quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Guarda Municipal se reúne em Feira, para discutir novas propostas

Visando modificar a cultura do agente público de segurança municipal, no que diz respeito às questões profissionais atribuídas à Guarda Municipal, o secretário de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos, Mizael Freitas de Santana, esteve em reunião com a classe na manhã desta quarta-feira (6), no Auditório da Secretaria de Saúde, para expor as novas propostas.
Também foram abordados os investimentos que serão empreendidos pelo Governo Municipal para capacitação, reaparelhamento e melhor incentivo aos agentes da Guarda, para a execução de ações voltadas à redução da violência.
Segundo o secretário, os guardas têm uma cultura de agentes de portaria, o que, na verdade, não é a real função competente à categoria. “Constituintemente falando, eles são agentes de segurança para a proteção das pessoas que utilizam os equipamentos municipais, a exemplo da Estação de Transbordo, praças, instituições de saúde, ensino e demais instalações pertencentes ao Poder Público”, explica.
As mudanças na funcionalidade profissional dos guardas são, ainda, meios de preparação para atender as diversas ações de segurança na cidade, que serão desenvolvidas pelo Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), do Governo Federal, em parceria com o Governo Municipal, através da Secretaria de Prevenção à Violência.
Para o comandante da Guarda Municipal, Janilson de Oliveira Vitório, as alterações são bastante positivas, à medida que a idéia do “papel de porteiro” vai ser desmistificada. “A nossa Guarda tinha uma cultura distorcida da sua verdadeira função profissional”, frisa.
“Nós, profissionais, nos sentimos mais valorizados, onde a administração do Governo Tarcízio Pimenta tem sido democrática conosco e, pela primeira vez, um secretário nos atende e nos estima como agentes de segurança pública”, completa o presidente da Associação da Guarda Municipal, Marcos Vinícius Alves.
Um novo encontro para abordar novamento o assunto acontece na manhã de quinta-feira (07), no mesmo local, com os demais guardas que, por estarem em atividade nesta quarta, não puderam comparecer. Ao todo, são 204 profissionais da área que atuam em Feira de Santana.
fonte: Jornal Feira Hoje
--
Postado por GCM Guilherme no Blog do GCM Guilherme em 1/07/2010 07:24:00 AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário