segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Polícia do Rio e São Paulo matou 11 mil pessoas nos últimos seis anos

Publicado em 26 de Dezembro de 2009  

Relatório da Human Right Watch arrasador para o Brasil. Em Portugal, de 2002 a 2008 morreram 28 cidadãos

Brasil regista uma taxa de 47 mil homicídios por ano

Brasil regista uma taxa de 47 mil homicídios por ano

Fotogaleria Fotogaleria

Só nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo a polícia brasileira matou 11 mil pessoas desde 2003. Quem o garante é a organização mundial de defesa dos Direitos Humanos, Human Rights Watch (HRW) num relatório publicado este mês - "Lethal Force - Police Violence and Public Security in Rio de Janeiro and São Paulo".
O Brasil regista uma taxa de 47 mil homicídios por ano e, segundo a base de dados do governo brasileiro - Data SUS -, em 30 anos, desde 1979 até 2008, o número de homicídios acumulados é comparável às baixas de países em guerra: um milhão de registos. A Human Rights Watch refere no seu relatório que, apesar do combate policial ser muito difícil, as "mortes extrajudiciais" levadas a cabo pela polícia, esquadrões da morte (normalmente compostos por agentes da autoridade) e milícias, raramente são investigadas e "muito poucas chegam a tribunal".
Esconder as mortes Entre os muitos casos investigados por aquela organização internacional durante dois anos, nas duas cidades mais populosas, a HRW refere um conflito no Complexo do Alemão - um bairro-favela da zona Norte do Rio de Janeiro, constituído por um conjunto de 12 favelas, um dos mais violentos da cidade.
Em apenas um dia, em 2007, a polícia matou 19 pessoas. Segundo a organização, pelo menos em nove mortes, documentos policiais referem que as vítimas foram transportadas para o hospital numa tentativa de as salvar. Todavia, fotos e relatórios da Human Rights Watch não deixaram dúvidas de que as pessoas já estariam mortas antes de serem deslocadas. Em São Paulo, a organização não governamental identificou 17 casos de mortes, em 2006, durante conflitos com a polícia em que as autópsias vieram a revelar que as vítimas, antes de chegarem ao hospital, tinham um ou mais ferimentos de bala na cabeça.
PCC no Relatório Segundo o relatório da Human Rights Watch, em São Paulo a violência atingiu um pico em Maio de 2006, quando elementos do conhecido gangue Primeiro Comando da Capital (PCC) levou a cabo mais de uma centena de ataques coordenados contra forças de segurança, autocarros e edifícios públicos e empresariais.
No documento, a HRW conclui que a impunidade das execuções extrajudiciais cometidas pela polícia continuam a ser a norma. A organização internacional chegou ainda à conclusão de que "esta impunidade crónica se deve ao facto de nos dois estados - Rio e São Paulo - o sistema de justiça se basear essencialmente nas investigações da própria polícia".
O relatório reuniu dois anos de investigações nas duas maiores cidades do Brasil e incluiu mais de 40 entrevistas a juízes, procuradores, provedores e altos quadros da polícia. Foram ainda feitas inúmeras entrevistas a famílias vítimas de violência policial, testemunhas e organizações da sociedade civil.
Portugal à distância Apesar das queixas registadas, Portugal está longe dos números do Brasil, mesmo tendo em conta as diferenças populacionais. Entre 2003 e 2008, PSP e GNR foram responsáveis por 28 mortes. O último relatório (2009) da secção portuguesa da Amnistia Internacional (AI) refere que as alegações de tortura e outras formas de maus-tratos e uso excessivo da força por parte das forças de segurança "continuaram a causar preocupação". O documento manifesta ainda a preocupação da Amnistia relativamente à aquisição de armas Taser pelas forças de segurança, frisando que "a dor causada por estas armas constitui uma forma de tortura".
Mas apenas dois casos são referidos: em Fevereiro deste ano, quatro agentes da polícia foram acusados pelo Ministério Público de torturar Leonor Cipriano em 2004 para obter uma confissão. E o caso em que o Tribunal da Relação de Lisboa ordenou a repetição do julgamento do processo de Albino Libânio, agredido por guardas prisionais no Estabelecimento Prisional de Lisboa em 2003.

Retirado de: http://www.ionline.pt/conteudo/39214-policia-do-rio-e-sao-paulo-matou-11-mil-pessoas-nos-ultimos-seis-anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário