quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Haddad promete 'mapa do crime' e polícia à noite; veja entrevista ao G1

Prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, promete intensificar a segurança no período noturno, segundo anunciou em entrevista exclusiva ao G1, nesta quarta-feira (27) de manhã. O modelo de presença ostensiva deve ser testado ainda neste ano, com apoio do “mapa do crime”, que deverá apontar pontos vulneráveis na cidade - onde falta luz, por exemplo. "Está sendo feito um mapeamento, um mapa do crime na cidade de São Paulo, para saber onde é mais importante a presença da prefeitura", afirmou.



A entrevista exclusiva foi transmitida ao vivo, direto do gabinete do prefeito, durou uma hora e teve também perguntas enviadas por leitores do G1.


Durante a conversa, o prefeito falou das ações de curto prazo adotadas pela Prefeitura para evitar que os transtornos causados pelas chuvas causassem mortes. Haddad voltou a criticar os termos do contrato a Controlar e reafirmou que irá reformular o programa de inspeção veicular da capital.
Na área da saúde, o petista anunciou uma ação para diminuir a fila de espera de mulheres que aguardam por exames, como a mamografia. Batizada de "Ação Hora Certa", a iniciativa deve ser lançada em março. Ainda segundo Haddad, a Prefeitura lança nesta semana um programa para construir 20 mil moradias no Centro. Será adotado o modelo de parceria público-privada (PPP). O prefeito também afirmou que o Bilhete Único Mensal, uma de suas principais promessas de campanha, deverá começar a valer em São Paulo a partir de novembro.
Em resposta ao leitor Georges Hajj, Haddad comentou possíveis impactos na segurança da cidade causados pelaproibição da presença da torcida corintiana na partida desta quarta-feira (27), no Pacaembu. “Vamos seguir a orientação que for dada. O estádio ser nosso não significa nada. As regras do campeonato têm que ser acatadas por quem quer que seja. Acredito que nosso policiamento tem sido apropriado.”

Falta de luz e segurança

Sobre a ampliação da segurança à noite, depois de ser questionado pela leitora Celina Iwasa, Haddad contou que esteve reunido na terça-feira (26) com representantes da Eletropaulo. "Houve queda de energia em vários bairros e a queda de energia gera uma sensação de insegurança muito forte. Inclusive aumenta a criminalidade. Nós queremos que a Eletropaulo informe a nós, Secretaria da Segurança Urbana, e ao Estado, Secretaria de Segurança Pública (SSP), onde está havendo queda de energia e por quantas horas, porque também podemos aumentar o policiamento ostensivo nesses locais para dar sensação de mais conforto para a população que já está sofrendo sem luz", disse.
Segundo Haddad, na grande maioria dos casos, o crime acontece à noite. “Um terço do contingente tanto da Guarda Civil quanto da Operação Delegada nós vamos passar para o período noturno, porque hoje todo o contingente atua no período diurno”, disse Hadad. "Mais de 50% dos crimes acontecem à noite, exatamente o horário em que a Operação Delegada e a Guarda Civil não estão ativas", afirmou.
O prefeito afirmou que a mudança no horário de trabalho de um terço do contingente dos profissionais de segurança ocorrerá ainda neste ano. "Vamos testar esse modelo de ter mais presença ostensiva da Prefeitura, por meio dessa parceria, sobretudo na proteção dos próprios municipais, dos bairros onde há mais risco para a população", comentou.

Saúde

Questionado pelo leitor Gabriel Kelvin dos Santos sobre as medidas para melhorar a saúde, o prefeito anunciou o lançamento do programa “Ação Hora Certa”, já em março deste ano, para oferecer exames concorridos a mulheres que enfrentam filas no sistema público de saúde.
“Nós herdamos 795 mil pessoas na fila do atendimento, ou à espera de uma consulta, ou à espera de um exame, ou à espera de uma cirurgia. Para que as filas comecem a diminuir e como é o mês das mulheres, nós pretendemos lançar uma ação chamada ‘Ação Hora Cerca’, que vai oferecer alguns exames para os quais as filas estão muito extensas. As mulheres serão convocadas por telefone, na ordem da espera, e serão marcados cerca de 90 mil exames”, disse.
o prefeito afirmou ainda ter iniciado um projeto piloto para o acompanhamento das filas no atendimento. “A falta às consultas é de cerca de 25%. Por isso, para evitar desperdício, a pessoa vai receber uma ligação para confirmar a consulta, 15 dias antes, outra ligação dois dias antes e caso não confirme a presença alguém da fila será adiantado em seu lugar. Depois do exame também vamos ligar para saber o grau de satisfação do paciente.”

Inspeção veicular

Durante a entrevista desta manhã, Haddad voltou a criticar e questionar o contrato que define a inspeção veicular em São Paulo. Ainda assim, apesar do projeto de lei enviado para a Câmara na semana passada, o prefeito afirmou não haver uma data definida para a eventual extinção da taxa, uma promessa de sua campanha eleitoral. “A lei está na Câmara, e a Câmara não instalou comissão ainda, não houve uma única votação até o presente momento. Os trabalhos começaram na semana passada. Assim que instalarem as comissões, a Câmara vai fazer o debate e vai votar”, afirmou.
Haddad disse que é possível a Prefeitura, em vez de fazer a devolução do valor ao contribuinte, pagar a taxa diretamente à empresa responsável. Entretanto, nenhum modelo está fechado. “Isso é uma possibilidade que será discutida na Câmara em função da questão jurídica. Não é um problema de recurso. O recurso já está disponível para devolução, mas existe um contrato assinado e nós precisamos enfrentar esse problema para depois reformular o programa em novas bases. Inclusive porque eu pretendo discutir com órgãos técnicos essa exigência da inspeção veicular para carros que acabaram de sair da concessionária", afirmou.

Trânsito
Nos seus primeiros 60 dias de governo, Haddad disse já ter licitado seis novos corredores de ônibus, com recursos próprios da cidade e recursos do PAC. As obras para a alternativa aos congestionamentos enfrentados em São Paulo, no entanto, ainda não tem data para começar. “Já abrimos os envelopes de propostas, já há empresas vencedoras, mas há um prazo agora para contestação e as obras começam assim que os prazos administrativos vencerem”, disse.
Até o fim deste ano, o prefeito espera ter 66 km de corredores de ônibus já licitados, 84 km em projeto para licitação e obras iniciadas. Para resultados imediatos, uma operação na Radial Leste foi iniciada nos últimos dias, com a segregação de uma faixa para ônibus. A medida pode ser ampliada a outras vias da cidade, mas o detalhamento das regiões selecionadas para contar com faixas exclusivas e segregadas deverá ser apresentado apenas no Plano de Metas, até 30 de março.
Ainda sobre o trânsito na cidade de São Paulo, os leitores Abdul Zoghbi e Eduardo Domingues perguntaram ao prefeito sobre a data de início das obras de duplicação da Estrada do M'Boi Mirim, na Zona Sul da capital. “Nó sábado passado eu dei a ordem de serviço para a construção da ponte baixa, onde vamos construir uma via paralela à M'Boi Mirim. Não é ainda a duplicação da via, mas é quase. Na sequência, vamos licitar a duplicação", afirmou.

Bilhete Único Mensal
O Bilhete Único Mensal, outra grande promessa da campanha de Haddad, deve começar a receber o cadastramento de usuários interessados já em abril e a previsão é que o uso do cartão possa ser iniciado em novembro.
“É uma mudança de tecnologia, precisamos criar mecanismos de controle e o bilhete precisa ser personalizado, mas devemos começar o cadastramento em abril, a licitação deve ser concluída até julho e em novembro devemos iniciar a operação”, afirmou o prefeito.

Moradias no Centro
Questionado sobre os gastos da Prefeitura na revitalização da região da Luz e a suposta descontinuidade no projeto, Haddad anunciou o lançamento, nesta semana, de uma parceria público-privada (PPP) para a construção de 20 mil moradias no Centro.
“Na quinta-feira (28) temos o lançamento de uma PPP com o Governo do Estado para construir 20 mil moradias no Centro. (...) Esse edital pode ser estendido para a Luz e, na minha opinião, esse projeto tem um impacto muito maior sobre o ambiente da Luz, com custo muito menor”, afirmou. “O grande objetivo do meu plano de governo é trazer moradia para o Centro. O Centro é muito vivo de dia, porque tem emprego, e morto à noite, porque não tem morador.”

Funcionalismo público e corte de gastos
Em resposta ao leitor Alberto Felix de Almeida, o prefeito Fernando Haddad comentou o corte de despesas e a revisão de contratos da Prefeitura de São Paulo, e os impactos das medidas para os salários do funcionalismo público. “Na educação, vamos cumprir todos os compromissos assumidos pelo Executivo até 2014 e, na saúde, me comprometi a reformular a carreira, sobretudo de médicos. Já sobre o funcionalismo em geral, o Planejamento vai começar a receber os sindicatos para ouvir as reivindicações e verificar o que é possível atender e em que cronograma. Não temos esse cenário hoje ainda."

Foi publicado nesta quarta-feira (27) o decreto que impõe um corte de no mínimo 20% em contratos da Prefeitura em vigor. "A ordem é chamar todos os contratados e buscar uma redução de custo ou justificativa, porque pode acontecer do contrato já estar ajustado. Vamos explorar as possibilidade de economia em cada contrato”, afirmou Haddad.

fonte G1

Um comentário:

  1. EM UM MOMENTO TÃO IMPORTANTE PARA OS GCMS, O PLANO DE CARREIRA , ABRAGUARDAS, SINDGUARDAS, SIGEMSP, ASSOSSIAÇÃO DO EVARISTO( NUNCA SERVIU PRA NADA), CONSELHO DOS GUARDAS E ASSOCIAÇÃO DOS INSPETORES( OUTRAS CORPORAÇÕES), NINGUÉM DÁ UM CANAL PARA DIALOGAR-MOS, EXPOR-MOS NOSSAS OPINIÕES SOBRE O PLANO DE CARREIRA.CRITICAR-MOS, DAR-MOS SUGESTÕES EM UM PAIS DEMOCRATICO , QUEM SE SENTIR OFENDIDO PROCURE SEUS DIREITOS. O PIOR É QUE TODOS CANAIS SE FECHARAM PARA EXPOR-MOS NOSSAS IDEIAS CRITICAS, SUGESTÕES,..ABRAGUARDAS, SINDICATOS, BLOG DO CARLINHOS SILVA, BLOG DO CÃO DE GUARDA, OS MUNICIPAIS, BLOG DO DUARTE,..NENHUM À DIAS NADA COMENTAM SOBRE O PLANO DE CARREIRA GCm, POR QUE? RESUMINDO...NÃO DÁ PRA CONFIAR NOS QUE DIZEM REPRESENTAR A GCM..TODOS ESTÃO COM UM MESMO OBJETIVO!! VER SEU UMBIGO! AOS JOVENS QUE PENSAM EM FAZER CONCURSO NA GCM, PENSEM DUAS VEZES! TENHO 20 ANOS AQUI...SÓ DESILUSÃO, BAIXO SALÁRIOS, HUMILHAÇÕES E SOFRIMENTO, ALÉM DE DESMORALIZAÇÃO PRINCIPALMENTE POR PARTE DA RIDÍCULA PM , E POLÍTICOS QUE A USAM COMO PAPEL HIGIÊNICO, QUE NÃO ESTÃO NEM AÍ COM A VERDADEIRA SEGURANÇA PÚBLICA! E A PM ABRAÇA A IDÉIA! POVO RIDÍCULO...GCM COM REPRESENTANTES RIDÍCULOS E FRACOS!

    ResponderExcluir