quinta-feira, 15 de abril de 2010

População reconhece presença da Guarda Municipal no trânsito de Salvador

clip_image002 clip_image004

Por ASCOM-SUSPREV – 09-04-10

Desobstruir o trânsito na cidade, permitir o livre acesso com segurança de pessoas e veículos sem perda de tempo, e, acima de tudo, promover qualidade de vida ao cidadão, visitante ou morador da capital baiana. Pensando assim, em parceria com a TRANSALVADOR, a Guarda Municipal realiza trabalhos nas principais ruas e avenidas da cidade. Os agentes de segurança da prefeitura desenvolvem ações para evitar que os congestionamentos aconteçam em várias localidades, a exemplo das imediações da Av. ACM – Hiperposto, Rio Vermelho(Largo da Mariquita e CEASA), além da Av. Cardeal da Silva, próximo à TV Itapoan/Rádio Sociedade AM.

De acordo com o supervisor GM João Neto, 60 Guardas em 5 viaturas trabalham em regime de plantão. “Em parceria com o TRANSALVADOR, estamos fazendo todo o esforço possível para facilitar a vida do cidadão”, disse. Neto acrescenta que as operações ocorrem de segunda a sexta das 6h às 12h e das 14h às 20h. “Toda ajuda é sempre bem vinda e quem ganha é a população”, destaca o agente de trânsito, José Augusto, ao ter suas atividades reforçadas com a presença da Guarda Municipal na Av. ACM, um dos trechos mais problemáticos da capital baiana.

As pessoas já percebem as mudanças com a presença dos Guardas no ordenamento do trânsito da cidade. “Todos os dias passo um sufoco aqui na avenida ACM. Hoje percebo que houve melhora após a chegada da Guarda Municipal”, exclama o representante comercial, Emerson de Paula Oliveira, 54 anos. Já o autônomo Kleuber Antônio dos Santos, 50 anos, acrescenta que são ações deste tipo que vão dar mais fluidez ao trânsito da capital.

Uma das atividades que mais exigiram a ação da Guarda Municipal ocorreu sexta-feira passada (09), no desabamento do muro de contenção do viaduto localizado na Av. Tancredo Neves, próximo ao Salvador Shopping. Dezesseis guardas apoiaram a TRANSALVADOR no ordenamento do trânsito e, devido às necessidades, contiveram os ânimos, enquanto informavam motoristas e transeuntes sobre o ocorrido.

De acordo com o GM Supervisor Cristiano Leal, a Guarda Municipal também está sendo solicitada para outros fins. “Em uma das operações realizadas no bairro Federação, os Guardas foram solicitados pelo Soldado da Polícia Militar, Claudio Roberto Silva, para ajudar a deter um homem de pré-nome Tiago, acusado de roubar um telefone celular de uma mulher.” Ao ser capturado, o acusado foi encaminhado a 7ª delegacia, localizada no bairro Rio Vermelho.

Tudo começou em março- Coronel Cassivandro da Costa Santos, Superintendente de Segurança Urbana e Prevenção à Violência – SUSPREV, lembra que, desde o início do mês de março, as providências foram tomadas para que a Guarda Municipal do Salvador auxiliasse os agentes da TRANSALVADOR no ordenamento do trânsito da capital.

O curso de capacitação teve como objetivo habilitar e suprir os Guardas Municipais de conhecimentos necessários para atuar na área de trânsito, como força complementar às atividades de educação, segurança e circulação dos veículos. Foram oferecidas as seguintes disciplinas: Ética e Qualidade no Atendimento, Legislação de Trânsito, Segurança no Trânsito, Sinalização Segura, Orientações sobre Agressões e Desacatos e Noções de Engenharia de Tráfego, além do material didático cedido e um manual de código de trânsito.

NOEL TAVARES /ASCOM- SUSPREV / 9984-2710 / 3183-8304 / ascomsusprev@gmail.com

Um comentário: