quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Chamativa, nova farda da GCM vira polêmica

Em azul e amarelo fluorescente, com faixa quadriculada em preto e branco, o novo uniforme da Guarda Civil Metropolitana...


Em azul e amarelo fluorescente, com faixa quadriculada em preto e branco, o novo uniforme da Guarda Civil Metropolitana torna os guardas alvo fácil em situações de risco. Pelo menos foi essa a reclamação feita ao 'Estado' por agentes que acham que o desenho chamativo do colete à prova de balas os deixa em desvantagem em operações noturnas e perigosas. O temor aumenta em meio à onda de violência que já matou 94 policiais neste ano no Estado.
Segundo os guardas, o maior problema do novo uniforme é a cor berrante. "Ele não é apropriado para todas as situações. Em um local ermo ou escuro, o GCM fica muito em destaque", diz um deles. Uma agente conta que, durante operação em uma favela da zona sul, muitos guardas optaram por tentar disfarçar a vestimenta. "Todos usavam o agasalho por cima, para ficarem mais camuflados." Ao contrário do uniforme, o casaco da GCM ainda não foi reformulado.
O presidente do Sindicato dos Guardas-Civis Metropolitanos de São Paulo, Carlos Augusto Sousa, diz que o uso indiscriminado do novo uniforme é um "equívoco administrativo". Para ele, o colorido só faz sentido em eventos de grande porte, por facilitar a identificação dos agentes para a população, principalmente turistas.
Visível. Já a Secretaria Municipal de Segurança Urbana declarou, em nota, que o novo modelo segue padrão mundial, adotado em cidades como Madri e Londres. E a vantagem é justamente a visibilidade do uniforme: "A cor amarelo-flúor facilita a visualização do agente, principalmente em ambientes de menor luminosidade e a longa distância".
O novo uniforme foi instituído por três portarias publicadas em maio pelo secretário municipal de Segurança Urbana, Edsom Ortega, mas só foi utilizado pela primeira vez no Desfile Cívico e Militar de 7 de Setembro. Além da camisa e da capa do colete balístico, as portarias também reformularam a identidade visual dos veículos da Guarda. Até agora, 4.500 capas de colete e 600 camisas foram compradas. A GCM tem hoje cerca de 6.400 agentes.




Fonte: http://estadao.br.msn.com

2 comentários:

  1. Estamos no BRASIL seu secretario nao em Madri, aqui nao existe Leis, mas temos que usar esse lixo de capa de coleta...."Aqui e o mundo de BOBI" ACHO QUE E ASSIM QUE PENSA NOSSO SECRETARIO, sera ja não basta as planilhas, as metas que temos que atigir para não ganharmos nada enquanto eles ganham ate muito,verba disso,gratificação pra aquilo,mas so de BOCA porque de fato novamente fechou o ANO e no bolso de quem usa esse colete,de quem esta na rua como alvo facil...nada...acorda "ALICE ORTEGA" aqui nao e o pais das maravilhas pelo menos pra nos linha de frente nunca foi.

    ResponderExcluir
  2. Madri e Londres não têm bandidos com fuzis na mão. Eu entendo porque um motociclista usa faixas refletivas: Para ser visto de longe e isto lhe traz segurança. Aquele que varre as ruas usa p ser visto de longe e isto lhe traz segurança. O gari que corre atrás de um caminhão d coleta usa uniformes refletivos p ser visto de longe e isto lhe traz segurança. Agora o GCM q ronda os patrimônios públicos nos lugares mais violentos de SP, por que está usando um colete florescente? Estão querendo nos dizimar? Onde está a segurança nisso? .... nos expuseram ao ridículo....

    ResponderExcluir