quinta-feira, 26 de novembro de 2009

CANIL DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE RIO CLARO FAZ APRESENTAÇÃO NA GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA D’OESTE

A Guarda Civil de Santa Barbara d'Oeste destaca-se na RMC (Região Metropolitana de Campinas) como uma das mais atuantes, e a Sesetran (Secretaria de Segurança Trânsito e Defesa Civil) pretende ampliar sua capacidade de trabalho e emprego dos patrulheiros nas atividades do município voltada a segurança. Devido a isso, o secretário Paulo Jodas procurou conhecer o que há de melhor em adestramento de cães.

A Guarda Civil Municipal de Rio Claro, com o Grupo de Apoio Tático, através do Canil formado por cães de policiamento, cães de faro de entorpecentes e cães para trabalhos sociais (cinoterapia), administrados pelo patrulheiro Ricardo Palma e pelo corregedor da Guarda Civil Reginaldo Gomes, esteve ontem na Sesetran, para uma demonstração de adestramento.
Jodas pretende elaborar um projeto para o GPA (Grupo de Proteção Ambiental) na utilização de cães farejadores para encontrar armas e entorpecentes, inclusive desmanches de veículos em canaviais, pois a área rural do município é muito grande e dificulta a patrulha dos guardas. O projeto obedecerá às normas federais para a questão da segurança e o secretário recebeu das mãos do corregedor rioclarense uma cópia da legislação para atuação dos cães naquela cidade.

No âmbito do município, busca-se acompanhar as normas federais para as questões de segurança, dentre elas a integração com os organismos policiais do Estado e realização de diagnóstico dos problemas de segurança pública. "Verifica-se no município que há forte clamor público para controle do uso e comércio ilegal de entorpecentes, bem como alguns casos de homicídio estar relacionado a esse tipo de infração penal", enfatizou Jodas.
"Na demonstração de ontem, pudemos conhecer as habilidades de uma espécie de cão - Golden Retriever, que, em sendo adotado para essa finalidade pela Guarda Civil de Santa Bárbara d'Oeste, estaria disponível para ampliar a cooperação entre o município e os órgãos de segurança do Estado, de forma a colaborar na busca e apreensão de entorpecentes, cujo comércio ilícito deve ser amplamente combatido, visto os efeitos negativos junto à formação dos jovens e do aumento da delinquência", conclui o secretário.

--
Postado por GCM Guilherme no Blog do GCM Guilherme em 11/26/2009 06:29:00 PM

Nenhum comentário:

Postar um comentário