segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Guardas Municipais de Valinhos reivindicam melhorias em visita à Câmara Municipal

clip_image002

Na foto: GCM Jesuíno/Freitas/Batista, o vereador Clayton Machado,os GCM Lima/Bruno e Sellis

25-12-2009 - Guardas Municipais reivindicam melhorias em visita à sede da Câmara

A Câmara recebeu na última terça-feira, 22, a Associação dos Guardas Municipais de Valinhos dentro do projeto “Câmara em Ação”, que abre espaço para a população ou grupos debaterem questões que envolvem o município.
Na ocasião, cerca de vinte guardas municipais foram recebidos no plenário pelos vereadores Lorival (PT), Clayton Machado (PSDB), Aguiar (PMDB), Scupenaro (PMDB) e, também, pela presidente Dalva Berto (PSDB) que abriu o círculo de debates partindo de uma série de reivindicações trazidas pelos profissionais, dentre elas a melhoria e investimento do armamento e a revisão do plano de cargos e carreira da categoria.
De acordo com o presidente da Associação,o GCM Batista , que expôs os problemas que a corporação apresenta, a Guarda passa por dificuldades que influenciam diretamente o trabalho de segurança realizado no município como a falta de manutenção das armas. “Estamos com um armamento antigo, aquém de cidades vizinhas como Vinhedo e sem manutenção. Queremos andar tranqüilos pela rua e também proporcionar mais segurança para a população”, desabafou.
Além da compra de armamento, os guardas solicitaram a liberação de 70 horas extras, conforme autoriza o estatuto dos funcionários. “Não há número suficiente de guardas para trabalhar nas ruas. Com a liberação de mais horas extras, poderemos montar mais guarnições e, com isso, desenvolver um melhor serviço”, justificou o presidente da Associação que também solicitou o adicional de alimentação devido ao serviço de 24 horas prestado a comunidade no valor de R$ 10,00 por plantão; aumento no adicional de risco de morte de 30% para 70% no salário base; seguro de vida individual; revisão do plano de cargos e carreira; prêmio de motorista previsto na Lei Municipal; folgas semanais; mudança de grafismo nas viaturas para Guarda Civil Municipal, conforme prevê o código brasileiro de ocupações; padronização das cores das viaturas com predominância para a cor azul; adequação nos modelos das fardas, bem como o tecido utilizado na confecção para não provocar alergias; assistência psicológica; compra de 4 a 5 viaturas com compartimento para aumentar a segurança dos guardas e cursos de requalificação, conforme consta em lei federal, etc.
Diante as questões e problemas apontados pela Associação, a presidente Dalva Berto enalteceu o trabalho da corporação e afirmou que irá intermediar uma visita entre os guardas, vereadores e prefeito para que a pauta de reivindicações seja discutida e resolvida da melhor maneira. “Não há como negar o brilhante trabalho que a Guarda realiza em nosso município. Nós vereadores iremos formar uma comissão para levá-los até o prefeito e para resolver todas essas questões apresentadas para o bem de nossa cidade”, anunciou. Já o vereador Lorival propôs que os vereadores façam uma visita in loco à corporação antes do encontro com o prefeito. “Acho que devemos ver de perto todas essas questões para levarmos, também, nossas impressões pessoais a respeito de todos esses problemas relatados”, sugeriu o vereador que reclamou da falta de efetivo de guardas mediante o baixo número de Policiais Civis que trabalham em Valinhos e, também, questionou a ausência das câmeras de segurança adquiridas em outras administrações.
O vereador Israel Scupenaro, líder do prefeito na Câmara, destacou que a Associação agiu bem em se organizar e apresentar as solicitações que, segundo ele, serão prontamente levadas ao prefeito a fim de atendê-las da melhor forma possível. “É com este respeito e diálogo que conseguiremos chegar a um denominador comum”.
Também solidário às colocações dos guardas, o vereador Aguiar lembrou que assinou requerimentos e moções para melhorar as condições dos guardas e, diante das questões abordadas, irá reforçar os pedidos ao prefeito.
Em concordância com os demais vereadores, Clayton Machado, que solicitou o espaço de discussão à presidente Dalva, reforçou o apoio favorável aos guardas. “Tudo o que foi dito são verdades. Nenhum vereador vai se esquivar em auxiliá-los e é importante que a Associação reitere, na reunião com o prefeito, todas as colocações aqui apresentadas. A Câmara está ao lado dos guardas apoiando a corporação para que não sejam intimidados e se pronunciem sem medo de represálias”.
Para corroborar os pedidos feitos pelos guardas, o vice-presidente da Associação, Marcos de Freitas, sugeriu que os vereadores solicitem ao Secretário de Segurança as estatísticas de atuação da corporação. “Para cobrar, precisamos mostrar serviço e as estatísticas são provas de nosso trabalho”, afirmou.
Com relação a ampliação da base da guarda que está sendo realizada, os guardas afirmam ser importante, mas segundo eles o investimento prioritário deveria ser com relação aos itens já relatados. “A prioridade do guarda municipal hoje é a vida. Não tem como defender a vida dos moradores se estamos em risco”, reforçou o GCM batista. O vereador Lorival também questionou a demora em terminar a obra da nova sede da guarda que, segundo ele, já vai completar um ano.
Fonte: CMV

Enviado por: GCM  Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário