quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Para conhecimento dos colegas, segue um balanço dos fatos ocorridos em SP. Informações importantes para o gestor de segurança.

Informações referentes ao cenário da criminalidade em São Paulo
Atualizado em 12/11/2012.
Inicio da onda de ataques junho, porém se agravou nos últimos meses;
OCORRÊNCIA somente em 2012QUANTIDADE

Morte de policiais91

Tentativa de homicídio de policiais98

Ônibus incendiados 27

Bases da PM atacadas13

Boatos de toques de recolherEm toda Grande SP

Número de homicídios somente nós últimos 02 mesesJá ultrapassa 200

Agentes penitenciários02


OCORRÊNCIAS COM GUARDAS MUNICIPAISDATA


Em Pirapora do Bom Jesus, na Grande São Paulo, uma base da Guarda Civil Municipal foi atacada a tiros.02/07

O Posto da Guarda Municipal do bairro Pauliceia, em Piracicaba (SP), foi alvo de um atentado03/07


Viatura da GCM de Taboão da Serra alvejada06/07


GCM de Praia Grande Morto02/08

Base da GCM de Campinas é atacada com bomba caseira28/09


GCM de Diadema tem sua residência invadida por dois integrantes com uma pistola 380 e picharam as paredes com a sigla PCC 153328/10

Base da Guarda Metropolitana é alvo de tiros21/10

Base da GCM de Guarulhos é alvo de disparos. 29/10

GCM de Cotia leva tiro de raspão na cabeça08/11

Uma viatura da GCM de Cotia com dois agentes iniciou uma Troca de tiros depois que criminosos atiraram na viatura07/11

Homem invade base da GCM de Taboão da Serra é morto11/11

Agente da GCM de Piracicaba leva um tiro na testa e nas costasEm suposto assalto09/11

Suspeito de tentar incendiar uma viatura da GCM de SP é preso11/11

Agente da GCM de Itapevi é atacado por indivíduos que deram disparos de espingarda 1210/11

Sem contar os fatos que não são registrados ou não entram nas estatísticas da secretária de segurança pública de SP, ou ainda ocorrem no interior e não são divulgados.· O sistema de monitoramento de crises do governo federal aumentou o alerta para São Paulo por causa das ações recentes do Primeiro Comando da Capital (PCC). Um relatório especial feito pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin),que abastece o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) ligado à Presidência da República, mostra que a situação, ruim há alguns meses, tende a se agravar em razão da resposta do grupo às ações das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar; Segue trechos da reportagem que foi ao ar dia 11/11 no Fantástico: Segundo documentos obtidos com exclusividade pelo Fantástico, a Secretaria de Segurança de São Paulo foi avisada – há três meses – de que uma onda de violência estava para acontecer. São relatórios das Policias Civil e Federal, e também do Ministério Público Estadual.Um deles, do centro de inteligência da Polícia Civil, registra uma conversa telefônica entre bandidos do interior paulista. A quadrilha dá ordens para a morte de PMs.O documento, “reservado”, é de 16 de agosto. No mesmo dia, a mesma mensagem é interceptada pelo ministério público estadual – agora transmitida por outros bandidos do grupo.“O Ministério Público obteve numa interceptação telefônica judicialmente decretada essa informação e adotou todas as providências, comunicando inclusive para as polícias”, afirma Márcio Elias Rosa, procurador-geral de justiça de São Paulo.Seis dias depois, em 22 de agosto, o alerta foi da Polícia Federal. O aviso:“urgentíssimo”. Uma delegada relata as ameaças feita pela quadrilha. Em nota, a PF diz ter repassado a mensagem para os órgãos interessados.A partir de 16 de agosto , quando a ordem dos bandidos foi interceptada, 36 policiais foram mortos. O numero de homicídios na cidade de São Paulo também disparou: chegou a 135 em setembro, quase o dobro do mesmo mês no ano passado.A equipe do Fantástico procurou a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. O delegado-geral do estado, Marcos Carneiro Lima, afirmou que não foi alertado nem pelo Ministério Público nem pela Polícia Federal sobre os ataques:“Oficialmente nós não temos essa informação”.
OBS: O levantamento foi feito com base em notícias publicadas na imprensa. A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo não está contabilizando os números da onda de violência.

Siderley Lima
Consultor de Segurança Patrimonial


Fonte: Associação Internacional De Polícia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário