quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

ABC: Monitoramento pode reduzir crimes na região

Tiago Dantas
Do Diário do Grande ABC

A integração dos sistemas de monitoramento por vídeo das cidades do Grande ABC poderia auxiliar o combate à criminalidade, segundo o coronel José Luís Martins Navarro, comandante da Polícia Militar na região.

Pelo menos quatro municípios possuem câmeras de vídeo nas ruas para registrar o movimento do tráfego e coibir crimes. A criação de uma única central de monitoramento, entretanto, ainda depende de discussões no Consórcio Intermunicipal.

"Pelas conversas que tive com os prefeitos, o interesse é geral. A vontade que isso (a integração dos sistemas de monitoramento) aconteça é unânime. Com todo mundo querendo, fica mais fácil", afirma o coronel Navarro.

A criação de uma sala de vigilância para o Grande ABC poderia reduzir o tempo de atendimento a crimes, segundo o oficial.

"É um instrumento fantástico. Você pode flagrar uma ocorrência e imediatamente deslocar uma viatura na rua para o local."

São Bernardo inaugurou, anteontem, a reforma da sala de monitoramento de trânsito do município. Ao todo, 24 equipamentos - três deles ainda serão substituídos - monitoram os cruzamentos mais movimentados. O operador pode girar e aproximar a imagem até ver com nitidez a placa de um carro.

As 23 câmeras que monitoram o trânsito de Santo André também são utilizadas pela Guarda Civil Municipal, que mantém comunicação com os municípios vizinhos, principalmente São Bernardo, via rádio. Até o fim do primeiro semestre, a Prefeitura pretende entregar mais 21 equipamentos.

São Caetano possui três câmeras para acompanhar o tráfego, além dos aparatos de vigilância usados pela Polícia Militar. Em Diadema, há um centro de monitoramento onde guardas-civis, agentes de trânsito e da Defesa Civil analisam imagens captadas por 64 câmeras. O município pretende comprar mais 20 e é favorável à regionalização do monitoramento

Retirado de: http://www.dgabc.com.br/2010/News/5795902/monitoramento-pode-reduzir-crimes-na-regiao.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário