domingo, 20 de junho de 2010

GCM de São Paulo forma novos Inspetores

Discurso do Orador do Curso de Inspetores da GCM de São Paulo

Por: Daniel Henriques de Macedo

Daniel_Henriques_de_Macêdo (4) Bom dia, senhor chefe de gabinete em nome de quem cumprimento todas as autoridades presentes. Bom dia senhor subcomandante da Guarda Civil Metropolitana, em nome de quem cumprimento todos os integrantes da instituição. Bom dia, às senhoras e senhores convidados que abrilhantam esta cerimônia e finalmente bom dia senhores formandos.

Nicolau Maquiavel escreveu “O homem prudente deve seguir sempre as vias traçadas pelas grandes personagens, procurando igualar-se às que foram excelentes.” Seguindo esta linha de raciocínio cito três destes ilustres personagens nesta poucas palavras: Nicolau Maquiavel, Friedrich Nietzche e Martin Luther King.

Nietzche preceitua que “não é a força, mas a constância dos bons sentimentos, que conduz os homens à felicidade” e escreveu também que “O que não derruba um homem, torna-o mais forte.”

Maquiavel além da frase de abertura deste texto assevera que “Às vezes, a aparência impressiona mais que a realidade.” levando-nos a uma reflexão sobre as dificuldades enfrentadas em nosso dia a dia.

Martin Luther King lembra que “Não se pode alcançar bons fins através de maus meios.” E também formulou uma frase imprescindível para a sobrevivência de qualquer empresa num ambiente competitivo como o que hoje se apresenta: “Ou aprendemos a viver juntos, como irmãos, ou pereceremos todos juntos, como loucos.

Finalizando espero que a Guarda Civil Metropolitana sirva cada vez melhor a população paulistana, fazendo uso sempre que necessário dos ensinamentos deixados por grandes homens como estes, lembrando ainda aos formandos que o real papel do líder é identificar potencialidades nas pessoas, formando e habilitando novos líderes no caminho da vida.

Obrigado

Daniel Henriques de Macedo é Inspetor da GCM de São Paulo e foi o Orador do curso de Inspetor que teve sua formatura em 18/06/2010.

10 comentários:

  1. Sou GCM, de são paulo, sei que não houve nem uma nova turma de inspetores, na guarda civil metropolitana, e sim, um curso de epefeisoamento de inspetores, nem de classe distinta, como esta no dom, de são paulo, mais sim um curso de classe distinta dos 1°Classes, caso passem, na prova de CD, ja tenham o referido curso, que ver essas manchetes pessam, que na corporação esta havendo algumas promoções, de cargos,isso tudo e lobe, do senhor, secretario edson ortega, e de alguns, inspetores comprados por ele, para execer algum cargo superior. Que vergonha....

    ResponderExcluir
  2. A expectativa é grande por novas cabeças pensantes, que possam direcionar o caminho para o desenvolvimento institucional e individual, trazer ânimo e substituir a descrença pela esperança.

    ResponderExcluir
  3. Muito bem elaborado o discurso..fazendo o uso de fontes filosóficas..mas o problema é que a GCM não suporta mais tanta RETÓRICA.. passamos por um péssimo momento em nossa corporação..no que diz respeito à estrutura,falta de um salário digno,falta de comprometimento,falta de iniciativa,falta de coragem de alguns, falta de qualidade de vida,falta de respeito junto ao profissional.
    Somos Agentes da Autoridade no município mais rico do Brasil, e em troca temos um péssimo salário.."a maioria dos vigilântes está ganhando mais do nós" isso é uma vergonha, para nós,para a corporação e principalmente ao municípe que é quem paga os altos impostos e deseja ter um retorno à altura através de bons serviços prestados pelos orgãos da administração.
    Enquanto isso, o município dá um "tapa na nossa cara" ao desestruturar,desarticular e desanimar todo o efetivo através do absurdo do convênio firmado entre o Executivo junto à PM..criando com isso um abono aos PMs..cujo valor é maior do que o salário do Guarda..isso para realizar o mesmo serviço,ou seja, nós como servidores municipais efetivos e concursados não temos aumento à 05 anos..e o Executivo transfere o nosso dinheiro para uma Instituição do Estado..ou seja, o cidadão,no mínimo está sendo lesado,pois está pagando duas vezes pelo mesmo serviço..!
    Na atual conjuntura do País,com o crescente desemprego eu não tenho conhecimento que em algum orgão,municipal,estadual ou federal onde, seus servidores estão pedindo EXONERAÇÃO..isso está ocorrendo no município mais rico do país,ou seja, em nossa GCM..!! Nitidamente algo está errado..! Vejam só o levantamento de Exonerações à pedido só este ano..!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelas palavras inspetor Daniel. Contudo, todavia, o Brasil está muitíssimo aquém delas. A maioria dos brasileiros gosta de levar vantagens ilícitas e as aceitam normalmente e com alegria, tal qual o gol do Luiz Fabiano com ajuda das mãos, o que é ilícito nas regras futebolísticas. Assim é em tudo no Brasil. Inclusive, a maioria dos brasileiros Acha sinceramente que só o Hitler é criminoso e que Getúlio Vargas é herói. Assim, o povo brasileiro padece da ausência do Sr. Jesus, e sem Jesus não chegamos a Deus, e sem Deus, não chegamos a lugar algum, senão no abismo.

    ResponderExcluir
  5. eu conheci pessoalmente o inspetor daniel henrique de macedo,no densin,ele e muito educado ,e se mostrou,sempre empenhado em ajudar e orientar ha todos que estava fazendo curso.no densin .uma vez ele disse que ,todos nos somos guardas,e que temos que trabalhar,equipe para mudar esse guadro de total dessanimo.que se encontra a gcm -sp no momento

    ResponderExcluir
  6. Esclarecimento:

    Os cursos de Classe Distinta e Inspetor foram cursos de formação, sendo que houve 12 CDs do acesso e 17 CDs de processo, bem como 2 Inspetores do acesso, 01 Inspetor de processo e 03 CDs com processo para o curso de Inspetor, desta forma fica clara a afirmação de nova turma, apesar de pequena.

    Saudações

    ResponderExcluir
  7. Lamentável a preferência de nosso orador e representante do Comando da G.C.M./S.P. ao exautar nomes como Nicolau Maquiavel, Friedrich Nietzche , ou será que nos revela a filosofia de trabalho de nossos líderes à frente de nossa amada corporação, pois conhece-se os homens, também pelas suas idéias? Vejamos Nicolau Maquiavel: filosofo político que se tornou famoso por defender a visão de que um governante, se necessário, deveria ser cruel e fraudulento para obter e manter o poder. Seus críticos o denunciam como um homem que foi desprovido de moralidade. A obra-prima “O Príncipe” de Maquiavel pode ser considerada um guia de conselhos para governantes. O tema central do livro é o de que para permanecer no poder, o líder deve estar disposto a desrespeitar qualquer consideração moral, e recorrer inteiramente à força e ao poder da decepção. Maquiavel afirma ainda que um líder deve buscar o apoio de seu povo. Para a surpresa de muitos, o autor explicou que ao assumir o poder “deve-se cometer todas as crueldades de uma só vez, para não ter que voltar a elas todos os dias.” Essa obra é livro de cabeceira de nossa “honrada classe política”. Quanto à Friedrich Nietzche: filosofo existencialista, niilista, inimigo do cristianismo, do racionalismo socrático apregoava: "A moral não tem importância e os valores morais não têm qualquer validade, só são úteis ou inúteis consoante a situação"; "A verdade não tem importância; verdades indubitáveis, objetavas e eternas não são reconhecíveis. A verdade é sempre subjetiva"; "Deus está morto: não existe qualquer instância superior, eterna. O Homem depende apenas de si mesmo"; "O eterno retorno do mesmo: A história não é finalista, não há progresso nem objetivo". Sua filosofia o levou as seguintes conseqüências: Depois de 1888, Nietzsche passou a escrever cartas estranhas. Um ano mais tarde, em Turim, enfrentou o auge da crise; escrevia cartas ora assinando "Dioniso", ora "o Crucificado" e acabou sendo internado em Basiléia, onde foi diagnosticada uma "paralisia progressiva". Provavelmente de origem sifilítica, a moléstia progrediu lentamente até a apatia e a agonia. Nietzsche faleceu em Weimar, a 25 de agosto de 1900. Como relacioná-lo à felicidade? Alem do mais, quanta incoerência, relacionar esses homens à Martin Luther King, homem de ação, apregoava a desobediência civil por meios pacíficos em nome de sua causa igualitária, e aqui deixo uma de suas frases aos nossos líderes: O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons. E de minha parte deixo: Qui vivit modo sibi, merito est mortuus aliis. Quem vive só para si, morto está para os outros. Praesta silere, quam stulte loqui.

    ResponderExcluir
  8. Lamentável a preferência de nosso orador e representante do Comando da G.C.M./S.P. ao exautar nomes como Nicolau Maquiavel, Friedrich Nietzche , ou será que nos revela a filosofia de trabalho de nossos líderes à frente de nossa amada corporação, pois conhece-se os homens, também pelas suas idéias? Vejamos Nicolau Maquiavel: filosofo político que se tornou famoso por defender a visão de que um governante, se necessário, deveria ser cruel e fraudulento para obter e manter o poder. Seus críticos o denunciam como um homem que foi desprovido de moralidade. A obra-prima “O Príncipe” de Maquiavel pode ser considerada um guia de conselhos para governantes. O tema central do livro é o de que para permanecer no poder, o líder deve estar disposto a desrespeitar qualquer consideração moral, e recorrer inteiramente à força e ao poder da decepção. Maquiavel afirma ainda que um líder deve buscar o apoio de seu povo. Para a surpresa de muitos, o autor explicou que ao assumir o poder “deve-se cometer todas as crueldades de uma só vez, para não ter que voltar a elas todos os dias.” Essa obra é livro de cabeceira de nossa “honrada classe política”. Quanto à Friedrich Nietzche: filosofo existencialista, niilista, inimigo do cristianismo, do racionalismo socrático apregoava: "A moral não tem importância e os valores morais não têm qualquer validade, só são úteis ou inúteis consoante a situação"; "A verdade não tem importância; verdades indubitáveis, objetavas e eternas não são reconhecíveis. A verdade é sempre subjetiva"; "Deus está morto: não existe qualquer instância superior, eterna. O Homem depende apenas de si mesmo"; "O eterno retorno do mesmo: A história não é finalista, não há progresso nem objetivo". Sua filosofia o levou as seguintes conseqüências: Depois de 1888, Nietzsche passou a escrever cartas estranhas. Um ano mais tarde, em Turim, enfrentou o auge da crise; escrevia cartas ora assinando "Dioniso", ora "o Crucificado" e acabou sendo internado em Basiléia, onde foi diagnosticada uma "paralisia progressiva". Provavelmente de origem sifilítica, a moléstia progrediu lentamente até a apatia e a agonia. Nietzsche faleceu em Weimar, a 25 de agosto de 1900. Como relacioná-lo à felicidade? Alem do mais, quanta incoerência, relacionar esses homens à Martin Luther King, homem de ação, apregoava a desobediência civil por meios pacíficos em nome de sua causa igualitária, e aqui deixo uma de suas frases aos nossos líderes: O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons. E de minha parte deixo: Qui vivit modo sibi, merito est mortuus aliis. Quem vive só para si, morto está para os outros. Praesta silere, quam stulte loqui.

    ResponderExcluir
  9. Caro amigo,
    Peço desculpas pela demora em publicar vosso comentário.
    Acredite na democracia, ela existe.
    Saudações

    ResponderExcluir
  10. Difícil é não elogiar o discurso de uma pessoa culta como o Inspetor Macedo, pelo qual trago profunda admiração por seu posicionamento e interpretação sobre os fatos e assuntos que circundam nossa instituição.
    Suas palavras são de excelência, as quais trazem uma mensagem profunda, mostrando um caminho que pode ser seguido, assim os autores citados, mesmo tendo sua importância na construção do conhecimento, são polêmicos em determinados pontos de vista, porém não se pode descartar suas citações e a influência exercida.
    Vivemos e aprendemos, porém no processo do aprendizado não concordamos com tudo o que é apresentado, pois, as vezes, contraria nossos princípios, o que não é motivo para desprezar o trabalho, estudo, tese, artigo ou até mesmo o discurso de quem quer que seja.
    O Inspetor Macedo é um estudioso, graduado e pós-graduado, com conhecimento técnico específico adquirido ao longo de seus anos disponibilizados à nossa instituição, assim ele tem o direito de construir conceitos e temos o dever de respeitar.
    As citações, e não glorificação dos autores, têm como objetivo o fortalecimento do pensamento do profissional naquilo que nos é mais importante, a união.
    Por fim, contrariando o dito popular “para um bom entendedor meia palavra basta”, utilizarei mais palavras para explicar o pensamento de nosso ilustre Inspetor, sua mensagem foi direcionado aos problemas atuais vividos em nossa instituição, os quais não devem desvirtuar nossas ações, ao contrário, devemos reconhecer nossa potencialidade e aproveitá-la em nosso benefício, juntos, unidos em prol de ideais predefinidos.
    Saudações

    ResponderExcluir