sábado, 27 de fevereiro de 2010

Kassab admite problemas de integração com estado em ação na Cracolândia

Secretário de Saúde chamou ação da Polícia Civil de ‘pirotecnia’.
Prefeito irá se reunir com governo nesta sexta para corrigir problemas.

Juliana Cardillido G1, em São Paulo

Ampliar FotoFoto: Juliana Cardilli/G1

Para Kassab, 'não há crise' entre prefeitura e governo estadual em relação à operação na Cracolândia na quinta-feira (25). (Foto: Juliana Cardilli/G1)

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), admitiu na manhã desta sexta-feira (26) que há problemas de integração nas ações que exigem ação conjunta entre a prefeitura e o governo do estado. Na quinta-feira (25), os cerca de 250 usuários de drogas encaminhados a centros de assistência da Prefeitura durante operação da Polícia Civil na Cracolândida, região central da cidade, acabaram sendo liberados por falta de funcionários para atendê-los.
“Foi uma ação importante, com bons resultados, cumprimento aqueles que a organizaram, mas houve falta de integração total, como é habitual nas relações da prefeitura com o governo do estado. Mas não é nada que não seja superado”, disse o prefeito durante a inauguração de uma Unidade Básica de Saúde em Parelheiros, na Zona Sul da cidade.
Kassab irá re reunir ainda nesta sexta com o secretário da Segurança Pública do estado, Antonio Ferreira Pinto, e com o secretário municipal de Saúde, Januário Montone, para corrigir eventuais problemas e aperfeiçoar as ações. Na quinta, Montone chamou a ação da polícia de “pirotecnia”, enquanto o delegado Aldo Galiano, responsável pela operação na Cracolândia, respondeu dizendo que a declaração foi "insensata".

saiba mais

O prefeito disse que o local para onde os usuários foram levados não está preparado para receber 300 pessoas de uma vez. Ele tentou amenizar a declaração dada por Montone.

“Ele não se expressou mal. É importante que tenha integração para que não possa parecer que sejam ações de pirotecnia. Ele não quis dizer que são ações de pirotecnia. É evidente que não são. Já foi uma ação muito positiva para a cidade, a Polícia Civil faz um trabalho muito competente, muito diligente”
Kassab também negou qualquer mal estar entre o governo e a prefeitura após as declarações. “Não há crise. Não existe mal estar. Como a integração não foi perfeita, não tem porque não fazer no dia de hoje ainda a correção de onde possa ter ocorrido algum equívoco para que nas próximas operações o resultado seja melhor.”

Para Montone, houve 'mau planejamento'

Presente no evento, o secretário municipal de Saúde, Januário Montone, explicou a declaração dada na quinta-feira. “O fato de um conjunto grande de usuários terem sido colocados ali naquela área, que inclusive é gradeada, gerou uma imagem absolutamente negativa e foi a isso que me referi quando disse espetáculo pirotécnico. Não foi em relação à ação policial”. 
Ele criticou as manifestações, segundo ele “equivocadas”, de que não havia agentes disponíveis para atender os usuários. “Não haveria funcionário para atender porque ali não é uma unidade de atendimento, é uma base administrativa”, afirmou.
Para Montone, houve “um mal entendido e um mau planejamento na questão de como acolher os usuários de drogas que estavam na região e que não foram objeto da ação policial propriamente dita”.
Ele também ressaltou o trabalho feito pela secretaria da Saúde na região, onde 124 agentes abordam regularmente usuários de drogas para tentar convencê-los a aderir ao tratamento. “Quando um mal entendido como este gera imagens depreciativas do trabalho você descredibiliza a ação daquelas pessoas. E isso eu tenho o papel de preservar”, afirmou.

Retirado de: http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1506869-5605,00-KASSAB+ADMITE+PROBLEMAS+DE+INTEGRACAO+COM+ESTADO+EM+ACAO+NA+CRACOLANDIA.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário