quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Mogi das Cruzes: Guarda Municipal vai ter plano de carreira este ano

Além de hierarquizar a corporação, Prefeitura pretende ampliar o efetivo, contratando pelo menos mais 50 novos servidores para reforçar o quadro atual do município

Daniel Carvalho

Em debate: Secretário Eli Nepomuceno participou de reunião com a Comissão de Transportes e Segurança Pública da Câmara de Vereadores

Nayara Ruiz
Da reportagem local

A Prefeitura de Mogi pretende, ainda este ano, hierarquizar a Guarda Municipal, que contará ainda com a contratação de 50 novos servidores. A intenção é ampliar o efetivo, que hoje conta com 186 agentes. A novidade foi anunciada pelo secretário municipal de Segurança, Eli Nepomuceno, em reunião realizada ontem com a Comissão Permanente de Transportes e Segurança Pública da Câmara de Vereadores.
O secretário aproveitou para explicar como funcionará a nova Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp), noticiada pelo Mogi News na edição de ontem.
A mudança na Guarda Municipal virá com a criação do Plano de Carreira. "Não existe um superior ou um coordenador. Todos têm a mesma função, o que, muitas vezes, gera uma perda de controle no momento de executar um serviço. Isso acontece por não ter alguém responsável para, por exemplo, coordenar as equipes".
O projeto de lei já foi enviado à Câmara Municipal e aguarda aprovação. Com a mudança, alguns cargos, como os de inspetor e os de subinspetor, exigirão curso superior dos candidatos. Já para os demais, será necessária a formação no ensino médio. "Serão sete níveis hierárquicos, criados para que possamos formar, realmente, uma corporação. Hoje, não existe nenhum treinamento ou orientação e isso vai mudar". O efetivo é considerado insuficiente por Nepomuceno. "Os serviços prestados pelos guardas não se resumem a segurança patrimonial. Eles dão apoio a muitas operações, como problemas com ambulantes, moradores de rua, rondas em áreas de preservação ambiental, lâmpadas queimadas e buracos".
A nova Ciemp, que contará com 180 câmeras operando em diversos pontos e prédios públicos da cidade, deverá começar a funcionar em quatro ou cinco meses. Em toda a cidade, serão 110 quilômetros de fibra ótica, no lugar dos 34 quilômetros existentes atualmente. A previsão é de que administração municipal invista R$ 2,2 milhões na reestruturação.
Armamento
Questionado pelo vereador Expedito Ubiratan Tobias (PR), que preside a comissão, sobre um projeto apresentado no início de 2009 sobre a necessidade de armar os guardas municipais, Nepomuceno descartou tal possibilidade. "Hoje, considerando os trabalhos que são realizados pelos guardas municipais, não há a menor necessidade de eles carregarem armas de fogo. Estão protegidos por coletes à prova de balas, algemas e tonfa, que pode ser utilizada para defesa". No entanto, afirmou ser favorável à guarda armada, mas que, no momento, essa não é a prioridade.

Retirado de: http://www.moginews.com.br/matpesquisa.aspx?idMat=55811

Nenhum comentário:

Postar um comentário