domingo, 11 de novembro de 2012

Aviso de câmeras, finalmente, chega às ruas

Cumprindo à lei de 2003, Prefeitura começa a colocar placas avisando onde paulistanos são filmados


Ainda pouco notadas, placas amarelas começam a aparecer na região da Avenida Paulista, do Ibirapuera e da Estação da Luz, informando os pontos onde as pessoas são filmadas pelo sistema de videomonitoramento da GCM (Guarda Civil Metropolitana), 24 horas por dia. O aviso é obrigatório em ambientes internos e externos desde 2003, quando a ex-prefeita Marta Suplicy (PT) aprovou lei de autoria do então vereador Ricardo Montoro (PSDB), que não era respeitada.
“O ambiente está sendo filmado. As imagens gravadas são confidenciais e protegidas, nos termos da lei.” Este é  o aviso, escrito em letras pretas sobre as placas amarelas de 30 centímetros de altura por 30 de largura . Há também   os logos e números de telefone da  Polícia Militar (190) e da GCM (153).
Segundo a SMSU (Secretaria Municipal de Segurança Urbana), pasta responsável pela Guarda Civil, a instalação começou em outubro e 744 das 4,1 mil câmeras existentes em toda cidade já têm o aviso.  O órgão não informou o motivo da demora nem deu prazos para terminar de colocar as placas.
“Inicialmente estão sendo instaladas na região central e no Parque do Ibirapuera e serão expandidas gradativamente para toda a cidade, com prioridade nos locais em que elas contribuam para inibir atos de vandalismo e aumentar a sensação de segurança, de acordo com um diagnóstico realizado pela Coordenadoria de Análise e Planejamento da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, considerando os indicadores de criminalidade do município”, disse a SMSU, em nota.
opiniões/ Para o encarregado de construção civil Valdívio Oliveira, de 33 anos, o aviso garante mais segurança, mas deveria estar mais visível, “não tão alto”. O motorista Zulmiro Marcolino da Silva, de 59 anos, é contra as placas. “Não deveriam avisar os bandidos onde tem câmera porque eles vão saber onde não tem e agir lá.”

Fonte: diariosp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário