sábado, 27 de fevereiro de 2010

Ribeirão Preto pode ter plano com apoio do Pronasci

Secretário esteve ontem na cidade; objetivo é integrar poderes para melhoria da segurança

Ribeirão Preto poderá ter um projeto de segurança pública com apoio do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça. Ontem, o secretário-executivo Ronaldo Teixeira esteve na cidade e se reuniu com líderes comunitários, representantes da área de segurança, além do Ministério Público Estadual (MPE) e da prefeita, Dárcy Vera (DEM), para apresentar o programa.
“O objetivo é a valorização do policial e trazer para o município a vocação da segurança, fazendo dele um novo ator”, afirmou Teixeira. De acordo com ele, o início da integração entre a comunidade ribeirão-pretana para a formatação do projeto na cidade deve começar em cerca de 30 dias.
No ano passado, Ribeirão se inscreveu no Pronasci, por meio da Guarda Civil Municipal. A ideia é que se faça um projeto de segurança de âmbito regional, onde as cidades menores se integram à região por meio de consórcios. “Não adianta combater a criminalidade aqui e aumentar na cidade vizinha. É preciso elevar a questão da segurança a um programa de Estado, e não de governo”, afirmou Teixeira.
“Com um projeto de âmbito regional, existe uma facilitação de verba e se torna mais fácil a implantação do Pronasci aqui”, disse a prefeita. Segundo ela, até o ano passado o Pronasci contemplava apenas cidades com mais de 200 mil habitantes. Agora, as cidades menores poderão ser integradas pelo consórcio.
O promotor Carlos Cezar Barbosa afirmou que a intenção é que seja criado um plano de segurança municipal, e que ele também contemple a implantação da Promotoria Comunitária, projeto do Ministério Público que tem como objetivo fazer a conciliação entre as partes sem que seja preciso o ajuizamento de uma ação. Além disso, pretende também fazer com que líderes comunitários atuem junto com o MPE em ações de combate à violência.
O secretário-executivo do Pronasci afirmou que ainda não há um valor definido a ser investido na região. Segundo ele, o projeto tem um orçamento de R$ 2 bilhões para este ano, o mesmo valor do ano passado. (Gabriela Yamada)

Retirado de: http://www.gazetaderibeirao.com.br/conteudo/mostra_noticia.asp?noticia=1676072&area=92020&authent=55169A8DD27120ECAF911642C899E7

Nenhum comentário:

Postar um comentário