segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

PMs suspeitos de matar jovem em abordagem vão para presídio militar


Policiais disseram que rapazes reagiram em ação na Zona Norte de SP.
Ônibus foram incendiados na região em protesto contra morte de jovem.

Os seis policiais militares suspeitos de matar um jovem e de atirar em outro na região do Parque Edu Chaves, na Zona Norte de São Paulo, neste domingo (9), foram levados para o Presídio Militar Romão Gomes. Os PMs afirmam que os rapazes reagiram a uma abordagem policial. Em protesto contra a morte do jovem, dois ônibus foram incendiados na região. Duas pessoas não conseguiram sair de dentro de um deles e morreram queimadas.
De acordo com o coronel Audi Felix, os PMs foram detidos porque testemunhas da abordagem contaram versões diferentes das apresentadas pelos policiais. Eles foram presos em flagrante por suspeita de homicídio e tentativa de homicídio.
Duas equipes participaram da ação. A primeira abordou os dois suspeitos e, segundo Félix, fez os disparos que mataram Maicon Rodrigues de Moraes, de 16 anos. Depois, a outra equipe chegou ao local. Entre os PMs detidos, estão um tentente, um sargento, três soldados e um cabo.
A abordagem dos PMs teria gerado revolta dos moradores, o que pode ter ocasionado o ataque a um ônibus, na região do Parque Edu Chaves. Segundo a PM, um grupo jogou combustível e ateou fogo no veículo, o que causou a morte de dois passageiros, que não conseguiram descer. Pouco antes das 11h deste domingo (9), um segundo coletivo foi incendiado a cerca de 500 metros do local.
Por causa desses dois ataques, sete pessoas também foram presas nesta tarde, informou o Delegado da Seccional Norte, Cosmo Stikovics Filho. Alguns deles ficaram queimados e precisaram ser socorridos a hospitais da região.
Em relação à abordagem que causou a prisão dos seis PMs, o coronel Félix disse que chegaram testemunhas com uma nova versão dos fatos. "Cabe ao delegado entender. E ele entendeu, dentro das convicções dele, que é o caso de fazer autuação em flagrante e delito”, explicou Félix. “Há contradição com o relato dos policiais militares. Eles são firmes em dizer que no momento do confronto não havia ninguém na via pública, mas tudo isso vai ser apurado”, complementou.
Em nota, a Polícia Militar informou que os policiais solicitaram aos dois suspeitos que deixassem o veículo em que estavam. Segundo a PM, eles desceram atirando e houve troca de tiros. Porém, a mãe do outro rapaz baleado que sobreviveu, Walterley Marques da Silva Junior, de 18 anos, afirmou que o rapaz “nunca andou armado”. Segundo ela, ele teve uma passagem por porte de drogas há dois anos.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Walterley passou por uma cirurgia para retirar a bala e permanece internado na UTI do Hospital São Luiz Gonzaga, em estado estável, sob escolta policial.
Moradores da região relataram também que houve espancamento de outras pessoas durante a ação. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o irmão do jovem que foi morto está internado no Hospital Vila Maria, com um trauma no maxilar, que seria decorrente de um confronto com um policial.
No entanto, o coronel Félix disse que não há informações sobre essa ocorrência. Além do inquérito policial, a PM também instaurou um inquérito administrativo para apurar os fatos.
Ônibus foi incendiado na Zona Norte da capital paulista (Foto: Edison Temoteo/Estadão Conteúdo)

Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/12/pms-suspeitos-de-matar-um-jovem-vao-para-presidio-militar-em-sp.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário