Aproximadamente 40 homens que cumprem penas alternativas participaram da "Prevenção Terciária" prestando serviços comunitários no Conjunto Habitacional Romano, antiga Usina Santa Bárbara e Guarda Municipal. Das tarefas, os sentenciados realizam a capinação e limpeza de terrenos, serviços gerais de limpeza, pintura de guias e poda de árvores.
O objetivo deste trabalho coordenado pela Sesetran (Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito) e fiscalizado pelos Guardas Civis Municipais de Sta Bárbara, é possibilitar a ressocialização do sentenciado por meio da "prevenção terciária" - o conjunto de ações que visa aproveitar das capacidades do indivíduo a fim de reintegrá-lo na sociedade e evitar a reincidência. A maioria deles cumpre pena por envolvimento em brigas com vítima.
Ao que se parece a importância da atividade tem sido esquecida por alguns desses setenciados. Na manhã de ontem, era visível a disparidade do empenho demandado por uns e por outros no serviço, a citar por aqueles que ficaram responsáveis pela capinação do mato no Romano.
O trabalho manual acontece aos sábados, com duração de três horas, e substitui a pena antes estimulada em pagamento de cestas básicas à comunidade. Esta é a primeira vez que a ação é trazida para "dentro" do perímetro urbano com o intuito de evidenciar os trabalhos realizados, já que estes eram feitos anteriormente em áreas mais afastadas da população
--
Postado por GCM Guilherme no Guarda Civil de Santa Bárbara d'Oeste em 11/03/2009 10:23:00 PM
Nenhum comentário:
Postar um comentário