sábado, 12 de dezembro de 2015

monitoramento eletrônico, enquanto em outros municípios ha investimento em SP!

Quase metade das câmeras da GCM não funcionam



Desleixo da Prefeitura inutiliza câmeras de seguranças em todas as regiões da capital

Por: Amanda Gomes
Quando uma pessoa é vítima de algum crime, a primeira providência da Polícia Civil é tentar identificar os bandidos com a ajuda de câmeras de segurança. Mas se as autoridades do estado dependerem do monitoramento eletrônico da GCM (Guarda Civil Metropolitana), os ladrões podem dormir tranquilos. Quase metade dos equipamentos de vigilância da força policial da Prefeitura simplesmente não funciona. A justificativa, admite o governo municipal, é a falta de manutenção.
Segundo informações obtidas pelo DIÁRIO através da Lei de Acesso à Informação, a GCM tem 173 câmeras de monitoramento nas principais ruas e avenidas da capital. Setenta e três, porém, estão inoperantes atualmente, apesar de continuarem instaladas no local, enganando tanto a população, que tem a falsa sensação de segurança, quanto os ladrões, que acreditam estar sendo vigiados. A GCM não divulgou os endereços dos locais onde a vigilância não funciona.
A justificativa da guarda para tamanho desleixo é que o sistema atual é analógico e os equipamentos estão desgastados. Existe uma promessa de trocar as atuais câmeras por aparelhos de tecnologia digital com alta resolução. A licitação está sendo preparada e não há prazo para ser concluída. 
A GCM se nega a divulgar informações básicas, que deveriam ser públicas, como, por exemplo, quanto pretende gastar com as novas aquisições e há quanto tempo as atuais foram compradas. 
Enquanto faz o sorrateiro jogo do esconde-esconde com o dinheiro público, a guarda assiste sem agir a uma show de ilegalidades em sua área de atuação. 
As imagens, segundo a corporação, também deveriam ser usadas para “combater o comércio irregular e a ordem”. Por coincidência, o Centro, tomado hoje por camelôs, é onde há mais câmeras inoperantes, com 62 aparelhos de gravação inutilizados, exatamente o mesmo número em operação. A Zona Oeste tem nove câmeras inoperantes e sete funcionando.
Uso para investigação/ A falta de manutenção e de cuidado com os equipamentos de segurança poderiam ter deixado impune a estudante Hivena Vieira, 24. Ela atropelou e matou o gari Alceu Ferraz, 61 anos, na madrugada do dia 16 de junho. Hivena, que estava em alta velocidade, fugiu sem prestar socorro. Praticamente no mesmo ponto havia uma câmera da GCM, mas ela não estava funcionando. Quatro dias após o  crime, uma imagem, também da guarda, mas de outra câmera, que esta instalada a 500 metros do ponto da batida, permitiu aos investigadores confirmar o modelo do veículo. Só então a estudante foi localizada e se entregou. Ela prestou depoimento, mas acabou liberada e responderá o processo em liberdade.
A GCM (Guarda Civil Metropolitana) disse, em nota, que as câmeras inoperantes, após estudo operacional e de visibilidade financeira, serão reativadas e trocadas por outras de tecnologia digital. O processo de licitação está previsto para o próximo ano. De acordo com a pasta, já há equipamentos mais modernos operando atualmente, mas eles também serão renovados. A guarda se negou a responder quanto pretende gastar para fazer a troca. Segundo a nota, a central de telecomunicações da corporação funciona diariamente e acompanha as imagens em tempo real focando principalmente o controle do espaço público e a proteção do patrimônio público. A pasta explicou que quando os agentes visualizam ocorrências de competência de outros órgãos, estes são informados imediatamente.
Resposta da GCM
A GCM (Guarda Civil Metropolitana) disse, em nota, que as câmeras inoperantes, após estudo operacional e de visibilidade financeira, serão reativadas e trocadas por outras de tecnologia digital. O processo de licitação está previsto para o próximo ano.  De acordo com a pasta, já há equipamentos mais modernos operando atualmente, mas eles também serão renovados. A guarda se negou a responder quanto pretende gastar para fazer  a troca. Segundo a nota, a central de telecomunicações da corporação funciona diariamente e acompanha as imagens em tempo real focando principalmente o controle do espaço público e a proteção do patrimônio público. A pasta explicou que quando os agentes visualizam ocorrências de competência de outros órgãos, estes são informados imediatamente.

matéria Diário De SP

10 comentários:

  1. Isso mostra como o homem público está preocupado com o cidadão do bem que gera imposto para cidade bem como a GCM/SP que este prefeito não está nem um pouco preocupado com o profissional pai de familia com os vários decasos feito ao GCM,s Deus livra -nos desse mal

    ResponderExcluir
  2. PELAS ULTIMAS POSTURAS DO SINDICATO, SE NÃO FOR SÓ FIRULA PARA O PUBLICO EXTERNO, PARECE QUE ACORDOU PRA GESTÃO HADDAD, O HADDAD INFELIZMENTE É UM PREFEITO (SUBPREFEITO) DE UMA REGIÃO, A REGIÃO, A CENTRAL ONDE SUAS AÇÕES SÃO VISTAS, MAS AO PRIORIZANDO O CENTRO ELE PERDE EM QUALIDADE E GOVERNANÇA. ESTA MIOPIA POLITICA PARA COM A PERIFERIA ONDE FALTA MÉDICOS, POR FALTA DE SEGURANÇA NAS UBS, AMAS, UPAS, NAS ESCOLAS, É AQUI TAMBÉM NA PERIFERIA QUE RESIDE SEU ELEITOR, ALÉM DE QUE O CANDIDATO A VEREADOR A FIM DE SE ELEGER VAI LHE IMPUTAR TODAS AS MAZELAS PARA QUE ELE NÃO SEJA REELEITO.
    É AQUI NA PERIFERIA QUE PRECISAMOS DE CIDADANIA, COM CERTEZA SE BEM ADMINISTRADO OS PROBLEMAS LOCAIS O CENTRO TERIA MENOS PROBLEMAS, COMO A CRACOLANDIA E OUTROS.
    POLITICAS SOCIAIS INCLUSIVAS SÓ SERÁ EFETIVA SE FOR CONCRETIZADA NAS PERIFERIAS.
    NO CENTRO NÃO MORA NINGUÉM.

    ResponderExcluir
  3. o que acontece com a ABRAGUARDAS, pararam de atualizar os comentários, não é possível que estejam de ferias.

    ResponderExcluir
  4. Verdade companheiro,estamos começando bem o ano,as nossas entidades de classe parecem que saíram de férias e esqueceram de voltar,mal começou o ano e já estamos sofrendo,falta de efetivo,falta de perspectiva em relação ao plano de carreira que até a presente data não foi regulamentado,será que vamos ter que aguardar por mais dez anos até um próximo plano de carreira para poder evoluir,vergonha e desmotivação é o que estamos tendo neste momento,façam alguma coisa abraguardas,confiamos em vcs,não se calem.

    ResponderExcluir
  5. Vamos cobrar o que foi prometido,promoção vertical já!já estamos em janeiro e a smsu até agora nada.

    ResponderExcluir
  6. ninguer quer mais nada com nada... nao tem jeito mesmo...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...foram gastar 13.

    ResponderExcluir
  7. Sei q esse site da abraguardas é democrático quero fazer uma colocação, por meio de uma influente GCM do comando ,que o homem público q se domina gerente da capital essa metrópole gloriosa não ir contratar os candidatos que passaram no concurso de 2013,por não ter dinheiro à prefeitura,pobre ser humano

    ResponderExcluir
  8. Bom insp. FARIA vocês estão de ferias, não postam mais nada não vejo tirar mais duvidas. é uma pena mais tudo bem vcs merecem algum descanso um abraço.

    ResponderExcluir
  9. O QUE ACONTECEU COM A ABRAGUARDAS, VIROU PÓ?

    ResponderExcluir