quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Volta Redonda: Guarda Municipal comemora 55 anos

Os 55 anos da Guarda Municipal foram comemorados na manhã de ontem com um café preparado para o efetivo na sede da corporação. Segundo o major Luiz Henrique Barbosa, que completou um ano na direção da Guarda Municipal, a comemoração foi singela e rápida, para não atrapalhar o andamento dos trabalhos. Além do café foi realizado um torneio de futebol.
De acordo com o major, em 2009 a guarda recebeu vários investimentos do Poder Público em equipamentos e capacitação, como as novas viaturas, o quiosque da Beira Rio, onde foi implantada a patrulha de bicicleta. Por meio da parceria com o Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública, do qual fazem parte 13 municípios da região, o efetivo pode ter acesso a programas do governo federal, como o Bolsa Formação, que além de incentivar os guardas a investirem em capacitação vai fornecer aos inscritos uma bolsa de R$ 400.
Para o segundo semestre de 2010 estão programados novos investimentos e aquisição de equipamentos que ajudarão a corporação a melhor desenvolver os trabalhos, como um novo modelo de uniforme, a aquisição de um trailer que servirá de cabine itinerante e auxiliará a guarda na segurança de grandes eventos. A implantação de uma academia de ginástica vai melhorar o condicionamento físico dos guardas.
Existem projetos também para a aquisição de armas não-letais. “Já pedimos ao Ministério do Exército a autorização para adquirir armas não-letais como, por exemplo, spray de pimenta, e estamos aguardando a autorização. Não é que vamos usá-las, é que para fazer uma boa segurança temos que estar preparados para intervir numa briga de torcidas no estádio, por exemplo”, explicou o major.
Quanto ao porte de arma, ele ressaltou que a guarda já está fazendo um curso fornecido pelo 28º Batalhão de Polícia Militar e aguarda a autorização da Polícia Federal para que possa adquirir pistolas 180 milímetros.
Um grande avanço na segurança pública da cidade, na opinião do major, virá com a implantação do Centro Integrado de Segurança Pública (Ciosp), que unificará o sistema de comunicação entre as Polícias Civil e Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. A central será equipada com o uso de novas tecnologias na área da informática e comunicação e funcionará na Rodoviária Prefeito Francisco Torres, no mesmo lugar onde já funciona o Centro de Controle de Trânsito da cidade.
A voz da Cidade
--
Postado por GCM Guilherme no Blog do GCM Guilherme em 2/10/2010 06:31:00 AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário