quarta-feira, 30 de junho de 2010

Novo estatuto da Guarda Municipal está na pauta em São Bernardo

Projeto deve ser votado na sessão da Câmara; secretário espera aprovação

Rafael Nunes
Agência BOM DIA

O novo estatuto da GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo, com o novo direcionamento que a Secretaria de Segurança Urbana do município quer dar à corporação, começa a ser debatido nesta terça-feira na Câmara.
Há uma semana na pauta de votação, o projeto de lei possui dois novos pontos em relação ao anterior.
O primeiro garante a possibilidade de um plano de carreira para os guardas. Com as mudanças, a promessa do atual comando da GCM é que haja espaço para crescimento profissional na Guarda.
“Com a mudança, todos os cargos de comando serão ocupados por GCMs”, disse Benedito Mariano, titular da Secretaria de Segurança Urbana. “Seremos regidos em 100% por guardas.”
O segundo ponto trata do novo código de conduta dos guardas. Segundo Mariano, o atual é semelhante ao usado pela Polícia Militar.
“É preciso que nosso código seja civil, com nossos próprios princípios de hierarquia. A GCM é diferente da PM”, comentou.
A expectativa da Prefeitura de São Bernardo é que o projeto, elaborado após a realização de assembleias com o sindicato dos servidores, o Sindserv, seja aprovado hoje, o que impediria o adiamento da matéria por um mês, devido ao recesso da Casa.

Retirado de: Rede Bom Dia

Um comentário:

  1. Ponto para o Secretário Marian0,afinal as Guardas Civis Municipais são Corporações Civis com hierarquia para-militar e não militar.Definição de Guarda Civil:Agente policial fardado que não pertence à Instituição Militar.É preciso frisar bem isto de modo que todas entre num, consenso de se definam como Corporações CIVIS......

    ResponderExcluir