quarta-feira, 3 de março de 2010

Guarda Municipal de Valinhos passa a ser a Guarda Civil Municipal

Com a aprovação, a corporação passa a se chamar Guarda Civil Municipal de Valinhos

A Câmara aprovou na noite da última terça-feira (2), o projeto de lei de autoria do Executivo que altera a denominação da Guarda Municipal de Valinhos para Guarda Civil Municipal de Valinhos.
De acordo com a justificativa do projeto, a mudança tem o objetivo de atender a um movimento nacional para destacar o caráter civil da corporação, indispensável no sistema de segurança público nacional, atuando como participantes ativos na busca da proteção do patrimônio público e dos cidadãos.
O projeto veio ao encontro de uma reivindicação antiga da corporação e que também fez parte de uma lista de pedidos feitos pela guarda em recente reunião realizada na Câmara, dentro do Projeto Câmara em Ação, com a Associação dos Guardas Municipais de Valinhos.
A qualificada e determinada corporação valinhense certamente guarda lugar de destaque na Região Metropolitana de Campinas, tendo em vista a busca para proporcionar um ambiente de bem-estar e tranqüilidade à população valinhense, traduzida na criação da Secretaria de Defesa do Cidadão e da Corregedoria e Ouvidoria da Guarda Municipal, em consonância com o Estatuto das Cidades.
Na sessão, o vereador Lourivaldo (PT) destacou o trabalho da corporação que, segundo ele, é indispensável à população. “A guarda acaba ocupando lugar de destaque, pois falta PMs e, mesmo com dificuldades, trabalham com heroísmo”. Para o vereador Clayton Machado (PSDB) a atuação da guarda é um orgulho para a cidade. “O trabalho desenvolvido pela guarda é reconhecido por toda sociedade e o trabalho com a Polícia Militar deve ser realizado em conjunto, pois ambas fazem parte do processo de Segurança Pública”, afirmou. O vereador também solicitou ao líder de governo Israel Scupenaro (PMDB) que leve ao prefeito o pedido já feito pela guarda para que envie o mais breve possível à Câmara o Plano de Cargos e Carreiras da categoria.
A presidente Dalva Berto (PSDB) também elogiou o trabalho da corporação e afirmou que a reunião entre guardas municipais e prefeito será agendada em breve e esclareceu que a discussão em torno das competências de atuação da Guarda e PM está resolvida, uma vez que foi de entendimento de ambas as partes que uma precisa da outra.
Publicado em CAMARA MUNICIPAL DE VALINHOS
--
Postado por GCM Guilherme no Blog do GCM Guilherme em 3/03/2010 07:57:00 PM

Um comentário:

  1. Parabenizo a louvável decisão desta egrégia casa de Leis,no intuito de reconhecimento ao trabalho exercido por nossos irmãos azul-marinho.Á todos
    muito êxito e sucesso nesta empreitada sob nova denominação....

    ResponderExcluir