domingo, 11 de abril de 2010

Número de homicídios cai 38% nos últimos 10 anos em Taboão da Serra

homicidio.JPG

Taboão conseguiu reduzir taxa de homicídio após implantar várias políticas públicas

A Secretaria Estadual de Segurança Pública divulgou nesta semana um estudo sobre violência a partir das ocorrências policiais registradas em todo o Estado de São Paulo.  Em Taboão da Serra, o número de assassinatos anuais que chegou a 48,94 para cada 100 mil pessoas, em 1999, caiu para 8,87, o ano passado. Esta é uma das taxas mais baixas em todo o Estado de São Paulo e coloca o município no mesmo nível dos países desenvolvidos – de 10 homicídios dolosos por grupo de 100 mil habitantes.
Para o Prefeito Evilásio Farias os investimentos em formação profissional e a solidificação da GCM, amparando o trabalho das polícias Civil e Militar, foram primordiais para o resultado.

“Há oito anos, um estudo feito e divulgado pelo jornal Folha de S. Paulo colocou o município entre os primeiros em produção de homicídios per capita. Há dois anos, o mesmo jornal divulgou as 60 cidades da região metropolitana mais violentas e Taboão sequer aparece no levantamento. Esta semana descobrimos que a taxa de homicídos é uma das menores na Grande São Paulo. Infelizmente, poucos sabem, mas a GCM, que tem agido de forma célere e eficiente,  têm combatido ações criminosas como prisões em flagrante e combate ao tráfico de drogas”, afirma.
Além disso, a cidade tem investido no desenvolvimento social das pessoas com implantação de vários programas sociais, cursos profissionalizantes e, através de parcerias com Governo Federal, pelo Pronasci, que defende a educação como forma de prevenção à violência. “Ter só policia na rua não é o suficiente para alcançarmos estes números, investimos nas pessoas, que é o mais importante para nós”, conclui o prefeito.  

Ações que contribuem para a queda de homicídios

GCM valorizada
Todos os soldados tiveram incorporados em seus salários 30% de periculosidade. Novas armas foram compradas, munição, uniformes, coletes à prova de balas e o investimento em cursos de capacitação, humanização e acolhimento. Nos últimos anos, a GCM passou a receber, constantemente, novos equipamentos de segurança.
Novos equipamentos
Outro avanço importante foi a aquisição de três novas viaturas equipadas e adaptadas com material de segurança e primeiros-socorros. A prefeitura comprou três novas motoclicetas para auxílio na ronda escolar e nas blitzes de combate à pirataria, lei do silêncio e fechamento de comércio irregular.
Ronda a pé
Para prevenir e inibir pequenos furtos: as rondas a pé.  Em duplas, os guardas andam pelas regiões onde circulam um grande número de pessoas e também nos bairros mais movimentados como a região central, Jardim Maria Rosa, Parque Assunção, Parque Marabá, Pirajuçara, CSU, Jd. Monte Alegre e Intercap. Além das rondas em duplas, dois trios de GCM com motos dão o apoio à operação.
Lei do Silêncio

A GCM, com apoio do Conselho Tutelar, dos Departamentos de Fiscalização e Trânsito de Taboão da Serra e das Polícias Militar e Civil realiza constantes blitz para fazer com que a Lei do Silêncio seja respeitada pelos bares, restaurantes e casas de shows. A lei diz que os estabelecimentos podem ficar abertos até às 23h e somente aqueles com autorização especial, no caso de restaurantes, podem funcionar depois do horário.
Central de Monitoramento
Taboão conta com duas Centrais de Monitoramento por Câmeras, um na região central, conhecida como área bancária e outra na região do Pirajuçara, chamada de área comercial. Ao todo são 28 câmeras distribuídas por toda a cidade cobrindo, inclusive suas divisas. As imagens são captadas pelas câmeras através de uma estação de trabalho equipada com monitores e computadores de última geração. As ocorrências são registradas e repassadas, em tempo real, às Policias Civil e Militar e a GCM. Além da Central de Monitoramento, na sede da GCM, funcionará também a central de operação que atende os chamados através do número 153.

Ronda Escolar 
Com objetivo de dar mais segurança aos alunos, pais e educadores, a GCM realiza o serviço de ronda escolar na cidade. Os guardas auxiliam os alunos, nos horários de entrada e saída escolar e para atravessar as ruas em trechos mais perigosos. Também percorrerão as áreas internas e externas das unidades escolares, verificando se há situações de anormalidade. Conversarão com diretores, professores, alunos e pais, estreitando os laços com a comunidade. Todas as 61 escolas serão percorridas pelas viaturas, principalmente as com maior índice de furtos ou vandalismo.

Prefeitura Municipal de Taboão da Serra

Um comentário:

  1. porque a gcm de sp nao segue o exemplo desse municipio e da mais atribuiçao para a corporaçao ,colaborar no contexto de segurança da populaçao.

    ResponderExcluir