quinta-feira, 26 de julho de 2012

Novas inspetorias, aumento do efetivo da GCM e videomonitoramento melhoram segurança de SBC.


9926


Desde 2009, Prefeitura de São Bernardo do Campo investe pesado em segurança, responsabilidade do Governo do Estado




Apesar de ser responsabilidade do Governo do Estado, a melhoria da segurança pública é uma das prioridades da Prefeitura de São Bernardo do Campo. Desde 2009, a Administração vem investindo pesado no setor, o que possibilitou o aumento do efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) em 86%, a instalação de três inspetorias regionais da corporação, inclusive uma ambiental, e a implementação do sistema de videomonitoramento.



No início de 2009, a Guarda Civil da cidade contava com 536 homens e mulheres. Em 2012, o número praticamente dobrou para mil profissionais, que realizam rondas por todo o município, inclusive durante a entrada e saída de alunos das escolas municipais, por meio do Programa de Segurança Escolar.



O número de viaturas também recebeu reforço: em 2008 eram 83, grande parte em situação precária. A partir de 2009 foram adquiridos 96 novos veículos, sendo sete Blazers, 14 Paratis, 30 Gols, nove motocicletas, duas motos aquáticas, duas embarcações - essas duas últimas aquisições para patrulhar a Represa Billings -, uma caminhonete S10, uma Troller (Jeep) e 30 bicicletas.



Para aproximar ainda mais a Guarda Civil Municipal da comunidade e proporcionar mais segurança e tranquilidade à população, a Prefeitura criou três inspetorias regionais da corporação na cidade: as unidades Batistini/Alvarenga, Taboão/Paulicéia e da Guarda Ambiental, no Riacho Grande. Outra inspetoria está sendo construída no Rudge Ramos e deve ser entregue na primeira quinzena de setembro. Além das inspetorias, bases da GCM foram instaladas nos novos Centros Educacionais Unificados (CEUs) Regina Rocco Casa, na Vila São Pedro, e Celso Daniel, no Bairro Cooperativa, a fim de garantir a segurança dos alunos e professores nos complexos.



Outra ação para inibir a ocorrência de crimes na cidade foi a instalação do sistema de videomonitoramento. Além da Central Integrada de Monitoramento (CIM), localizada na sede da Secretaria de Segurança Urbana, na região central, São Bernardo conta hoje com oito câmeras de segurança: sete na região do Alvarenga, monitorando dez escolas, e uma no Paço Municipal. Graças a essa cobertura, de março de 2010 a junho de 2012 foram flagradas 168 ocorrências no Paço e 280 no Alvarenga.



Dado o sucesso do programa, mais câmeras estão em licitação para serem instaladas em pontos estratégicos do município, como grandes avenidas, entradas, saídas da cidade e em escolas municipais.



Valorização do GCM - Para valorizar os guardas municipais, a Prefeitura criou o novo estatuto da corporação, que estabeleceu o plano de carreira para a categoria. Isso proporcionou a ascensão profissional, e salarial, de mais de 400 GCMs por meio de cursos de acesso.



Cidade de Paz - Para atuar de forma preventiva em áreas carentes da cidade, atacando as causas do aumento dos índices de criminalidade, a Prefeitura implementou o Programa Cidade de Paz. Entre outras iniciativas, o programa prevê a capacitação de jovens, programas de geração de renda e a promoção de atividades de esporte e lazer. Resultado de parceria com o Governo Federal, o Cidade de Paz foi instalada em duas regiões: no Alvarenga, entre 2010 e 2011, e no Montanhão, desde setembro do ano passado.


Fonte: http://www.portaldograndeabc.com/pgabc/noticias/noticia.php?novas-inspetorias-aumento-do-efetivo-da-gcm-e-videomonitoramento-melhoram-seguranca-de-sbc&n=9926

3 comentários:

  1. Só precisa investir melhor no profissional, que esta com um salario baixissimo e isto influi muito na vida deste profissional que nescessita de fazer um serviço extra para complementar sua renda que o deixa cansado e pode contribuir na falha em alguma ocorrencia

    ResponderExcluir
  2. Diferente como pensa nosso secretario de segurança o 'bico' não é cultura é sim um complemento no nosso salario que ele diz que é alto, queria ver ele sobreviver com nosso salario e andar todo bem vestido e comer em restaurante bons .
    Não me identifico pois ele pode me trocar de posto de trabalho e falar que é 'nescessidade do serviço'.

    ResponderExcluir
  3. Esse secretario não está nem aí para os guardas. Comissionou um monte de gente despreparada só para tentar ter o controle da tropa. Acha que tem o Rei na barriga. Cadê o Pronasci secretário? Você não falou para todo os jornais que ganhávamos quase R$ 2 mil? Só se for na sua imaginação. Um conselho: depois das eleições pega seu banquinho e sua curriola e dá o fora de São Bernardo do Campo. Você nunca foi bem vindo nesta cidade.

    ResponderExcluir