segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

História da Guarda Municipal de Jundiaí

Como surgiu

Em março de 1949, o vereador Orlando Vicente D Angieri apresentou um projeto de lei de criação da Policia Civil Municipal. Na gmjseqüência, o vereador Lázaro de Almeida que estava preocupado com a falta de vigilância noturna e com os assaltos que assustavam o Jundiaiense, apresentou na Câmara dos vereadores um substitutivo ao projeto que criaria a Corporação. Conta-se que o vereador Lázaro de Almeida driblou os vereadores que se opunham ao projeto, esperando que o líder da oposição saísse para tomar café e aproveitando-se da ausência deles, somado a isto o adiantado da hora (04:00) pediu ao presidente da Câmara que colocasse o projeto de lei nº 65 em votação. A bancada que participou do projeto votou apressadamente e aprovou a lei. Quando o líder da oposição retornou, ficou irritado, dizendo que aquele fato havia sido uma traição. Nota-se que foi uma sessão tumultuada. No dia seguinte, o Prefeito Antônio Vasco Venchiarutti sancionou a matéria que também recebeu a assinatura do Secretário do Prefeito, Plínio Luiz M. Bonilha. A Guarda Municipal que hoje conhecemos nasceu com este nome - Polícia Civil Municipal -, já que na época não existiam as atuais forças policiais, a Polícia Militar e a Polícia Civil, mas a Força Pública e a Guarda Civil Estadual.
No seu artigo 2º, a lei nº 65 mostrava que o objetivo da Polícia Civil Municipal, quando da sua criação em 1949 era fazer a vigilância noturna, fiscalização do trânsito e prestar assistência social à população.
É interessante colocar que quando a Guarda Municipal foi criada, era responsabilidade de toda a sociedade a manutenção da Corporação. Para isto, era cobrado na época 7 por cento sobre o lançamento de cada imposto das indústrias e territorial urbanas.
Efetivamente, a Polícia Municipal começou suas atividades em maio de 1950, tendo como seu 1º comandante o ex-vereador Manoel Antiqueira, o Subcomandante (na época chamado de subchefe) o subdelegado Sr. Joaquim Cardoso e um efetivo de 17 policiais municipais. A primeira sede da Corporação em 1950 era anexa a Prefeitura Municipal, que ficava na Rua Barão de GMJJundiaí, onde hoje se localiza o banco Banespa. Posteriormente a sede mudou para a rua Zacarias de Góes, onde hoje é o Fundo Social de Solidariedade. Onde hoje é o Fórum, foi a terceira sede da GM, na rua Barão de Jundiaí. Pela quarta vez a sede da GM mudou, agora para a praça Ruy Barbosa, defronte ao antigo quartel da 2ª CIACOM. Na rua Rangel Pestana, onde hoje é o Banco Safra a GM esteve em sua 5ª sede, sendo que a 6ª mudança foi na mesma rua, na calçada oposta. Pela 7ª vez a GM muda, agora para a Rua Bom Jesus de Pirapora em um prédio ocupado no passado por uma concessionária de automóveis. Atualmente, a GM tem a sua sede a rua Dona Manoela Lacerda de Vergueiro nº 100.
Texto : Subinspetor Dênis Graduado em História pela Puc de Campinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário