segunda-feira, 26 de abril de 2010

Polícia Civil de Taboão da Serra investe em tecnologia contra a criminalidade

Uma nova arma contra a criminalidade está sendo colocada em prática na delegacia de Taboão da Serra. Inovadora, pioneira e totalmente desenvolvida pelos investigadores da cidade, a tecnologia promete endurecer a vida da bandidagem. Aliando ferramentas disponíveis na Internet e a experiência dos policiais, uma vasta rede de informações está ajudando a prender criminosos e procurados pela justiça.
A nova ferramenta é simples, por isso mesmo genial. Um banco de imagem com mais de 10 mil criminosos que tiveram passagens nos últimos oito anos está disponível para consulta dos investigadores de Taboão, Embu e Itapecerica. Além da foto, a polícia cadastrou informações físicas de cada suspeito, a área onde os crimes aconteceram e também a “modalidade” de crime que cada bandido costuma praticar.
Foto: Eduardo Toledo

Investigador consulta banco de dados on-line: inovação e tecnologia
Essas informações já levaram o reconhecimento de pelo menos 15 acusados. O casal que matou um taxista no Pq. Laguna e de integrantes da quadrilha que ameaçava amputar os dedos das vítimas foram reconhecidos através do cruzamento de informações e dados do novo sistema.
Para o investigador Ivan Toom, responsável pela implantação do sistema, essa ferramenta auxilia em vários aspectos a investigação dos crimes na região. “Quando a vítima vai até a delegacia, ela dá as características dos acusados e já temos uma pré-seleção dos possíveis suspeitos”, diz.
Uma vítima de seqüestro relâmpago, que pediu para não ser identificada, afirmou que pensou em não registrar Boletim de Ocorrência, mas quando se deparou com o sistema implantado na delegacia de Taboão, se sentiu mais tranquila. “É incrível, parece coisa de cinema, mas está disponível para nós. Acho que essa tecnologia vai ajudar a identificação de muitos assaltantes”.
O investimento em inteligência é uma das prioridades do Governo do Estado. As inovações da delegacia de Taboão da Serra podem ser “exportadas” para outras cidades. O custo é baixo, com apenas uma máquina digital, um scanner, um computador e um monitor de 42 polegadas, o sistema é implatado. Todos os softwares usados são de graça e estão disponíveis na web.
O delegado titular de Taboão da Serra, Dr. Gilson Campinas, é um dos maiores incentivadores da ferramenta. O chefe dos investigadores, Peniche, também acredita que a tecnologia é uma arma importante contra o crime. “Estamos apenas começando, em pouco tempo teremos um banco de dados on-line que ajudará muito nas investigações”, disse.
Ainda embrionário, o sistema promete dezenas de melhorias. Em breve, os policiais poderão acessar o banco de dados na rua, através de celulares com a tecnologia 3G. A delegacia de Taboão trabalha agora no cruzamento de informações com o Google Maps. Cada crime registrado pela delegacia ganhará um ícone no serviço, facilitando a estatística de todas as ocorrências.
Ivan Toom dá um exemplo prático. Uma dupla que usa uma moto vermelha para a saidinha de banco (quando os bandidos roubam os clientes que sacaram dinheiro) já está sendo monitorada pela polícia. Essas informações são passadas para todos os policiais, inclusive a Polícia Militar e a GCM.
Apesar de nova, a ferramenta promete grandes avanços na investigação de crimes e também na prevenção. A cada dia que passa, fica mais claro que a informação e a inteligência é a melhor arma para o combate a criminalidade.

Retirado de: http://www.otaboanense.com.br/noticia/2316/pol%C3%ADcia-civil-de-tabo%C3%A3o-da-serra-investe-em-tecnologia-contra-a-criminalidade/

Nenhum comentário:

Postar um comentário