quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Guarda Municipal de Dourados divulga Relatório de Atividades – Ano 2009

clip_image001

 

Guarda Municipal de Dourados – MS divulga relatório de Atividades do Ano 2009.

Analisando estatísticas do Setor Operacional da Guarda Municipal, foi verificado que de todos os serviços prestado pela Corporação, em torno de 85 % são serviços sociais de atendimentos diretamente a população, enquanto que o restante é de fato ocorrência considerada como serviço “policial”, com encaminhamento para outra unidade policial.

A corporação prestou serviços na Fiscalização e Preservação do Meio Ambiente, Fiscalização e Ordenamento de Trânsito, Segurança das Escolas através da Ronda Escolar, Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural, vigilância 24 horas por dia em Patrimônio Públicos Municipais e também na segurança da População Douradense com atendimento de ocorrência Policial.

A Guarda Municipal, através de sua Diretoria de Formação e Ensino, realizou mais de 350 Palestras sobre drogas, violência, normas de circulação e trânsito, nas escolas de Dourados, em setores Públicos e Privados de Dourados. Realizou também palestras nos municípios de Itaporã, Douradina, Caarapó, Laguna Caarapã.

Para o Comandante da GM, “Divaldo Machado de Menezes a Instituição esta no caminho certo e tem que cada vez mais ser especializada, para que assim possa sempre oferecer um serviço melhor para a comunidade Douradense”.

Ações Sociais e Preventivas da Guarda Municipal: Ações da GM no atendimento a população em Geral:

  1. Foram prestados 4.725 atendimentos a população douradense, sendo que, 962 atendimentos foram realizados diretamente em patrimônios públicos.
  2. Realizou 582 auxílios no trânsito como ordenamento de via, bloqueio de trânsito, blitz educativas, escolta/batedor de passeatas e carreatas
  1. Fizeram 358 transportes de pessoas necessitadas que pediram ajuda para serem encaminhadas para Hospitais da cidade, PAM, Casa da Acolhida, Viva-Mulher.
  1. Em relação ao Meio Ambiente foram realizadas 263 ações de fiscalização e preservação através do Pelotão Ambiental
  1. Estão registrados 246 ações de Policiamento Preventivos em eventos realizados na cidade.
  1. Foram 124 apoios a outras Instituições (PM, BM, PC, PF, Exército)
  1. Prestaram 40 apoios as equipes do SAMU.
  1. As equipes encaminharam 37 pessoas com problemas psicológicos para os hospitais
  1. Também foram registradas 35 ações da GM em invasões de terrenos públicos da Prefeitura Municipal

10. Em atendimentos ao Ministério Público, Defensoria Pública e ao Judiciário foram 16 atendimentos.

OCORRÊNCIAS POLICIAIS

Foram lavrados 553 Boletins de Ocorrências, onde as pessoas envolvidas são encaminhadas para o DEPAC, 2º Distrito Policial, Delegacia do Menor ou Conselho Tutelar. O local onde será finalizada a ocorrência depende de região em que o fato aconteceu e da idade dos envolvidos.

Entre as Ocorrências damos destaque para:

    • 88 pessoas detidas por conduzirem veículos embriagadas
    • 61 pessoas detidas por furto
    • 40 por perturbação do sossego
    • 39 por vias de fato
    • 23 por posse ou uso de entorpecentes
    • 21 por lesão corporal
    • 21 pessoas detidas com Mandado de Prisão em Aberto- foragidas da justiça (após adesão ao Sistema de Procedimentos Policiais Integrado e Informação Única- SIGO, em setembro – 2009
    • 13 casos de violência doméstica
    • 12 pessoas presas por porte ilegal de arma de fogo
    • 12 menores foram flagrados na direção de veículos
    • 11 pessoas presas por direção perigosa
    • 10 veículos furtados/roubados recuperados
    • 09 ocorrências de violação a domicílio
    • 08 pessoas presas detidas por Roubo
    • 08 por danos ao patrimônio público
    • 08 por tráfico de Drogas (Em 2009 foram apreendidos mais de 150 kg de maconha, como vários papelotes de crack, pasta base, haxixe, e até mesmo medicamentos irregulares como apreensão de 100 comprimidos de Pramil trazidos do Pais vizinho.
    • 05 pessoas detidas por fornecer bebida a menores

RONDA ESCOLAR

São atendidas diariamente cerca de 55 escolas de Dourados –MS, com visitas da GM, nos três períodos de aula.

No ano de 2009 houve a implantação de um novo modelo de ronda escolar, após a participação de diretores numa reunião com a Guarda Municipal, antes do início do ano letivo foram estabelecidas novas formas para o atendimento da Comunidade Escolar, através de um serviço que vem sendo desenvolvido pela GM desde 1997, Programa RONDA ESCOLAR é atualmente uma das funções principais da GM. E dentro deste conceito que a instituição colaborou com os seguintes serviços:

1. Realizou 11.842 visitas escolares um aumento em 58 % em relação a 2008

2. Foram lavrados 1.191 Boletins de Atendimentos, a fim de auxiliar as escolas na resolução pacífica do conflito, principalmente desenvolvendo ações de prevenção a violência escolar. Um aumento de 88 % na resolução dos conflitos dentro da escola.

3. Lavrou 118 Boletins de Ocorrências (crime/ ato infracional) em ações preventivas nas escolas, encaminhando as pessoas envolvidas para delegacia ou Conselho Tutelar. Devido à presença mais constante dos Guardas Municipais nas escolas, a instituição esteve mais próxima das ocorrências podendo resolvê-las prontamente. Um aumento de 40 % nas ocorrências.

4. Atendeu 192 ofícios recebidos das escolas. Referente a ações preventivas em eventos escolares ou qualquer outro tipo de auxílio que a GMD possa prestar a escola.

5. Entre Todos os atendimentos da Guarda Municipal nas escolas, entre Rondas Escolares, Boletins de Atendimentos e Boletins de Ocorrências foram realizados 13.151 procedimentos juntos as escolas de Dourados, um aumento de 60 % nos atendimentos as escolas.

A Guarda Municipal também desenvolveu diversas ações preventivas, como a realização de palestras em escolas e empresas de Dourados, além de participação em municípios vizinhos, com os seguintes temas:

Corrupção e ética, atitude e valores; Danos ao Patrimônio Público e Alheio; Prevenção ao Uso de Drogas; Direção Defensiva e Prevenção aos Acidentes de Trânsito; Relações interpessoais; Violência escolar; Preservação do meio ambiente, etc. Foram realizadas em 2009 300 palestras.

Todos esses dados podem ser mais detalhados caso desejar entrar em contato com a Guarda Municipal de Dourados-MS, na Diretoria de Operações. Falar com o Diretor Operacional- Sup. GM-Ferreira ou GM 1ª Classe - Sérgio Mondadori (Gestor do Banco de dados e Estatísticas da GMD).

Fones: 67-3424-2309 ou 3424-8894

Nenhum comentário:

Postar um comentário