terça-feira, 22 de junho de 2010

Guarda Municipal de BH assina convênio para uso de armas de fogo

Guarda Municipal está liberada para usar armas de fogo

Convênio assinado pelo prefeito de BH permite o uso de revólveres pelos agentes

Pedro Rocha Franco - Estado de Minas

Publicação: 21/06/2010 15:22 Atualização: 21/06/2010 18:44

Agentes da Guarda Municipal agora vão trabalhar armados  - (Beto Novaes/EM/D.A Press - 25/07/2008)

Agentes da Guarda Municipal agora vão trabalhar armados

Um estudo elaborado pela Guarda Municipal deve definir quais órgãos municipais terão guardas armados. O superintendente da Polícia Federal, Jerry Antunes, e o prefeito Marcio Lacerda (PSB) assinaram nesta segunda-feira convênio liberando o efetivo a usar arma de fogo, mas ainda não está definida a data que os agentes receberão os revólveres. A única definição é que os servidores de escolas e postos de saúde não devem usá-las e, sim, portar armamento não-letal – a compra dos equipamentos depende da liberação da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
O estudo deve confirmar, ou não, também se é preciso comprar novos equipamentos ou se a quantidade adquirida é suficiente para o efetivo. A expectativa é que os profissionais atuando em áreas mais críticas passem a andar armados.
Se escolas e postos de saúde estão fora da lista de locais a terem guardas armados, os parques municipais devem ter ronda armada. Na semana passada, o guarda que fazia ronda no Parque Planalto foi atingido por um disparo, que, por sorte, acertou o colete à prova de balas.

Saiba mais...

Guardas municipais vão usar armas não letais

Em 2006, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Patrimonial comprou 300 revólveres calibre 38 e 50 pistolas .380, além de mais de 13 mil cartuchos de munição. Mas, sem a liberação da PF, os agentes estavam impedidos de usar o material. Segundo secretário municipal de segurança coronel Genedempsey Bicalho, a assinatura do convênio é a primeira de 10 etapas do Estatuto do Desarmamento a serem cumpridas antes de garantido porte de arma. “É preciso ter 80horas anuais de qualificação; refazer a avaliação psicológica, que tem validade de dois anos, e um curso de reciclagem, além de outros requisitos”, explica. Outro ponto exigido é que a corporação tenha uma corregedoria própria e ouvidoria independente.
Os guardas municipais de Belo Horizonte serão os primeiros do estado a andarem armados, de acordo com a Polícia Federal. Há dois anos, a Polícia Militar foi responsável por treinar o efetivo da Guarda Municipal, submetendo todos os 1.850 agentes a testes psicológicos, investigação social e curso de tiro.

Retirado de: http://www.uai.com.br/htmls/app/noticia173/2010/06/21/noticia_minas,i=165195/GUARDA+MUNICIPAL+ESTA+LIBERADA+PARA+USAR+ARMAS+DE+FOGO.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário