quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Guarda Municipal de Belém recebe 270 novos guardas

No dia do seu 394º aniversário, Belém ganhou o reforço de 270 guardas municipais. A solenidade de nomeação do novo efetivo aconteceu na manhã de terça-feira, 12, na Praça Frei Caetano Brandão, com a presença do prefeito Duciomar Costa e da governadora do estado, Ana Júlia Carepa, além de autoridades políticas, representantes das Forças Armadas e do sistema de segurança pública do Pará.
A nomeação vinha sendo bastante aguardada tanto pelos novos servidores como pela população de Belém, já que desde a sua implantação, em 1991, a Guarda Municipal de Belém não abria concurso para aumento do efetivo. Foram 13 anos de espera por esta, que foi a 10ª turma de formandos.
“A realização do concurso, depois de longo tempo de espera, satisfaz a um apelo popular e a uma promessa de campanha do prefeito Duciomar Costa, resposta que muito nos alegra e só confirma o crescimento da corporação nesses últimos anos. O sentimento em ver estes novos guardas formados é de dever cumprido”, declarou a inspetora-chefe da GMB, Ellen Margareth.
Familiares dos novos guardas municipais lotaram a praça para ver o desfile dos formandos. A solenidade reuniu pelo menos 100 representantes de todos os segmentos sociais, com destaque para as autoridades do sistema de segurança pública do Pará.
Divididos em quatro grupamentos, os formandos tomaram posse da condição de guardas após a leitura do Decreto de Nomeação, que atende à ordem de classificação. Os três primeiros colocados do concurso receberam diploma de honra ao mérito.
O concurso público que selecionou os novos guardas municipais aconteceu em julho do ano passado e foi disputado por mais de 45 mil candidatos. Dos 288 aprovados, 18 desistiram ou não se matricularam. A nova turma é formada por 240 homens e 30 mulheres.
O Curso de Formação da 10ª Turma de Guardas Municipais de Belém contou com um corpo discente formado, em sua totalidade, por profissionais da própria GMB. As aulas, teóricas e práticas, começaram no dia 14 de setembro do ano passado e se estenderam até o dia 11 deste mês, sob a coordenação da Divisão de Ensino da corporação.
Os 270 novos guardas municipais aguardam, agora, o ato de posse, expediente que vai lhes garantir assumir seus postos de serviço. Todos, no entanto, já passaram pela experiência do trabalho própria da corporação, através do chamado Estágio Supervisionado, realizado nos postos de saúde, feiras, praças e prontos-socorros.
Com a nomeação, a Guarda Municipal de Belém aumentou em 45% o seu efetivo. Hoje, a corporação soma 870 homens e mulheres, efetivo lotado em vários postos de serviço. De acordo com a advogada Ellen Margareth, inspetora-chefe da Guarda Municipal de Belém, a posse dos novos guardas deve acontecer em breve, na própria sede do comando. (PMB/Comus)
--
Postado por GCM Guilherme no Blog do GCM Guilherme em 1/13/2010 05:11:00 PM

Um comentário:

  1. Queria que voces mandassem para este email coperlobo@gmail.com a relação dos guardas empossados e quando foi publicado no diario oficial do municipio, porque eu não encontro a publicação dos nomes no diario oficial. E até o presente momento os guardas não assinaram o termo de posse.

    ResponderExcluir