segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Guarda Municipal de Jundiaí amplia capacitação de profissionais

 

Darlei Antônio gmj

Godoi, Ferigato e Diógenes, na expectativa dos resultados

Visando aprofundar os conhecimentos adquiridos, com o objetivo de se inteirar do conjunto de medidas adotadas pelo Governo Federal que altera os procedimentos para repasse de recursos, via convênios e contratos com órgãos públicos estaduais e municipais (no caso, a Guarda Municipal de Jundiaí, com projetos desenvolvidos ao longo deste ano), e para entidades sem fins lucrativos, os subinspetores Godoi, Ferigato e o GM Diógenes concluíram o conjunto demódulos que integram o Programa de Capacitação para o Sistema de Gestão de Convênio e Contratos de Repasse (Siconv).
Nesta etapa final, os profissionais receberam orientações, todos os procedimentos seguindo os dispositivos legais vigentes sobre Execução e Prestação de Contas de Convênios e Contratos de Repasse/ Inclusão e Envio de Propostas e Planos de Trabalho no Siconv.
Sendo assim, para que haja a possibilidade de um repasse maior de recursos para a Guarda Municipal de Jundiaí, consequentemente ampliando os estudos e a viabilização de políticas de prevenção e repressão, fortalecendo cada vez mais a sua estrutura, a Corporação – por meio da Secretaria Municipal da Casa Civil – encaminhou junto ao Programa Nacional de Segurança Pública em Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça, projetos visando obter os recursos necessários à aplicação. Isto porque o Programa cria oportunidades para aumentar a captação de recursos federais muito importantes, e que sem dúvida facilitam e agilizam os procedimentos.
Para a equipe responsável pela elaboração de projetos especiais da GMJ, participar dos cursos possibilitou direcionar o trabalho, graças ao empenho da atual administração que sentiu a necessidade dessa atualização, os resultados positivos que dela virão.
Ainda sobre o Pronasci, o GM Diógenes destaca que o Programa busca fortalecer os recursos utilizados em segurança pública para que eles sejam mais eficazes e também para que atuem preventivamente, focando especialmente a população jovem, na maioria das vezes mais vulnerável à violência e criminalidade. “Tem-se então uma nova concepção de atuação policial que prevê o fortalecimento dos laços comunitários, a valorização do profissional de segurança pública, a capacitação de lideranças comunitárias, a maior aproximação entre todos os envolvidos”, completou.
Silvia Helena Ferraz Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário