quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Vitória GCM SP passará a aplicar multas de transito.

A prefeitura de São Paulo vai formar 2.500 agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) até o fim deste ano para fiscalizar o trânsito e aplicar multas, afirmou o secretário municipal de Segurança Urbana, Roberto Porto. Com a medida, que tem respaldo em lei federal sancionada pela presidente Dilma Rousseff neste mês, o número de fiscais da prefeitura para punir infrações vai dobrar — 5.000.
Atualmente, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) dispõe de cerca de 1.850 marronzinhos. Além deles, quase 700 técnicos da SPTrans (São Paulo Transporte) são responsáveis por ajudar na inspeção de terminais, faixas e corredores exclusivos de ônibus (2.500 mil agentes no total). Considerando 1.500 mil policiais militares do CPTran (Comando de Policiamento de Trânsito), o aumento será de mais de 60%.
O trabalho dos guardas-civis deve ser complementar ao da CET, mas não vai ficar restrito à fiscalização de ciclovias, disse Porto.
— Durante uma proteção escolar, por exemplo, um guarda pode identificar uma infração. Primeiro, ele deve orientar o condutor. Só depois, aplicar a multa.
Para que possam exercer a função de agentes de trânsito, os guardas-civis precisam passar por um curso inicial de 40 horas com a CET, além de uma semana de aulas de reciclagem por ano. Segundo o secretário, o treinamento da primeira turma, formada por 200 guardas-civis, vai começar em setembro.
— A ideia é termos um grande contingente já no início do próximo ano.
O cronograma do curso de formação foi discutido com a CET nesta semana, mas ainda faltam detalhes logísticos, como a definição do local das aulas.
Formação
O número de agentes que devem passar pelo curso representa quase 40% do contingente da GCM — hoje são 6.380 guardas. Nem todos deverão ser inseridos imediatamente na fiscalização de trânsito. O intuito da prefeitura é implementar o projeto gradualmente, tendo como ponto de partida as ciclovias do centro. Do total de guardas que vão ser capacitados, 1,2 mil devem ficar responsáveis por fazer rondas de bicicleta.
Além de trabalhar para garantir a segurança dos ciclistas, a GCM teria o papel de combater as irregularidades e o desrespeito dos motoristas.
— O número de infrações de trânsito tem crescido a cada ano. Há uma demanda para que a GCM possa multar.
link
http://noticias.r7.com/sao-paulo/com-gcm-numero-de-marronzinhos-dobra-em-sp-27082014

AGRADECIMENTOS.

Agradecemos ao COMANDANTE GERAL GILSON MENEZES, o qual recebeu o Presidente da Abraguardas CD Faria, no dia 6 de agosto, em reunião, e foi solicitado ao Comandante Menezes a possibilidade de aproveitar a questão das Ciclovias para colocar o GCM no policiamento delas com poder de autuação, ele nos disse que com a aprovação do PL 13.022 isso seria possível e indicou que iria fazer gestões para conseguir este feito o qual já era um dos objetivos de seu Comando.

Este fato é histórico, a GCM em diversas vezes requereu a atuação no transito sendo impedida sistematicamente pela PM e por influencias politicas, agora depois de 28 anos de tentativas temos esta noticia que representa uma vitória.

A questão do transito é de extrema importância não só para a educação dos maus motoristas, mas para consolidar o respeito pelo GCM, quantas vezes na frente da escola os maus motoristas, de forma intencional para afrontar o Guarda passavam por farol vermelho e o GCM só podia olhar, com sentimento de impotencia e de frustração por tal afrontamento.

O aumento de mais esta atribuição também poderá a médio prazo reverter em uma valorização na base da categoria.

Agora depende de nós sabermos utilizar esta ferramenta como sabedoria, e justiça, o GCM não deve jamais cometer abusos, ou ceder a corrupção, qualquer noticia neste aspecto irá prejudicar a todos.

Mais uma vez agradeço ao Comandante Menezes, que demonstra seriedade e determinação em suas ações.

46 comentários:

  1. Mais atribuições, para cumprir a legalidade em alguns casos se faz fácil, para cumprir outras " aposentadoria especial" existe uma dificuldade terrível, ou seja, mais atribuições e o SALÁRIO O ...... DESSE TAMAINHO !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cadê os 5%??????????????????????????????

      Excluir
    2. Os 5 por cento esta na câmara e depende da liberação da pauta por parte do Vereador Netinho, cobre dele querido amigo e da bancada do PSDB.

      Excluir
    3. A falta de comprometimento do nosso pessoal é a raiz do nosso problema salarial, enquanto a GCM for composta por pessoas que tem medo de assumir responsabilidades dificilmente teremos condições de melhorar nosso salário, como já disse, a questão do salário é o resultado de uma década de aumento de 0,1 %, e também da situação operacional da GCM, fica difícil investir em uma instituição que apresenta somente 30 por cento da sua força de trabalho na atividade fim.
      Cabe ainda observar que os que aqui posta, se escondem atras do anonimato, pois na maioria não tem muita coragem de se expor assim fica fácil criticar, por criticar.
      O transito sempre foi uma reivindicação da maioria do nosso pessoal, agora tem muita gente na GCM que não aceita ter mais atribuições, isso é normal, mas tenho certeza que temos que seguir o exemplo de outras instituições publicas que buscam mais responsabilidades e depois que as consolidam procuram melhora sua situação financeira.
      Creio que o transito irá nos ajudar a melhorar o nosso salario, mas primeiro temos que trabalhar e mostrar um bom serviço, infelizmente no serviço público é assim que as coisas funcionam.

      Excluir
  2. vai ter prolabore vcs nao estao sabendo fontes seguras do cfsu 200,00

    ResponderExcluir
  3. vamos começar a olhar p o guarda já estamos cansados de mais os`s e promessas tanto dos senhores como do sindguardas,pelo amor de DEUSfaçam algo concreto p melhorar nosso padrão e parem de ficarem vangloriando alguns q só pensam em se promover dentro da nossa instituição!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vanglorio ninguem somente creio que temos que dar a cesar o que é de cesar, conseguir o transito na minha humilde opinião, irá dar suporte para melhoria salarial, e é uma um sonho antigo de muitos guardas, agora não depende somente de nós, creio que o amigo deve refletir, sozinhos não conseguiremos nada, o jogo é politico,somente com uma representaçao politica é que iremos conseguir espaço e ter reconhecido nosso trabalho, mas os Senhores na maioria não entendem isso, reclamam e se comparam aos professores a PM e a demais categorias eles fizeram por onde elegendo seus representantes, e com eles conseguiram o retorno financeiro.
      Não entendo como pessoas inteligentes, como os Guardas não tem esta visão.
      Não são as entidades sozinhas que vão conseguir aumento para os Senhores, e sim a união politica o que não vejo, na GCM.
      Portanto minha consiencia está tranquila politicamente pedi a muitos uma ajuda nesta questão, mas somente são pedidos de favores que podem ou não serem atendidos.
      Do mais não posso fazer nada, se o Senhor quiser me eleja como prefeito que eu irei aumentar o salario do GCM para 7 mil reais, o que um agente da federal ganha. acho justo e muito razoável.
      Antes disso não me cobre o impossível não tenho a chave do cofre da prefeitura.
      Gostaria que os Senhores tivessem esta minima visão.

      Excluir
    2. Quem vive de sonhos colega , é vendedor de doces. Nós precisamos de salário urgente, a GCM-SP está desmotivada por falta de poder de compra, por que atribuições já possuímos muitas. Mais uma coisa não concordei com a resposta que o Senhor deu a um colega à cima, quando disse que ele deveria cobrar responsabilidades do vereador Netinho. Pense antes de postar comentários absurdos como esse. Pelo pouco que sei, essa função é de quem nos representa e respostas como essa nos deixa mais ainda desmotivados e desacreditados. Boa noite aos Senhores.

      Excluir
    3. Não vivo de sonhos, creio que são alguns colegas que vivem em um pesadelo.

      Salário urgente como disse deve ser resultado de uma união, e de inteligencia emocional, para ter uma simples visão, do bolo só leva uma parte quem participa da festa.
      Temos que entender que o bolo é a receita municipal e quem participa da festa são os políticos.
      Portanto a exemplo de outras instituições somente através de eleição de representantes políticos é que teremos a nossa valorização.
      Quanto ao netinho já fiz a minha parte já cobrei dele, mas como ele é um politico e a base dele não é a GCM, vc acha que ele está ai para com alguma coisa.
      Do resto qualquer posição jogando a culpa encima da nossa entidade é pura falta de visão da realidade.

      Excluir
  4. CADE MINHA APOSENTADORIA ,PELO AMOR DE DEUS, APOSENTADORIA ESPECIAL É UMA REALIDADE PARA VOCÊ QUE É POLICIAL MUNICIPAL E PREENCHE
    OS REQUISITOS PREVISTO NA LEI COMPLEMENTAR Nº 51, de 20 DE 20 DE DEZEMBRO DE 1985.
    Escrito por Ismael Santos.
    tà esperando o quê?
    LEIAM:
    Presidência da República
    Casa Civil
    Subchefia para Assuntos Jurídicos
    LEI COMPLEMENTAR Nº 144, DE 15 DE MAIO DE 2014

    Atualiza a ementa e altera o art. 1o da Lei Complementar no 51, de 20 de dezembro de 1985, que “Dispõe sobre a aposentadoria do funcionário policial, nos termos do art. 103, da Constituição Federal”, para regulamentar a aposentadoria da mulher servidora policial.
    A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei Complementar:
    Art. 1o A ementa da Lei Complementar no 51, de 20 de dezembro de 1985, passa a vigorar com a seguinte redação:
    “Dispõe sobre a aposentadoria do servidor público policial, nos termos do § 4o do art. 40 da Constituição Federal.”
    Art. 2o O art. 1o da Lei Complementar no 51, de 20 de dezembro de 1985, passa a vigorar com a seguinte redação:
    “Art. 1o O servidor público policial será aposentado:
    I - compulsoriamente, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição, aos 65 (sessenta e cinco) anos de idade, qualquer que seja a natureza dos serviços prestados;
    II - voluntariamente, com proventos integrais, independentemente da idade:
    a) após 30 (trinta) anos de contribuição, desde que conte, pelo menos, 20 (vinte) anos de exercício em cargo de natureza estritamente policial, se homem;
    b) após 25 (vinte e cinco) anos de contribuição, desde que conte, pelo menos, 15 (quinze) anos de exercício em cargo de natureza estritamente policial, se mulher.” (NR)
    Art. 3o Esta Lei Complementar entra em vigor na data de sua publicação.
    Brasília, 15 de maio de 2014; 193o da Independência e 126o da República.
    DILMA ROUSSEFF
    José Eduardo Cardozo
    Garibaldi Alves Filho
    Eleonora Menicucci de Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como já informamos, no Brasil as autoridades não cumprem a lei e somente o Judiciário pode nos socorrer.
      Como já dissemos pedimos a todos que entrem como Mandado de Segurança, já temos algumas sentenças positivas que se confirmadas no TJ logo logo teremos Guardas Aposentados.
      Obrigado.

      Excluir
  5. CD Farias bom dia, o senhor não acha que agora seria uma má hora para assumirmos o transito,pois não conseguimos nem cobrir nossos postos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A proposta não é assumir o transito e sim habilitar os guardas para lavratura de multas, então na ronda o GCM pode tambem aplicar multas aos infratores, bem como na porta da escola o GCM poderá aplicar multas aos maus motoristas que abusam do perimetro escolar, a proposta é iniciar o policiamento de bicicleta nas ciclofaixas com o poder de autuar os motoristas infratores este será o serviço inicial.
      Não é assumir o transito inicialmente mas pode num futuro próximo ser realidade.

      Excluir
  6. CHUPA OS PÃES COM MANTEIGA!!!!

    ResponderExcluir
  7. Obrigado amigo pelo comentário, pelo visto vc foi o único, comentário a comemorar, como nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que muitos colegas ficam felizes, pois multar dá mais poder, mais visão e respeito aos GCMs, mas com certeza também é mais uma atribuição entre tantas sem o devido reconhecimento financeiro, e devido a esse reconheçimento poder vir a médio prazo, e a maioria dos GCMs estarem em dificulddes financeiras à muito, fica mais uma prespectiva de valorização futura e incerta, como à anos convivemos. No mais um grande abraço a todos da Abraguardas.

      Excluir
  8. Não sei se o senhor se lembra, mas no começo da guarda nós aplicávamos multas, somente nos infratores que estacionavam seus veículos encima das calçadas, eu mesmo aplicai varias, não sei por que não deu certo.

    ResponderExcluir
  9. Agora o policiamento com bicicletas está sendo citado ! Era um belo trabalho até o Comando achar que não era necessário e mutilou a modalidade de policiamento, uniforme,manutenção das bikes, rádios comunicadores etc. Tudo comprado pelos integrantes do pelotão de ciclistas, que em Comandos passados só foi USADO politicamente, agora vêem com essa idéias absurda e ainda tem o apoio dos senhores. ABURDAMENTE ABSURDO!!!!!

    ResponderExcluir
  10. KKKKKKKKK e sempre assim pra que aumento de salario ne e so da mais serviços que vcs pensam que isso deixa o gcm mais feliz KKKKKKKKKKKKK queremos valorizaçao chega de aumento de atribuiçoes o gcm sempre foi policial mesmo antes dessa 13022 ai ser aprovada quem trabalha direto na rua sabe do que estou falando nao me venham com essa de vitoria pois vitoria e 100% de reajuste isso sim e vitoria o talao de multas e apenas consequencia CONSEQUENCIA das mudanças que estao por vir .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respeito sua opinião, mas o transito é uma reivindicação antiga da GCM, e creio que a maioria aprova.
      Mas tudo bem o que seria do vermelho se todo o mundo gostasse do azul.
      Obrigado amigo pelo seu comentário e fique com Deus.

      Excluir
  11. COM ESTE GRANDE PASSO MUITA COISA VAI MUDAR DESDE A VALORIZAÇÃO DO GCM,POIS MULTAS AJUDAM O MUNICIPIO RECOLHER MAIS $$$$ E O GCM NÃO MAIS SERÁ UM MERO EXPECTADOR NA PORTA DA ESCOLA OU DA SUA BASE ONDE MOTORISTAS E MOTOQUEIROS INFRATORES ZOMBAVAM DA PRESENÇA DO GCM.................CHUPA OS PÃES COM MANTEIGA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo sua postagem foi simples e objetivo vc tem visão e experiencia o que falta em alguns de nossos colegas.
      Valeu.
      Obrigado amigo pelo seu comentário e fique com DEUS.

      Excluir
  12. Como o guarda vive de ilusão, o dinheiro arrecadado com multas vai ser usado para compra de equipamentos para o trabalho, ou desviado não para valorização salarial.
    Nós só vamos trabalhar mais e ganhar a mesma porcaria. ( VITORIAAAAA!!!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respeito sua opinião, mas creio sim em uma valorização, é uma forma de demonstramos que somos uteis a maquina administrativa.
      Mas se vc está a ser o profeta das mazelas e dos males, pode continuar assim, é sua opção.

      Excluir
    2. EM RESUMO FUTURAMENTE A CATEGORIA E SINDICATO VAI TER O PODE DE JOGAR NA CARA DO PREFEITO QUE A GCM NÃO SOMENTE TRABALHA EM PROL DA SOCIEDADE BEM COMO ARRECADA $$$$$$$,INFELIZMENTE TEM GENTE QUE PENSA PEQUENO E SEMPRE VAI SER PEQUENO NA VIDA.
      CHUPA OS PAPAMIKES

      Excluir
  13. e mais uma vez se faz ilusão,então é com as multas que a prefeitura vai ter dinheiro para pagar salario digno para os guardas kkkkkk meu isso é brincadeira que fazem conosco mesmo então tudo que a gcm fez até hoje não angariu fundos para a prefeitura então vamos lá lembrar um pouco de 1996 a 1998 que acabamos com a mafia de transportes publicos que não pagavam impostos que depois os ladroens tiveram comprar micro onibus e pagar impostos até hoje e depois com os comercios ambulantes na area da 25 de março que os propietarios de lojam pagavam seus impostos e contratavam gente para trabalhar,é minha querida guardas civis é poriço que continuamos,com a mesma cabeça que entramos o pouco com deus é muito né que vergonha em

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Maluf foi o prefeito que mais valorizou a GCM.
      O achatamento da questão salarial foi resultado de 10 anos de kassab/serra, de aumentos de 0,1 %.
      Bem como as questões acima, apesar de ganho indireto, não foram aferidas e o transito representa receita direta.
      Respeito sua opinião, mas discordo com ela, o futuro a Deus pertence e não tem com acharmos isso ou aquilo agora se o Senhor torçe para que esta ação não reverta em melhora salarial, respeito mas não entendo.
      Obrigado pelo seu comentário e fique com Deus.

      Excluir
  14. Não sou profeta de males e mazelas como o Sr diz, sou realista a prefeitura nos enrola e nós aceitamos calado, agente de apoio tb não da lucro para a prefeitura e eles tiveram 70% de aumento e nós somos sempre tratados como um bando de manés.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente vc tem razão quando diz que a prefeitura nos enrolou, a questão dos agentes de apoio foi bem pontuada, por vc, quando houve o aumento deles em 2013, tinhamos outro quadro politico, poderiamos sim ter embarcado neste aumento, mas a entidade de classe representativa não observou isso a epoca e deixou passar com a promessa do plano de carreira, não digo que o plano é necessário, mas creio que a valorizaçao salarial seria em primeiro lugar.
      Mas agora não adianta chorar o leite derramado temos que nos unir para coseguir reverter este quadro de baixos salarios, e creio que o transito irá nos ajudar nesta questão.

      Obrigado amigo e me desculpe mas é que fico meio chateado, sei das dificuldades e o quanto todos nós estamos revoltados com esta situação, mas pessimismo é diferente de realismo, de verdade creio e aposto que todos nós unidos poderemos chegar até o final desta gestão como o problema salarial melhorado.

      Excluir
    2. Uma entidade de classe que deixa passar um aumento na faixa de 40% pra cima deve receber um Impeachmente, alguém deve procurar saber por que não observaram isso.

      Excluir
  15. bem colega,para aqueles que nao sabem,a cet e uma autarquia,logo as multas que eles fazem e arrecadam voltam em 60% para eles,como salarios....os outros 40% sao divididos entre a secretaria de transportes e prefeitura....O Cptrans,por sua vez,tem retorno de 30% das multas aplicadas voltadas para eles,para compra de vtrs,aluguel das companias,compra de fardamentos e equipamentos.....logo imagino eu,quem sabe nao poderemos ter tambem esses "beneficios"!!!!!!uma vez que os tecnicos de sempla/fgv disseram nas reunioes,que a GCM nao dava lucro para a prefeitura......Ora colegas pensem com a razao,sabemos das dificuldades que passamos ou estamos passando,mas vejam lá na frente....se quizermos cobrar salarios mais dignos,mais reconhecimento,temos que ter e mostrar resultados.....

    ResponderExcluir
  16. Quero salario, meu Deus sem dinheiro e mais trabalho tao me obrigando a baixar, governo demagogo, de promessas, voto de confiança seria aumento no retp já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc que o salário está muito ruim, mas vejo nesta questão do transito uma oportunidade de melhora, respeito sua opinião e compreendo sua indignação.

      Excluir
  17. de novo ehh novas mentiras como pode até mascarar a entrega de uniformes na inspetoria que trabalho deram para no maximo 20% dos gcms e droga é esta que vc tem que trazer lucro para a prefeitura aonde a segurança do municipio e estado tem que pagar,pelo amor de deus isto é se esse bando acredita em alguma coisa vamos fazer certo chega de mentiras,então veja só quando a guarda civil acabou com a mafia dos transportes clandestinos cade o dinheiro que retornou para a gcm param com isso gente então é esta prefeitura que ja se fazem 28 anos que me deve para mim e para todos eu sinceramente cd me desculpa mais certas coisas que são mentirosas eu particularmente nem colocava neste site grato

    ResponderExcluir
  18. Bom se são mentiras vocês é que tem que dar subsídios, pois estou afastado.
    peço que informe através do email abraguardas@gmail.com que não iremos divulgar a fonte, e sim cobrar o que foi dito pelo nosso Comando o qual a principio não tenho dados fidedignos para questionar o que nos foi informado.

    ResponderExcluir
  19. o que o colega citou acima e verdade pois selecionaram 20 % do efetivo e pagaram uniforme na ir que estou lotado tb aconteceu isso acredito que todas tb

    ResponderExcluir
  20. bem....vejo que todos reclamamos dos baixos salarios,falta de fardamento,condiçoes de trabalho e afins......mas vejo a demoagogia de muitos!!!!!esta semana coloquei aqui neste espaço,que no dia 29/08(sexta dia do pagamento),que os gcms que pudessem e as familias fossem com contas e panelas,para fazer um panelaço na frente da prefeitura!!!e o que aconteceu?????NADA!!!!!se for esperar o sindicato,entao estamos fu.......e mal pagos!!!!!!se vc quer reconhecimento por ter um salario baixo,nao espere que aquele que come na mesa do senhor,va falar dos seus problemas(sim,pois ele vai estar querendo e saber do lado dele,o seu lado que se fo..)ninguem reclama do salario do bico nao é???ninguem faz greve no bico????AGORA ESPERAR QUE OS OUTROS FAÇAM A SUA PARTE,AO INVES DE SO RECLAMAR ENQUANTO ESTA NO BICO E MUITO COMODO,VC NAO PRECISA DE SINDICATO,ENTIDADE,PARTIDO POLITICO,TIME DE FUTEBOL PRA RECLAMAR QUE GANHA MAL,SIMPLISMENTE ENTRE EM CONTATO COM SEUS COLEGAS E FAÇAMOS UMA GREVE ENTAO!!!!!!ficar simplismente reclamando aqui nao vai resolver nada,QUERO VER QUEM VAI TER CORAGEM DE FAZER GREVE.......ja chamei esta semana que se passou!!!!!!

    ResponderExcluir
  21. Ainda bem que se afastou Delta, cuide de sua saúde , mestre.

    ResponderExcluir
  22. Dois GCMs baleados....em estado grave....colegas com quem trabalhei....e a porr...do site dao sindguardas não pões uma só nota...alias, os colegas que se foram ultimamente no site dessa porc....não há uma só nota...nada.....impechemnt pra esses caras, passou da hora..recusaram aumento de 40% pra cima, por um plano de carreira que só os beneficiam....passou da hora..Abraguardas, levante essa bandeira, pois os Srs. ficaram de fora de toda bnegociação da restruturação, e somemnte no fim, quando o sindguardas estava sendo criticado por todos, abriram espaço para os Srs...e para outras asossiações...conversa pra boi dormir...é hora da Abraguardas, CD Farias, e das Assossiações CD Matos, GCM Evasristo, etc..tomarem as redias da parada! ou são políticos...tomem atitudes aafinal, o sindiguardas deixou todos nós GCMs e os Srs., fora de qualquer negociação, fez questão de expor que ele era o principal representante, e depois pediu socoorro aos srs, que abraçaram a ídeia e ficam calados.....Impechemnte, vamos levantar essa bandeira pois à mais de 3 semanas o site desse sindicato não posta nada a não seer o que lhe convém...só otário pra acreditar..

    ResponderExcluir
  23. Os aprovados no concurso feito em dezembro de 2013 serão todos chamados?
    Pq até agora nada né.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os concursados estão sendo chamados. A demora em parte se deve à necessidade do curso de formação. O CFSU não tem capacidade para formar todos de uma vez. Até agora, que eu saiba, só foram chamados os 500 primeiros colocados no concurso.

      Excluir
    2. previsao para formar as turmas 55,56,57 e outubro.....

      Excluir
  24. PEÇO AOS AMIGOS GCM MUITO CUIDADO EM VOTAR NA Sra MARINA SILVA,ELA É BEM ALIADA DO PSDB E PMDB AMBOS PARTIDOS ADORADORES DOS INTERESSES DAS PM´S

    ResponderExcluir