terça-feira, 22 de dezembro de 2009

No aniversário da GM de Corumbá o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira regulamenta a carreira da Instituição

Completando 20 anos de criação nesta sexta-feira, 18 de dezembro, a Guarda Municipal de Corumbá (GMC) dá um passo fundamental para a hierarquização de fato da corporação. Decreto do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) regulamenta a realização de promoção horizontal e vertical dos integrantes da Guarda Municipal.
A normatização estabelece os critérios que devem ser obedecidos para a ascensão profissional, desde o posto de Guarda Municipal de 3ª Categoria – que é o de ingresso – até a função de Inspetor. Foram definidas classes horizontais indo de B a G. As movimentações por promoção vertical ocorrerão para preenchimento de vagas existentes na categoria imediatamente superior. As promoções incorrem em aumento salarial.
Para concorrer a essas vagas, o guarda deverá comprovar, cumulativamente, o atendimento dos seguintes requisitos: escolaridade equivalente ao nível médio, para Guarda Municipal 2ª categoria e 1ª categoria, e curso de nível superior para Guarda Municipal Inspetor; além de outros critérios, como por exemplo, aprovação em curso específico para a movimentação na carreira e ter obtido, no mínimo, o conceito bom na avaliação de desempenho anual.
“É um grande avanço. Muitos esperavam ser promovidos. É um estímulo e reconhecimento”, afirmou a este Diário o comandante da Guarda Municipal, capitão bombeiro Fábio Santos Coelho Catarineli. Ele também responde pela Gerência de Ações de Defesa Civil. “Havia necessidade de promoção e ascensão profissional, mas precisava ser regulamentado”, explicou.
Catarineli destacou que o decreto definiu também o uso de divisas pelos guardas. “São indicativos que vão permitir identificar quem é de terceira, segunda, primeira categoria. Hierarquiza mesmo, é necessário porque a Guarda Municipal, é baseada na hierarquia e disciplina. São os dois pilares que sustentam a Guarda Municipal, os mesmos que sustentam as forças militares”, argumentou.
Na avaliação do comandante da GMC, o decreto tem importância fundamental no cotidiano dos 247 profissionais que hoje servem à Guarda. “Explica como vai funcionar a promoção, como o Comando vai avaliar para promoção e quais requisitos devem ser respeitados. A partir do ano que vem os guardas municipais poderão ser promovidos a outras categorias, com isso há aumento de salário, uma hierarquização das funções e aumento de responsabilidade dos que foram promovidos”, enfatizou o capitão.
Heróis anônimos
Fábio Catarineli definiu os homens e mulheres que hoje atuam na Guarda Municipal como “heróis anônimos” porque estão sempre prontos para o serviço, independente de horário, dia da semana ou época do ano. “São de fundamental importância e ainda não são muito valorizados. Digo que os Guardas Municipais são os heróis anônimos da Prefeitura. Trabalham nas madrugadas, finais de semana, feriados. Quando o funcionário chega ao seu posto de trabalho, e está tudo em ordem, isso quer dizer que o Guarda Municipal fez o seu papel”, ressaltou.
No entendimento do comandante, a GM “é essencial” nos dias de hoje porque além da segurança ao patrimônio, ela exerce também “um papel parcial de segurança pública”. Ele explicou que a atuação da corporação municipal garante “resposta preventiva” à inúmeras situações. “Só a presença do Guarda Municipal nas escolas já inibe ação de outros elementos no entorno”, exemplificou.
“Hoje temos guardas noturnos, diurnos, seguranças nas escolas, atuando nos postos de saúde, praças, na Agetrat. Há parceria com a Polícia Militar. No Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS) os guardas municipais atendem ao 190”, destacou.
fonte
--
Postado por GCM Guilherme no Blog do GCM Guilherme em 12/18/2009 12:34:00 PM

Nenhum comentário:

Postar um comentário