sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

ORIGEM E TRANSFORMAÇÃO DA GUARDA CIVIL DE PIRACICABA

Clique para ampliar

GUARDA CIVIL DE PIRACICABA

1903/2003 centenário de fundação

ORIGEM E TRANSFORMAÇÃO DA GUARDA CIVIL DE PIRACICABA

fonte site guarda civil de piracicaba

Em 24 de abril de 1903 a Câmara Municipal de Piracicaba,de acordo com o artigo 58 da Lei número 16, de 13 de novembro de 1891, elabora o Projeto de Lei que criou o Corpo de Guarda e Polícia Municipal. Aprovado no dia 25 de abril em Segunda discussão e firmado pelo doutor Paulo de Moraes Barros.

Entre 1905 e 1913 quando o município tinha como Prefeito Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, o doutor Carino Espírito Santo, delegado de policia e representantes da Associação Comercial, Industrial e Apícola de Piracicaba reunidos conforme o regulamento do Corpo de Vigilantes Noturnos, oficializam e criam a primeira diretoria, com a oficialização da Corporação marcada para 6 de janeiro de 1939 no Fórum de Piracicaba, tendo como Presidente Angelo Palma e como Comandante João Pereira Nobre.

Em 1941, na gestão do Prefeito José Vizioli, assume a presidência Gerolamo Ometo.

Em outubro de 1954 assume a presidência o Capitão Copérnico, que em 1955 renuncia ao cargo, assumindo seu lugar o vereador Antônio Stolf. As residências dos contribuintes possuíam nas proximidades da porta uma plaqueta triangular com as iniciais CVN (Corpo de Vigilantes Noturnos).

Em 26 de outubro de 1956, Aristides Vaz é efetivado no cargo de Comandante e Benedito Moraes no cargo de subcomandante.
No final do ano de 1956, quando o Prefeito era Luciano Guidotti e ainda sob a presidência de Antonio Stolf, é criada a já idealizada Guarda Noturna Municipal de Piracicaba através da Lei 618, de l 2 de dezembro de 1956.

Em 1960 com a eleiçãoo do Prefeito Francisco Salgot Castilon, a diretoria da guarda Municipal Noturna coloca os seus cargos a disposiçãoo e é nomeado um novo Conselho com a presidência de Emílio Reinaldo Adamoli.
Com a implantaçõo da ditadura em 31 de março de 1964, no final da década a diretoria da Guarda contrata o Terceiro Sargento de Policia Militar Frederico Ciappina Netto para implantar ordem unida aos novatos, após dar instrução a toda a Corporação.

Em 10 de novembro de 1969 a Guarda Noturna Municipal de Piracicaba transforma-se em Guarda Municipal, tendo como Prefeito da cidade Cássio Padovani e como Presidente da Guarda Municipal o Major José Autgno Ferreira e comandante o Primeiro Sargento de Polícia Militar Frederico Ciappina Netto.

Em 1977 o Comandante Ciappina afastou-se da Guarda assumindo seu lugar o Primeiro Tenente PM Francisco Nunes, que logo foi reformado e desligou-se, sendo nomeado em comum acordo com autoridades o fiscal Jayme Leite para o comando.

Em 1983 com a eleiçãoo de Adilson Maluf para prefeito, a nova diretoria toma posse em 31 de janeiro de 1983, tendo como presidente Ide Choairy e corno comandante Capitão Alfredo Mansur.

Em 1989 é eleito José Machado para prefeito, que nomeia para presidente da Guarda Diocleciano Hermida Vilar e para comandante Antonio Herculino Correia. Em 11 de julho de 1989 o Prefeito José Machado nomeou uma nova diretoria, tendo André Rodrigues Sarmento Filho como presidente e Antônio Ricardo Sanches como comandante.

Em 28 de julho de 1990, foi promulgada a Lei 3163, que dispõe sobre a transformação da Guarda Municipal de Piracicaba em Guarda Civil do Município de Piracicaba.
A Guarda Civil passa a ter unicamente um comandante, na hierarquia, um subcomandante e um quadro de graduados e guardas. Permanece como comandante Antônio Ricardo Sanches que também assume a direção da Defesa Civil do Município e como subcomandante Benedito Antônio Aparecido de Moraes. Cria-se o Pelotão Escolar, Pelotão Ambiental e o primeiro Pelotão de Guardas Civis Femininas.

Em janeiro de 1993
assume como Prefeito Antônio Carlos Mendes Thame, que nomeia para o comando da Guarda Civil e direção da Defesa Civil o Primeiro Tenente Paulo de Castro que manteve como subcomandante Benedito Antônio Aparecido de Moraes. Em 9 de dezembro de 1996 é sancionada pelo Prefeito Thame a Lei complementar n. 067, que dispõe sobre os Estatutos da Guarda Civil do Município de Piracicaba.

Em Janeiro de 1997
assume como Prefeito o prof. Humberto de Campos, que mantém como comandante o Primeiro Tenente Paulo de Castro que nomeia como subcomandante Antônio Cândido Rosa. Com o falecimento do comandante Primeiro Tenente Paulo de Castro em agosto de 2000, assume o comando o subcomandante Antonio Candido Rosa.

Em janeiro de 2001 assume novamente como Prefeito o professor José Machado que designa para assumir o comando da Guarda Civil Antonio Ricardo Sanches e para subcomandante Mario Prudêncio Ramos.

Em janeiro de 2005 Barjas Negri é eleito como Prefeito e nomeia para assumir o comando da Guarda Civil Silas Romualdo, CAP EB R/1.

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Nenhum comentário:

Postar um comentário