sábado, 27 de fevereiro de 2010

Conselho da Baixa Mogiana se reuniu em Serra Negra

Em 26/02/2010

Na manhã de terça-feira, 23 de fevereiro, comandantes e sub-comandantes das Guardas Civis Municipais - GCMs da região da Baixa Mogiana estiveram reunidos em Serra Negra, no Palácio Primavera "Ricardo Nagib Izar".

Na pauta, discussão sobre a padronização de estatutos e regulamentação das Guardas Civis, além de aspectos voltados à segurança. Um dos objetivos do Conselho de Gestores de Segurança da Baixa Mogiana é pleitear verbas nas esferas estaduais e federais, mediante elaboração de projetos conjuntos.

Marcelo Luiz Purcello, Secretário de Segurança de Santo Antonio de Posse, atual presidente do Conselho, disse que: “existem muitas GCM´s que estão defasadas com relação a equipamentos, comunicação e treinamento. Queremos buscar essa integração, primeiramente com os guardas para incentivá-los a chegar a um mesmo nível de treinamento.

Em seguida, visaremos o Ministério da Justiça para pleitear verbas para as Guardas Municipais”, ressaltou Purcello.

Atualmente, oito cidades integram o Conselho. Serra Negra, Araras e Amparo foram convidadas nos últimos meses e confirmaram participação. Na reunião, estiveram presentes o Comandante da GCM local, José Lazaro da Silva – o Zuza, e o Sub-Comandante Bocatto.

O Estatuto do Conselho está em fase final de elaboração. Os 14 representantes de GCM´s presentes também debateram sobre a instalação da rede Infoseg – Informações de Segurança, que são utilizadas para averiguar placas de veí-culos e DVC – Divisão de Capturas, que levantam antecedentes criminais, ainda em fase de instalação em algumas cidades.

Outro tópico abordado foi a Integração na comunicação digital. As cidades tem prazo até 2012 para se adequarem à Lei. Um projeto único está sendo realizado para pleitear verbas no Senasp – Serviço Nacional de Selação Pública, do Ministério da Justiça, para a instalação do equipamento nas cidades.

O software "Olho Vivo" também interessou aos presentes. O programa avisa em tempo real a central da GCM sobre casos de furto de veículos. Em Bragança Paulista e Atibaia esse serviço frustrou várias tentativas.

Entre os dias 15 e 17 de março, em São Paulo, o Conselho estará representado no Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que tem por objetivo o aprimoramento técnico da atividade policial e da gestão da segurança pública no Brasil. Representantes estaduais, federais e de outros países discutirão o tema.

Retirado de: http://www.oserrano.com.br/mais.asp?tipo=Local&id=14794

Nenhum comentário:

Postar um comentário