segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Vitória: Guarda Municipal decide entrar em greve neste sábado

Os agentes de trânsito e de segurança comunitária da Guarda Municipal de Vitória decidiram entrar em greve a partir deste sábado (13). Apenas 30% do efetivo está nas ruas nesta manhã e não há prazo para que os agentes voltem ao trabalho. O presidente do sindicato dos agentes de trânsito e guardas municipais do Espírito Santo, Eromildo Cruz, disse que todos os agentes escalados para este sábado foram ao trabalho. "Todos vieram trabalhar, mas só foi pra rua 30% do efetivo. Os demais estão na sede da Guarda Municipal de Vitória, na ilha de Santa Maria. Estamos aqui reunidos para fazer reuniões permanentes e avaliar a estratégia do movimento", disse.
Veja a reportagem da TV Gazeta
Segundo Eromildo Cruz, os agentes não retornam ao trabalho enquanto a prefeitura não chamar a categoria para apresentar uma contraproposta. "A nossa intenção é prestar um serviço de qualidade a população, mas precisamos ter qualidade também para trabalhar. Por isso, a greve é por tempo indeterminado. Nós estamos aguardamos que a prefeitura se pronuncie, nos chame para conversar e apresente uma contraproposta para que a gente se motive a retornar ao trabalho", disse.
Os agentes de trânsito e de segurança comunitária querem a unificação do tratamento dado as duas classes profisionais. Segundo a categoria, o índice de gratificação de risco de vida (que equivale a 20% do salário) está congelado há quatro anos e eles querem que seja de 150%. Segundo o sindicato, a Guarda Municipal de Vitória desempenha um papel de polícia e, se comparado ao atual salário base de um soldado da PM, a defasagem salarial chega a 50%.
Prefeitura
O secretário de Segurança Urbana de Vitória, João José Sana, garantiu que a população de Vitória pode ficar despreocupada com a segurança da cidade durante o carnaval. A Prefeitura de Vitória pediu apoio à Polícia Militar e também à Secretaria de Segurança Pública do Estado.
"Nós conversamos com a Polícia Militar e pedimos que a corporação ajude em virtude desta decisão da Guarda Municipal. Estou aguardando uma resposta também do secretário Rodney Miranda para ajudar na segurança da cidade. E além disso, estamos pedindo à nossa chefia na Guarda para sensibilizar os trabalhadores sobre a inadequação da greve neste momento".
Sobre as reivindicações, o secretário afirmou que a prefeitura não tem condições de atender à questão salarial. "Não podemos atender economicamente agora. Portanto apelamos para que não haja essa greve agora. Nós não podemos deixar de atender à população", disse o secretário.
Publicado em GAZETA ONLINE
--
Postado por GCM Guilherme no Blog do GCM Guilherme em 2/13/2010 11:10:00 PM

Nenhum comentário:

Postar um comentário