quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

SJP inicia formação de novos guardas municipais com ênfase na prevenção

Coordenadora geral de Ações de Prevenção e Segurança Pública do Ministério da Justiça, Cristina Gross Villanova, e Secretário Municipal de Segurnaça, Marcelo Jugend. Foto: Prefeitura de SJP

A Prefeitura de São José dos Pinhais inicia nesta segunda-feira (18) o Curso de Formação Técnico Profissional para os 36 recém-nomeados guardas municipais. A aula inaugural, a ser realizada no plenário da Câmara Municipal, estará a cargo da coordenadora geral de Ações de Prevenção e Segurança Pública do Ministério da Justiça, Cristina Gross Villanova.
A carga horária do curso de formação será de 700 horas/aula, com previsão de encerramento em 31 de maio próximo. Após a conclusão do curso os guardas municipais irão reforçar o contingente da instituição nas ruas.
O curso destaca a importância da prevenção e do respeito aos direitos humanos. “Montamos um curso alicerçado nos eixos ético, técnico, humano e legal que, juntos, darão sustentação para o exercício da função de guarda municipal”, afirma o secretário municipal de Segurança, Marcelo Jugend. “A nossa proposta de ensino se sustenta no binômio da competência profissional e no respeito dos direitos humanos”.
“A gestão da Segurança Pública em São José dos Pinhais merece destaque nacional pelo modelo diferenciado que está sendo colocado em prática”, afirmou Cristina Gross Villanova. “É uma gestão que atende a complexidade da área da Segurança, levando em conta a necessidade da atuação conjunta com as áreas estratégicas como as da Saúde, Educação e Cultura”.

Cristina ressaltou a importância do curso em questão estar em conformidade com a padronização nacional para a formação de novos guardas municipais, de acordo com a Matriz Curricular Nacional da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça. “Também merece destaque o fato de as características do próprio município fazerem parte do rol das informações que os novos agentes vão receber”, disse Cristina.

De acordo com a Matriz Curricular Nacional para Formação das Guardas Municipais, os seguintes temas deverão ser ministrados durante o curso: Ética, Cidadania, Direitos Humanos e Segurança Pública; Sociedade, sua organização de poder e a Segurança Pública; o indivíduo como sujeito e suas interações no contexto da Segurança Pública e Diversidade, Conflitos e Segurança Pública.
“Queremos um guarda municipal capaz de executar sua missão de protagonista da segurança e da defesa social, agindo como um educador capaz de difundir padrões éticos e morais”, destacou Marcelo Jugend. “O novo agente deve ser modelo referencial para a população; protetor e promotor dos direitos humanos e um profissional competente para prevenir o crime e a desordem”.

Retirado de: http://agoraparana.uol.com.br/index.php/cidade/sao-jose-dos-pinhais/586-sjp-inicia-formacao-de-novos-guardas-municipais-com-enfase-na-prevencao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário