segunda-feira, 26 de abril de 2010

GCM intensifica patrulhamento na Praça da Sé


A Praça da Sé é um dos espaços públicos mais importantes da cidade, pelo seu valor histórico e cultural, sendo referência para o turismo nacional e internacional, preenchendo todos os requisitos estabelecidos para priorização das ações da Guarda Civil Metropolitana, como o circuito das autoridades, circuito do turismo, circuito dos locais de grande afluxo de pessoas e veículos e o circuito dos pontos quentes da vulnerabilidade.
Oitenta Guardas Civis Metropolitanos, divididos em turnos, atuam de forma integrada durante 24 horas na região da Praça da Sé com a utilização de viaturas, Base Comunitária Móvel, bicicletas, motos e cães .
Parte dos GCMs que atuam na região ja receberam capacitação para atendimento em outros idiomas: inglês e espanhol, e libras (linguagem utilizada com deficientes auditivos) que está sendo extendido a toda a equipe. Treinamento especial é oferecido ao efetivo também para lidar com as pessoas em situação de vulnerabilidade.
Dos trabalhos executados pela GCM, destacam os Programas de Proteção a Pessoas em Situação de Risco, de proteção ao Patrimonio, o control do Espaço Público e Fiscalização do Comércio Ambulante.
Nos meses (fevereiro e março), por exemplo a GCM orientou 11.704 turistas, forneceu 124.578 informações ao público, fez a abordagem a 26.669 pessoas em situação de risco orientando-as para uso adequado daquele espaço, tendo encaminhando diretamente 239 destas para atendimento médico e/ou social, sem contar as encaminhadas em articulação com a Assistencia Social, que instalou nas proximidades, no inicio do Parque D.Pedro, um espaço para banho, sanitarios, entretenimento, orientação social e descanço. A GCM apreendeu neste mesmo periodo 2.110 produtos irregulares, atendeu 575 ocorrências transmitidas pela Central de Telecomunicações (CETEL)/SMSU, além de 46 ações de apoio aos diversos órgãos da administração municipal, incluindo as equipes de limpeza e manutenção.
Destaca-se a atuação, através de procedimentos padronizados, na abordagem e encaminhamento de crianças e adolescentes em Situação de Risco, em conformidade com as determinações legais vigentes e as diretrizes do Gabinete de Segurança e da Secretaria Municipal de Segurança Urbana – SMSU, observadas as políticas publicas setoriais, particularmente da Assistência e Desenvolvimento Social, voltadas à identificação, abordagem e encaminhamento social de crianças em situação de risco em especial crianças e adolescentes em situação de rua; em situação de drogadição; em situação de violência, abuso e exploração sexual ou econômica; em situação de trabalho infantil; em prática de ato infracional; em conflito com a lei.
As abordagens resultaram no encaminhamento de 337 crianças e adolescentes em situação de risco ao AMA-SÉ,CREAS, CRECA,CONSELHO TUTELAR, RESIDÊNCIA e CLINICAS TERAPÊUTICAS.
Para este resultado, a Guarda contou com um serviço integrado à Rede de Proteção Social, formada pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU), Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Secretaria Municipal de Participação e Parceria (SMPP), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Subprefeituras, Conselho Tutelar, Conselhos Comunitários de Segurança (CONSEGs), SAMU, Policias Civil e Militar, Subprefeitura da Sé e organizações sociais, objetivando o encaminhamento específico e adequado para cada caso.
Para o chefe da Inspetoria e responsável pelos trabalhos desenvolvidos pela Guarda Civil Metropolitana no local, Inspetor Eliazer Rodella, este levantamento é de extrema importância porque por meio dele os problemas serão identificados e, assim, a GCM pode atuar de maneira pontual e eficaz. "Conhecendo a área podemos propor ações para restabelecer a sensação de segurança, ademais, onde há segurança há vida", complementa o Inspetor.
Para o Secretário de Segurança Urbana, Edsom Ortega, “este é um importante trabalho que beneficia toda a cidade de São Paulo, inclusive com o apoio das Polícias Civil e Militar para o combatem aos casos de furtos e roubos e também à venda de produtos irregulares e falsificados”, reforça o secretário.
A Catedral Metropolitana de São Paulo, localizada na Praça da Sé, é um dos patrimônios históricos representativos da cidade e um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. No local, circulam em média dois milhões e meio de pessoas por dia. De acordo com o Cônego da Catedral, Walter Caldeira, as ações realizadas pela corporação, de modo particular, pela Base Comunitária Móvel , têm prestado relevantes serviços à coletividade do centro da cidade, especificamente na Sé. "Com a presença da GCM o ambiente está completamente modificado", diz o Cônego. Já nao se ve os acampamentos que antes existiam diariamente, nem as pessoas tomando banho e lavando roupas no chafariz. Os Guardas orientam as alternativas de atendimento social existententes nas proximidades inclusive para cadastro em programas da secretaria do trabalho.
A GCM ainda conta com a Central de Telecomunicações (CETEL), o telefone 153 é o canal de comunicação da sociedade civil com a corporação. Por meio do videomonitoramento, os Guardas recebem as informações sobre os casos do momento e atua com eficiência, com pronta resposta, contribuindo para a redução de furtos, roubos e vandalismo na regiao.
A participação da comunidade que vive na região tem sido muito importante para o aprimoramento dos trabalhos da GCM, da subprefeitura da Sé e seus parceiros que preve a adoção de varias medidas complementares que vao contribuir para um ambiente cada vez mais seguro.
Texto: Gláucia Arboleya
Fotos: Guty
GCM Barbosa com cão bruce GCM Edson com cão Matrix
.

Pedro Paulo CANIL GUARDA CIVIL DE SÃO PAULO

Um comentário:

  1. Sendo um dos maiores catões postais da cidade,não deveria deixar de obter nosso policiamento,que embora carente de efetivo não deixa de ser de qualidade....Parabéns à todas equipes envolvidas:IOPE,Canil e Inspetoria de Área...

    ResponderExcluir