quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

AGCMRP REPUDIA A INTENÇÃO DE EXTINÇÃO DA GM DE FRANCA

A Federação dos trabalhadores na Administração Pública Municipal do Estado de São Paulo, Central Única do Trabalhadores e Associação dos Guardas Civis Municipais de Ribeirão Preto, vem por meio deste repudiar de todas as formas a posição e a visão da Administração Municipal de Franca em extinguir a Guarda Civil Municipal, órgão este que foi consagrado na Primeira Conferência de Segurança Pública como o modelo de Polícia Cidadã.
Tal ato se igualaria os praticados nos periodos mais nefastos da Hitória do Brasil, que foi na Ditadura Militar.
Ao invés desta atrocidade, Franca deveria seguir exemplos de outras cidades que utilizam a Guarda em todos os tipos de programas de prevenção as drogas e ao combate a criminalidade.
Pelo Servidor Sempre! Saudações em Azul Marinho!

Alexandre Pastova
Presidente em Exercício da AGCMRP 
Diretor da FETAM/SP-CUT 

Sidnei Rocha (PSDB) estuda extinção da Guarda Civil Municipal de Franca

Categoria Informativo Imprimir

var ultimaFecha = '27/12/2009';

27/12/2009

O prefeito Sidnei Rocha (PSDB) também estuda o fim da Guarda Civil Municipal. Para ele, o atual modelo não tem eficácia e a relação custo-benefício é mínima. “Resolve muito pouco”.
A possibilidade de extinção foi citada pelo prefeito durante entrevista exclusiva à Radio Difusora, que irá ao ar no dia 31, em que destacou as ações de governo e os planos para 2010. Sidnei falou de sua preocupação com o aumento da violência na cidade e disse que tem cobrado uma ação mais efetiva por parte da polícia.
Ao ser questionado pelo radialista Everton Lima se o armamento da Guarda poderia ser uma forma de o município ajudar, Sidnei surpreendeu na resposta. “A Guarda Municipal talvez precise ser extinta porque guarda para vigiar prédio é coisa do passado. Hoje eu coloco alarme e câmera e resolvo o serviço. Além disto, é mais eficaz, pois o equipamento filma o ladrão. O guarda não filma. Às vezes, ele esconde”.

Sidnei passou a cogitar a possibilidade após ter enviado à Câmara um projeto de reestruturação da Guarda Civil, há dez dias, e ter sido obrigado a arquivá-lo por falta de apoio dos vereadores. A principal mudança seria a autorização para os agentes poderem aplicar multas de trânsito. “A intenção era tornar a Guarda mais útil. Se os vereadores não quiseram aprovar, tudo bem. Amanhã, talvez, teremos de fechar, pois, para guardar prédio, ela não serve. Contratar uma empresa de segurança sai mais barato. Ou é uma tropa disciplinada como é a Polícia Militar e presta um serviço parecido ou perde sua razão de ser”.
Na opinião do prefeito, a Guarda poderia ser mais eficiente se a Câmara tivesse dado a autorização para ela exercer a função de fiscal de trânsito. “Se o guarda ficar (na rua) lá, o motorista vai passar por cima dele. É preciso ter poder de autoridade e autuar. Não basta apenas advertir o infrator. Sem penalidade, o motorista não obedece ninguém”.
A Guarda Civil Municipal de Franca foi uma das pioneiras no Estado a ser instituída, em 1925, pelo então delegado de polícia, Antônio Pereira Lima. Em 1950, ela foi desativada e voltou às atividades somente em 1987. Atualmente, é composta por 55 agentes, sendo que dez estão afastados por problemas de saúde. As atribuições são, basicamente, cuidar dos prédios municipais e ajudar a organizar o trânsito. “Custa caro manter a Guarda e eles adoram fazer hora extra”, completou.
Pessoas próximas ao prefeito não acreditam que ele levará a ideia adiante. Em setembro, a Prefeitura anunciou que investiria R$ 25 mil para comprar coletes à prova de balas para os agentes. Também está em estudo a aquisição de, pelo menos, dez pistolas Teaser, uma arma não letal que imobiliza a pessoa por meio de choque. As principais cidades do Estado possuem Guardas e têm feito investimento na compra de equipamentos e no treinamentos dos integrantes para aprimorar a atuação no combate à violência.
Endereço da página:
http://www.comerciodafranca.com.br/materia.php?id=51464
"Eu como cidadão me sinto revoltado quando fico sabendo que um responsável pelo povo pensa dessa maneira, este prefeito prefere manter uma Guarda Municipal nos moldes da Policia Militar, uma polícia que existe a um tempão e nada resolve, ele fala que a violência esta aumentando e ao mesmo tempo prefere acabar com uma instituição de segurança, será que ele não enxerga que o atual modelo de polícia não esta funcionando? Tem o poder nas mãos para iniciar uma mudança, iniciar um trabalho voltado à comunidade, buscando soluções na raiz do problema, MAS PREFERE ACABAR COM A GUARDA.
Fala que um prédio é mais bem defendido por câmeras e alarmes do que por um Guarda, lamentável, sem falar que a maioria das empresas de segurança é de profissionais da ativa ligadas ao atual sistema de segurança. Isso me faz pensar em alguns favorecimentos, etc.
Será que o motivo da Guarda Civil Municipal não te agradar é porque a mesma está sendo dirigida por um POLICIAL MILITAR? Quem é o atual responsável pela GCM hoje em seu Município? Senhor prefeito você conhece a Diretriz da PM contras Guardas Municipais?
CARO PREFEITO, PARA MANTER UM BOM PROFISSIONAL TEM QUE INVESTIR, VAI GASTAR DINHEIRO SIM, A POPULAÇÃO MERECE ÓTIMOS PROFISSIONAIS, TEM QUE INVESTIR EM SEU MUNICIPIO, POIS O ESTADO JA LHE ABANDONOU ASSIM COMO ABANDONOU OS ORGÃOS DE SEGURANÇA.
Tem município que gasta milhões com o Estado, alugando prédios, comprando combustíveis, manutenção de viaturas, alimentação dos profissionais e sabe o que o município recebe? Recebe o aumento da violência.
Hoje se não usarmos a inteligência para atuar na segurança, a tendência é sermos sugados para o poço da criminalidade, nosso país tem a polícia que mais mata no mundo, se matar resolvesse, não era para estarmos em um país maravilhoso? Só estou querendo dizer que o Município deve e pode agir na segurança.
Um forte abraço aos Patrulheiros da Guarda Civil Municipal da Cidade de Franca."
Abaixo segue o email do gabinete do prefeito da cidade de Franca, mandem seus emails, quem sabe o mesmo mude de idéia. 
gabinete@franca.sp.gov.br
Por GCM Guilherme: http://www.gcmsbo.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário