terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Joinville - Sistema de segurança adotado em casas deve passar por avaliação, diz especialista

 cameras

Em chat com internautas, major Zelindro, da PM em Joinville, passou dicas de proteção

A segurança é uma das principais causas de preocupação dos brasileiros. O aumento da criminalidade no país faz com que a população comece a buscar meios para se proteger. Especialista em segurança, o major Zelindro Ismael Farias, da Polícia Militar (PM) em Joinville, esclareceu as dúvidas dos internautas sobre o assunto em chat realizado na manhã desta segunda-feira pelo diario.com.br.
O primeiro questionamento dos leitores foi em relação a sequestros. Segundo o especialista, mesmo que os criminosos exijam que nada seja comunicado às autoridades, nenhuma negociação deve acontecer sem a presença de um policial.
E qual a melhor forma de se proteger dentro de casa? O major Zelindro explicou que a escolha do melhor mecanismo de segurança depende de alguns aspectos:
— O sistema de segurança a ser adotado depende muito do local, do nível de exigência — de acordo com o que se quer proteger — e o quanto se tem disponível para investir. O ideal é realizar uma avaliação de risco, para se verificar qual o sistema mais adequado. Todos são eficientes: alarme, cães, cercas e outros.
Ele, no entanto, frisou que, sem o uso adequado ou treinamento, todas as ferramentas são ineficientes por causa da "falta de cultura de segurança por parte do usuário".
Câmeras pela cidade

Um internauta questionou se as câmeras de segurança, instaladas em pontos movimentados das cidades, ajudam a coibir assaltos. Para o especialista, a ferramenta tem uma eficiência de 100%.
— Os policiais militares e agentes da Guarda Municipal são treinados e tem olhos clínicos. Monitoram as ruas e podem intervir de imediato, apoiados pelas viaturas que estão nas ruas. Muitos crimes têm sido evitados. Outro fator que aumenta a eficiência (das câmeras) é o psicológico que inibe a ação dos criminosos que não querem ser identificados — afirmou.

Retirado de: http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a2788406.xml

Nenhum comentário:

Postar um comentário