segunda-feira, 8 de março de 2010

NOTÍCIAS DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL-RP Nº 03/ 2010

Segue abaixo o Boletim Informativo nº 03/2010 - Notícias da Guarda Civil Municipal de Ribeirão Preto, que tem por finalidade dar total transparência às ações da GCM e ressaltar os bons serviços prestados à nossa estimada população.
A publicidade de nossas ações e o amplo acesso dos GCM´s e municípes à Administração da Instituição tem sido um dos mecanismos basilares para alcançarmos o objetivo de bem servir a comunidade. Diante disto,toda crítica e sugestão serão bem vindas e criteriosamente analisadas em prol do aprimoramento do atendimento aos municípes, proteção do patrimônio público, valorização da categoria e colaboração para a preservação da paz social.
Saudações
André Luiz Tavares
Superintendente

Guarda Civil Municipal-RP
Acompanhe o dia a dia do Superintendente da GCM-RP acessando: http://twitter.com/GCMAndreTavares
Site oficial da GCM-RP: http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/guarda/i23principal.php
Meu blog: http://gcmandretavares.blogspot.com/
Site oficial GCM-RP: http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/guarda/i23principal.php
Meu ://gcmandretavares.blogspot.com/                          
Meu twitter: http://twitter.com/GCMAndreTavares

NOTÍCIAS DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL

                 RIBEIRÃO PRETO/SP                

               BOLETIM INFORMATIVO GCM-RP 03/2010              

domingo, 7 de março de 2010

FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Mulher...

Que traz beleza e luz aos dias mais difíceis

Que divide sua alma em duas

Para carregar tamanha sensibilidade e força

Que ganha o mundo com sua coragem

Que traz paixão no olhar

Mulher,

Que luta pelos seus ideais,

Que dá a vida pela sua família

Mulher

Que ama incondicionalmente

Que se arruma, se perfuma

Que vence o cansaço

Mulher,

Que chora e que ri

Mulher que sonha...

Tantas Mulheres, belezas únicas, vivas,

Cheias de mistérios e encanto!

Mulheres que deveriam ser lembradas,amadas, admiradas todos os dias...

Para você, Mulher tão especial...

Feliz Dia Internacional da Mulher

São os sinceros votos de

André Tavares

Superintendente GCM-RP

http://www.belasmensagens.com.br/dia-da-mulher/feliz-dia-internacional-da-mulher-421.html

GUARDA CIVIL MUNICIPAL PARTICIPA DE AÇÕES DA PREFEITURA DE RIBEIRÃO PRETO PARA COMBATER A DENGUE

Liminar permite que Agentes de Controle de Vetores entrem em casa e borracharia para retirar entulhos

Dez agentes da Divisão de Controle de Vetores, um oficial de Justiça, duas viaturas da Guarda Municipal e um chaveiro participaram da operação que retirou um caminhão de entulhos de uma residência no Ipiranga

Uma equipe formada por dez profissionais da Divisão de Controle de Vetores conseguiu, por meio de uma liminar, entrar em uma residência na Travessa São Mateus, no Ipiranga, onde foram encontradas centenas de quilos de entulhos e material reciclável que a dona da casa tem como hábito juntar.
O trabalho começou às 9h30 desta quinta-feira e a equipe não conseguiu finalizar a operação porque o caminhão, cedido pela Secretaria de Infraestrutura, ficou lotado e teve que levar o material para o aterro sanitário. A operação, que foi feita sem a presença da dona da casa, que não reside no local, só termina nessa sexta-feira, dia 5 de março, quando as equipes retornam a casa.
No local os agentes encontraram inúmeros escorpiões, baratas e um foco com muitas larvas do mosquito transmissor da dengue, no vaso sanitário do banheiro.
Segundo a chefe da Divisão de Controle de Vetores, que acompanhou toda a operação, Cristina O’Grady Lima, esse local tem sido um problema há muito tempo. “Já fizemos a visita com a presença da dona da casa que não permitiu que entrássemos além da garagem, mas agora entramos em todos os cômodos com o apoio da justiça e estamos estarrecidos com a quantidade de entulho, larvas, escorpiões e baratas”, disse.
A chefe do Controle de Vetores afirmou que em Ribeirão Preto existem cerca de 500 locais, regiões com índices altos de infestação e que em toda a cidade são cerca de mil imóveis como este da Travessa São Mateus.
Fonte: http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/index.html

REDE INFOSEG NA GCM DE RIBEIRÃO PRETO

A GCM de Ribeirão Preto passou a fazer parte do seleto grupo de pouco mais de 30 municípios em todo o Estado de São Paulo que operam o Sistema Infoseg.

A Guarda Civil Municipal implantou nesta quinta-feira, dia 4 de fevereiro, um novo sistema de informatização de dados, chamado Rede Infoseg, que vai otimizar o trabalho da Guarda Municipal. Com o serviço, a corporação passa a obter dados relacionados à segurança de pessoas e veículos com informações em âmbito nacional, fato que contribuirá com o trabalho de defesa dos prédios e patrimônios públicos, bem como colaborar na manutenção da paz social.

Segundo Lidiana Standoro, superintendente interina da Guarda Civil Municipal, este sistema informatizado de dados vai contribuir diretamente com o trabalho de defesa dos patrimônios públicos e também nas rondas noturnas e diurnas quando houver algum caso suspeito. “Um exemplo disso pode acontecer durante as vigias em escolas. Caso a Guarda Municipal perceba a presença de algum veículo ou indivíduo que esteja circulando na área de forma suspeita, o sistema fornecerá as informações com dados atualizados sobre os considerados suspeitos”, afirma Lidiana Standoro.

A rede Infoseg - Tem por objetivo a integração das informações de Segurança Pública, Justiça e Fiscalização, como dados de inquéritos, processos, de armas de fogo, de veículos, de condutores, de mandados de prisão, dentre outros entre todas as Unidades da Federação e Órgãos Federais. Por meio da internet a rede disponibiliza, acessar informações básicas de indivíduos, bem como a integração com qualquer tipo sistema, como é o caso das informações de veículos, condutores e armas, facilitando o trabalho dos profissionais de segurança pública e demais áreas.

Vale ressaltar que a implantação da rede Infoseg, foi uma das pautas abordadas durante a 1ª Reunião Regional de Comandantes das Guardas Civis Municipais, realizada no dia 10 de fevereiro, no Salão Nobre do Palácio Rio Branco, e que contou com a participação da prefeita Dárcy Vera e de 20 municípios da região buscando a adequação da Guarda com o melhoramento da qualidade das ações da corporação junto à comunidade e em defesa do patrimônio público.

PATRULHAMENTO CICLÍSTICO DA GCM-RP IMPEDE FURTO NA ÁREA CENTRAL DE RIBEIRÃO PRETO

No dia 04 de março de 2010, por volta das 10:30 h, a dupla de patrulhamento ciclístico da Guarda Civil Municipal de Ribeirão Preto estava na área central, quando foi solicitada pela funcionária de uma loja de vestuários, localizada na Rua Visconde de Inhauma, a qual informou que um indivíduo havia adentrado na loja e colocado uma calça jeans dentro de uma mochila e saído sem pagar. De imediato os patrulheiros da GCM foram até o local dos fatos e conseguiram abordar, dar voz de prisão em flagrante ao meliante e conduzi-lo ao Distrito Policial.

O patrulhamento ciclístico da GCM foi implantado em março de 2009, pela atual Administração, com o objetivo de proporcionar maior segurança à população, bem como manter a filosofia da Guarda Civil Municipal de se aproximar da comunidade.

ACUSADO DE ESTUPRO É PRESO EM FLAGRANTE PELA GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PRETO

Foto publicada no Jornal A CIDADE

No dia 04 de março de 2010, por volta das 14:15 h, em patrulhamento pela área central de Ribeirão Preto, a guarnição da VTR ROMU foi solicitada por populares informando que uma mulher estava chorando no interior de uma casa abandonada, localizada à rua Visconde de Inhauma, 241. De imediato se dirigiram ao local e encontraram a vítima, que relatou ter sido estuprada por um rapaz moreno claro, baixo, com cabelos grisalhos, vestindo camiseta e bermudas pretas. A vítima foi levada ao Pronto Socorro, e em diligências, o indiciado foi localizado pelos GCM´s e reconhecido pela vítima. Diante disto, o acusado foi encaminhado ao Distrito Policial, onde a autoridade competente ratificou a prisão em flagrante feita pelos GCM´s.
Parabéns aos GCM´s, que demonstraram profissionalismo e prestaram relevante serviço à população, retirando de circulação mais um transgressor da legislação penal, da moral e dos bons costumes.

GCM-RP ATUA EM DESOCUPAÇÃO DE ÁREA PÚBLICA

No dia 02 de março de 2010 a Guarda Civil Municipal de Ribeirão Preto em parceria com a Fiscalização Geral impediu a construção de imóveis em área pública municipal, localizada na zona norte da cidade e conhecida como Favela do Canto do Sapo.

GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PRETO CONTRATA NOVOS GCM´S

A Guarda Civil Municipal iniciará nas próximas semanas o Curso de Formação de 24 novos GCM´s e paralelamente a isso já está selecionando mais 26 candidatos (2ª Turma de 2010), que também serão contratados ainda este ano.

Diante disto, a GCM-RP realizou neste domingo, dia 28 de fevereiro, a 2ª fase do Concurso Público para Guarda Municipal, o TAF – (Teste de Aptidão Física). Foram convocados para participar desta segunda fase, os 151 candidatos remanescentes do concurso realizado em novembro de 2007. A prova física foi realizada no Campus da USP-CEFER, na área/pista para exercícios físicos.

Aumento do efetivo da Guarda Civil Municipal - É um dos compromissos da prefeita Dárcy Vera junto à população. Estes guardas, após exames físicos, passarão pelas fases de exames psicológico e médico, além do processo de treinamento de três meses de formação, sendo selecionados mais 26 membros que completarão as vagas restantes (dos 24 iniciais) e somarão no total 50 novas contratações neste governo.
Desde 2002 a Prefeitura de Ribeirão Preto não realizava contratações. Essa medida vem completar o quadro de guardas municipais, somando um efetivo de 242 guardas.

ELEIÇÕES DA ASSOCIAÇÃO DOS GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS DE RIBEIRÃO PRETO
Inédito: pela 1ª vez a Entidade será dirigida por uma Mulher
No dia 26 de fevereiro de 2010, realizou-se a eleição da nova Diretoria da Associação dos Guardas Civis Municipais de Ribeirão Preto, que teve a GCMF Janaína encabeçando a única chapa do pleito.
Desta forma, a partir de agora a GCMF Janaína e a nova Presidente da AGCM-RP, tornando-se a 1ª mulher a dirigir a Entidade.
A atual Presidente da AGCM-RP ingressou na Guarda Civil Municipal em julho de 1996 e já cumpriu diversas escalas de trabalho . É formada em Gestão Ambiental e atualmente presta serviços na patrulha ambiental da GCM. Dotada de carisma é bem quista por todos e demonstra profundo amor pela Instituição.
A nova Diretoria desejamos sucesso nesse novo desafio que se inicia.
A prefeita de Ribeirão Preto Dárcy Vera, participou na tarde desta quinta-feira, dia 25 de fevereiro, de Seminário realizado no auditório do Ministério Público (Rua Oto Benz, 1070) em Ribeirão Preto, visando à apresentação do Pronasci - Programa Nacional de Segurança com Cidadania, do Ministério da Justiça. O programa consta de um conjunto de 94 projetos e programas que formam a principal vitrine do Governo Federal para enfrentar a violência urbana no País, reduzindo os índices de criminalidade.
O Seminário Pronasci – Educação, Cultura e Estratégias para Segurança com Cidadania organizado pelo Observatório do Livro e da Leitura, Prefeitura de Ribeirão Preto, Promotorias de Justiça Cível e Criminal, Organização dos Advogados do Brasil (OAB) e apoio do Ministério da Justiça, trouxe a Ribeirão Preto o secretário-executivo do Programa Nacional de Segurança com Cidadania, do Ministério da Justiça, Ronaldo Teixeira, prefeitos de vários municípios da região, autoridades da área de segurança e líderes comunitários.
A prefeita Dárcy Vera esclareceu aos participantes que, desde o ano passado a Administração já encaminhou um projeto de segurança pública ao Pronasci, uma das áreas também contempladas pelo programa. “Nosso projeto já tramita pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça.Nossa intenção é promover mais segurança com tecnologia e modernidade para garantir a segurança do cidadão ribeirão-pretano”, disse a prefeita de Ribeirão Preto.
Dárcy também afirmou que: “Até então o Pronasci só atendia municípios acima de 200 mil habitantes. Atualmente elaboraremos um trabalho regional que atenda a demanda de segurança pública na região, onde os municípios possam ser beneficiados com ações que resultem em educação, cultura, e estratégias para segurança com cidadania”, ressaltou a prefeita.
No evento também foi proposto pelos organizadores que as cidades da região criem um consórcio intermunicipal para passar a receber, imediatamente, recursos do Pronasci. Esses recursos a fundo perdido vão desde investimentos diretos na melhoria do policiamento e dos órgãos de segurança ou financiamento da casa própria para os servidores desta área até reformas de praças, iluminação, videomonitoramento e bolsas para mulheres e jovens atuarem em projetos de educação, cultura e cidadania em suas comunidades.
O secretário Ronaldo Teixeira destacou que foi fundamental a presença e disponibilidade da prefeita, revelando seu comprometimento com este trabalho que articula segurança pública e ações sociais.
PROJETOS DE MODERNIZAÇÃO DA GCM RIBEIRÃO PRETO
Seguindo a tendência da atual Administração de modernização, aprimoramento dos serviços prestados à população e valorização dos servidores a Guarda Civil Municipal tem investido em melhorias em sua Sede. Primeiro, foi a refoma do vestiário masculino (fotos 3 e 4), que não oferecia condições adequadas. Depois melhoramos todo o sistema de iluminação da Base GCM e elaboramos, através do GCM Adalberto, o Projeto de Modernização da Central de Atendimento, Despachos e Monitoramento da GCM que em breve terá as obras iniciadas. Agora estamos elaborando o projeto de modernização do Setor de Escala (fotos 1 e 2).
Paralelamente, iniciaremos o curso de formação de novos GCM´s e também os procedimentos licitatórios para aquisições de viaturas e equipamentos.
Setor de Escala
Vestiário Masculino
PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DO CAD - GCM Ribeirão Preto
No dia 11 de fevereiro de 2010 o GCM 1ª Classe Adalberto apresentou o Projeto de Modernização da Central de Atendimentos e Despachos da Guarda Civil Municipal de Ribeirão Preto ao Superintendente GCM André Tavares, Diretora Operacional GCMF Lidiana, Diretora Administrativa GCMF Leocádia, Chefe Operacional GCM Elias e Chefe de Treinamento GCM Matiello.
Seguindo orientação da Prefeita Dárcy Vera no sentido de aprimorar os serviços prestados à população por meio de recursos tecnologicos (Projeto Ribeirão Digital) a Guarda Civil Municipal tem ampliado suas atuações utilizando-se da tecnologia. Recentemente passou a monitorar eletrônicamente as unidades de saúde através de 70 (setenta) câmeras e agora também passará a utilizar o sistema de consultas Infoseg, tais avanços exigem a adequação de nossa central de atendimento à modernidade e teremos a felicidade de realizar esse sonho de todos os GCM´s e assim prestar serviços de excelência à população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário