quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Falta de Segurança em Várzea Grande: a versão da Guarda Municipal

 

Da Reportagem

Uma rua, no centro comercial da cidade de Várzea Grande (a Salim Nadaf), na qual os moradores e empresários não agüentaram mais e saíram clamando por segurança. Gangs de jovens que percorrem as ruas da cidade à noite, no Centro, e deixam os pais apavorados com a integridade física de seus filhos, como acontece no bairro Nova Várzea Grande, considerado um dos mais nobres do município, onde está construído o mais alto edifício da cidade. Bairros da periferia em que caminhões de entrega não entram, com medo de assaltantes, como acontece no Treze de Setembro. Motoristas de ônibus que vão para o hospitalou morrem atingidos por tiros só porque não pararam para marginais entrarem no veículo, como aconteceu no Ouro Verde. Essa é a realidade demonstrada por ocorrências policiais naquela que já foi chamada, uma vez e com orgulho, de Cidade Industrial.

Nesse contexto a Guarda Municipal, é um dos organismos de segurança mais lembrados no município. Criada para ser uma entidade que proporcionava segurança no trânsito e apoio ao cidadão, muitas vezes dando apoio à Policia Militar do Estado no policiamento preventivo, a Guarda Municipal acabou sendo acusada de acéfala e desestruturada para cumprir o seu papel. Mas não é esse o pensamento do seu comandante, Alonso Lemes, que concedeu uma entrevista à Folha de Várzea Grande – Metropolitana.

Para Alonso Lemes, os números de ocorrências, roubos, furtos e principalmente homicídios ocorridos em 2009 são menores que os de 2008. “Tivemos uma redução nos números cerca de 20% em todo o estado. É verdade que a taxa de redução é menor do que a ocorrida em 2007, mas já é alguma coisa”, diz o Comandante.

Alonso disse acreditar que a violência ligada à criminalidade está envolvida com alguns fatores que fazem com que esse percentual aumente. Mas o policial admite que não sabe quais são, exatamente, esses fatores.

Diante disso, a prefeitura municipal irá iniciar esse ano de 2010, o Programa Gestão da Paz Social. Será realizada uma pesquisa de vitimização, na qual será verificado o mais próximo possível da realidade o que realmente está acontecendo.

Alonso Lemes adianta: “O que eu vejo em relação à violência é que é um problema social geral que começa na família, pois existe uma grande desestruturação familiar na maioria dos casos. Outro fator é a incapacidade de resolver passivamente os conflito. Pois a educação começa em casa. Os pais estão renunciando o dever de educar os filhos e passam essa responsabilidade para o poder público. Tudo isso esta aliado também ao consumo desenfreado de álcool e drogas, que levam esse adolescentes a criminalidade, pois a maioria dos homicídios envolve jovens entre 15 e 25 anos. Nossos jovens estão se matando!”, relata o comandante.

Alonso Lemes explica ainda que na tentativa de prevenir esse quadro, desde meados de setembro a Guarda Municipal está trabalhando junto com o Juizado da Infância e da Juventude. “O doutor Jones Gatass, é diretor da Vara da Infância e da Juventude e solicitou que nos trabalhássemos junto com a Policia Militar. Esse trabalho é realizado as quintas, sextas, sábados e domingos. Os agentes da infância e juventude percorrem a cidade, e nós juntos com eles para garantir a segurança, e recolhem crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade. Esses são encaminhados aoc Centr de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Lá é feito um cadastro e os pais são chamados, sendo as crianças e adolescentes entregues a eles. Ai é onde vemos a situação de abandono dos pais, pois o que e um adolescente está fazendo na rua às duas horas da manhã?”

Para esse final de ano os órgãos de segurança pública estão todos com projetos para que a violência possa ser amenizada. A Guarda Municipal também. “O foco principal estão sendo as ‘saidinhas de banco’, roubos, furtos, não desconsiderando os outros casos, mas esses fatores estão sendo o nosso foco principal, pois é o que mais acontece em datas festivas. Essa é uma parceria de todos os órgãos de segurança pública chamada ‘Natal com Segurança’”, explica Lemes.

Segundo o Comandante da Guarda Municipal, em 2009, os investimentos consistiram em “cada guarda receber dois uniformes novos completos, no recebimento de quatro viaturas novas, 30 coletes balístico e 15 rádios novos. O orçamento da Guarda Municipal sofreu também um aumento de mais de 300%, pulando de 950 mil para mais de 4 milhões de reais.

“Para esse ano de 2010, estamos buscando mais efetivos. O prefeito Murilo Domingos já determinou que seja aberto o edital de concurso para 100 vagas de guardas municipais que deverão fortalecer a segurança do município. Nossa estrutura é pequena , sim, mas estamos desenvolvendo nosso trabalho conforme a lei e pretendemos fazer tudo para que ele melhore cada vez mais”, finaliza Alonso Lemes.

Retirado de: http://folhabnet.com.br/ler_noticia.php?codigo=1959

Nenhum comentário:

Postar um comentário