ocorre anualmente na faixa entre Jundiaí e Presidente Prudente.

Em 30 de setembro de 1991, o pior desses tornados aconteceu em Itu e Jundiaí, na faixa de 20 km entre a Serra do Japi e a rodovia do Açúcar.

Uma faixa de 100 a 200 metros de largura teve destruídas casas, áreas agrícolas e torres de transmissão, além de 15 mortes estimadas.

Esse foi o mais intenso dos tornados registrados, com ventos que chegaram a 350 km/h.

A média anual passou de dois para cinco tornados. Mas a temporada geralmente começa em janeiro. (José Arnaldo de Oliveira)

Retirado de:

 http://www.redebomdia.com.br/Noticias/Dia-a-dia/6889/Guarda+Municipal+procura+rastro+do+tornado+na+Serra+do+Japi

Nenhum comentário:

Postar um comentário